2º
Trimestre/2018
Texto Base:
1Samuel 31:1-6
"O ladrão
não vem senão a roubar, a matar e o destruir; eu vim paro que tenham vida e a
tenham com abundância" (João 10:10).
INTRODUÇÃO
Após termos abordado a questão da Pena de
Morte e a Eutanásia, analisaremos desta vez outra questão ética que diz
respeito ao dom divino da vida: o Suicídio. O termo suicídio origina-se do latim
sui (a si mesmo) e caedere (cortar, matar). Assim, o
suicídio é o desejo e o ato de assassinar a si mesmo. Em situação de conflito
interior, pessoas se desesperam e tiram a própria vida no mundo todo. O
suicídio é o ato voluntário e intencional de matar a si mesmo, é auto-homicídio,
é o último e irreversível estágio da autodestruição, é a violência fatal contra
si para por fim a uma dor maior do que a vontade de viver; outras vezes, é um
golpe final em si mesmo para punir a outrem. O suicídio é o naufrágio da
esperança, a falência dos sonhos, o fim da linha, o fundo do poço, o desespero
de não enxergar a luz da esperança no fim do túnel. O suicídio é um grave
pecado, e o adversário de nossas almas é o maior interessado nesta prática,
pois o seu maior desejo é levar com ele o maior número de pessoas à perdição
eterna.
A vida é um presente de Deus, e nossa vida não
nos pertence (1Co.6:19,20). Mesmo que a morte possa parecer muito atraente, ela
não deve ser buscada. Mesmo que ela nos pareça a única porta de saída para as
avassaladoras tormentas da alma, não devemos nos submeter de forma fatal a ela.
Não somos donos da vida, somos mordomos dela. A vida nos é cedida para que
cuidemos dela e a usemos para servir aos outros, e não a nós mesmos. Só Deus é
o autor da vida e apenas Ele tem o direito de tirá-la (1Sm.2:6).
I. O SUICÍDIO NAS ESCRITURAS E NO MUNDO
As Escrituras Sagradas registram seis casos de
suicídio e dois casos não consumados: cinco no Antigo Testamento e um no Novo
Testamento. A causa principal dos suicídios relatados foi o fracasso
espiritual.
A vida não consiste apenas do breve percurso entre
o berço e a sepultura. Há uma dimensão transcendental na vida. O suicídio,
portanto, é uma prática equivocada acerca da natureza da vida, da morte, do
tempo e da eternidade. Nossa vida não se limita apenas a este mundo. O sepulcro
frio não é o nosso destino final. Nossa existência não se finda com a morte. O
maior bandeirante do cristianismo, o apóstolo Paulo, disse que se a nossa
esperança se limitar apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os
homens (1Co.15:19).
A crença de que somos apenas matéria, e de que
tudo em nossa vida não passa de reações químicas, leva-nos ao desespero. A
compreensão de que não existe vida depois da morte, e de que a morte tem o
poder de por fim à existência carimbada pelo sofrimento, tem levado muitos
indivíduos a saltar no abismo do suicídio em busca de um alivio ilusório. Na
verdade, a morte não põe um ponto final na existência (cf. Lc.16:22,23). Do
outro lado da sepultura, há uma eternidade de gozo ou sofrimento, de
bem-aventurança ou tormento. Saltar no poço sombrio do sofrimento pode ser uma
viagem sem retorno rumo ao tormento infinitamente maior que aquele que o gerou,
não em direção ao alívio nem mesmo ao desconhecido. Depois da morte, vem o
juízo (cf. Hb.9:27). Depois da morte, há dois destinos eternos: céu ou inferno.
Podemos descrer ou negar isso, mas não invalidar essa verdade.
1. No Antigo Testamento. No Antigo Testamento, cinco homens cometeram suicídio. Vejamos quem são
eles.
a) Sansão, juiz de Israel. Esse jovem foi um herói nacional. Nasceu por um milagre de Deus para
uma missão especial: ser libertador de seu povo. Ele tinha uma força
descomunal. Ninguém conseguia vencê-lo num confronto pessoal. Certa feita, num
combate, ele matou mil filisteus apenas com uma queixada de jumento. Todavia,
Sansão tinha uma fraqueza: ele não dominava os próprios impulsos. O sexo era sua
área vulnerável. Ele tinha a capacidade de envolver-se em relacionamentos
perigosos. E foi num desses relacionamentos que ele caiu. Sansão quebrou todos
os seus votos de consagração a Deus. Vencido pela insistência de Dalila, ele
abriu seu coração para ela, e os filisteus cortaram seu cabelo, onde residia a
sua força. Esse gigante tornou-se fraco e sem forças. Seus olhos foram vazados,
sua honra foi aviltada, e ele, para vingar-se dos filisteus, derrubou o templo
de Dagon, perecendo com seus inimigos (cf. Jz.16:4-29). Apesar do suicídio, ele
aparece no rol dos heróis da fé de Hebreus, capítulo 11. Alguns interpretam que
sua ação foi um sacrifício de guerra, não um suicídio deliberado e egoísta; por
isso, ele aparece como um herói da fé (Hb.11:32-34).
b) Saul, primeiro rei de Israel, e o seu escudeiro. Esse rei começou bem, mas foi,
paulatinamente, afastando-se de Deus enveredando-se por atalhos perigosos. Ele
desobedeceu às ordens de Deus sem jamais demonstrar arrependimento. Exortado
várias vezes pelo profeta Samuel, endureceu ainda mais sua cerviz. Saul chegou
a ponto de tornar-se possesso por espirito maligno. A sede de poder corrompeu
sua alma, e ele tornou-se um déspota sanguinário. No auge de seu desespero, em
vez de arrepender-se e voltar-se para Deus, buscou uma feiticeira, a médium de En-dor (1Sm.28.1-19; 31:1-4). Saul sabia
que, ao consultar uma feiticeira, estava agindo contra a vontade de Deus; ele
sabia que estava consultando demônios. No seu orgulho deve ter falado assim:
"Se Deus não me ouve nem me responde, então procuro o Diabo". De
fato, ainda há pessoas assim em nossos dias. Existem pessoas que odeiam a Deus
e amam o Diabo, que desobedecem a Deus conscientemente e obedecem ao Diabo.
Existem até "igrejas" que adoram o Diabo.
Saul, longe de encontrar ajuda, recebeu sua
própria sentença de morte. Encurralado pelo exercito filisteu, sem capacidade
de resistência, jogou-se contra sua própria espada, e seu escudeiro também fez
o mesmo (1Sm.31:4-6). Saul ceifou sua vida porque deixou de buscar a Deus. Ele
fugiu de Deus para a morte, em vez de fugir da morte para Deus.
c) Aitofel, conselheiro de Absalão e inimigo de Davi (cf.2Sm.16:20,21;
17:1). Aitofel traiu Davi,
numa péssima opção política. Seguiu a conspiração de Absalão e viu sua causa
fracassada. Seu caráter traidor o levou ao desespero. Enforcou-se ao ver que
seu conselho fora rejeitado (2Sm.17:14,23).
“Então disse Absalão e todos os homens de
Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o conselho de Aitofel
(porém assim o SENHOR o ordenara, para aniquilar o bom conselho de Aitofel,
para que o SENHOR trouxesse o mal sobre Absalão); vendo, pois, Aitofel que se
não tinha seguido o seu conselho, albardou o jumento e levantou-se, e foi para
sua casa e para a sua cidade, e pôs em ordem a sua casa, e se enforcou: e
morreu”.
d) Zinri, rei de Israel. Após o golpe de Estado que o levou ao poder, foi abandonado pelo povo
que preferiu apoiar Onri. Sitiado, desprestigiado, incendiou o palácio e
suicidou-se.
"Vendo Zinri que a cidade era tomada,
foi-se ao castelo da casa do rei e o queimou sobre si, e morreu, por causa dos
seus pecados que cometera"
(1Rs.16:18,19).
Esta
triste história do rei de Israel comprova que existe uma nítida relação entre
suicídio e pecado. Pecados não confessados podem levar o homem ao desespero
emocional.
Todos esses homens mencionados, motivados pelo
orgulho, escolheram a morte em lugar de confiarem em Deus, exceto Sansão cuja
morte é considerada um caso de heroísmo e não de covardia; pode-se dizer que
Sansão morreu em combate.
2. No Novo Testamento. O Novo Testamento registra um caso de suicídio consumado e dois não
consumados.
a) Judas Iscariotes. A despeito de ser apóstolo de Jesus, era ladrão (João 12:6). Traiu Jesus
por trinta moedas de prata. Vendeu seu Mestre. Em vez de arrepender-se e
vomitar o veneno, engoliu o veneno e enforcou-se.
“Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora
condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos
sacerdotes e aos anciãos, dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles,
porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo
as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar” (Mt.27:3-5).
Lucas
intensifica ainda mais a tragédia: "precipitando-se,
rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram" (At.1:18).
Este triste episódio mostra a relação entre
fracasso espiritual, pecado não perdoado e suicídio por desespero. Isto nos faz
refletir que o suicídio é sempre opção que vem diretamente das entranhas de
Satanás para a mente do suicida; o suicídio de Judas Iscariotes é icástico,
pois representa adequadamente uma ideia, uma ideia maligna; a Bíblia diz que o Diabo
entrou nele (Lc.22:3). Ora, se o Diabo entrou em Judas, então ele tinha que
fazer o seu principal trabalho: matar. A Bíblia diz que o Diabo é homicida
desde o princípio (João 8:44).
b) Fatos não consumados. Primeiro, quando Satanás convidou Jesus para um salto suicida
(Mateus cap.4). Segundo, o carcereiro de Filipos; prestes a se suicidar,
Paulo disse ao carcereiro: “Não te faças nenhum mal” (Atos 16:28). Foi salvo
por um triz.
O cristão autêntico, que teme a Deus, não
comete suicídio, mesmo nos momentos mais cruentos de sua vida. Jó, Moisés,
Elias e Jonas pediram a Deus para morrer, mas nunca intentaram contra sua vida.
O apóstolo Paulo, mesmo preso numa masmorra romana, sombria e insalubre, na antessala
do martírio, não perdeu a alegria nem capitulou diante do desespero. A vida é
um dom de Deus. Jesus veio para dar vida e vida em abundância, enquanto o diabo
veio para roubar, matar e destruir (João 10:10). Só Deus dá a vida e apenas Ele
tem autoridade para tirar a vida. O suicídio é uma usurpação dessa prerrogativa
divina.
3. O suicídio no mundo. São múltiplas as formas e os motivos que levam homens e mulheres, e até
crianças a praticar o suicídio. No mundo em que vivemos, esse modo de
autodestruição adquiriu dimensões trágicas. As Estatísticas mostram que o
índice de pessoas que se suicidam vem crescendo assustadoramente, inclusive no
orbe evangélico. É um grande engano pensar que aqueles que creem em Deus não
tenham seus momentos de desespero, a ponto de flertar com a própria morte. Homens
de grande fé como Moisés, Jó, Elias e Jonas pediram para morrer; o apóstolo
Paulo, homem poderoso na fé, resiliente, em algum momento de sua jornada quis
desistir da vida; ele mesmo afirmou, em 2Corintios 1:8: “Porque não queremos,
irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos
sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da
vida desesperamos”. Entretanto, esses homens não deram cabo de sua vida de
forma deliberada e irresponsável; eles confiaram piamente em Deus, por isso,
foram grandemente honrados.
Infelizmente, muitos que professam a fé cristã
têm tirado a sua própria vida. Não é de hoje que o suicídio tem sido um fato
que perpassa a realidade de muitas igrejas locais. São membros que,
infelizmente, dão cabo da própria vida; são pastores experimentados no ministério
que, não suportando o sofrimento, põe fim a própria existência, como aconteceu
no Brasil e nos Estados Unidos da América no ano de 2017. Muitas são as causas
que levam uma pessoa ao suicídio, e atingem a todos, indiscriminadamente.
Na maioria dos casos de suicídio, os que
buscam a morte voluntária encontram-se na faixa de 15 a 44 anos, pertencem à
classe média, são universitários e profissionais. Segundo o Rev. Hernandes Dias
Lopes, em seu livro “Suicídio”, a cada ano, aproximadamente, um milhão de pessoas
morre no mundo pelo suicídio. A cada quarenta segundos, pelo menos, uma pessoa
tira a sua própria vida. Esse número supera a soma daqueles que morrem a cada
ano vitimados pela guerra e pelo homicídio. No Japão, o índice de suicídio
entre os jovens é o mais alto do mundo. A razão disso é a alta exigência da
família e a cobrança da sociedade a respeito do desempenho nos estudos e na
vida profissional. A impessoalidade crescente das relações, a coisificação do
outro e de si próprio, a competição e o consumismo, acrescido ainda da perda do
sentido da própria vida, conduzem o individuo à solidão causada por um
desenvolvimento atrofiado, cuja expressão máxima seria o suicídio. Desse modo,
quando o individuo pratica o suicídio, na verdade, ele conclui um processo que
já se desencadeara havia muito tempo.
O suicídio é um dos maiores problemas de saúde
pública do mundo, liderando a causa de morte entre adolescentes e jovens
adultos. Embora, tradicionalmente, o índice de suicídio tenha sido maior entre
homens da terceira idade, o índice entre jovens tem aumentado explosivamente, a
ponto de eles serem agora o grupo de maior risco em um terço dos países do
mundo.
Na maioria dos países desenvolvidos, o
suicídio é a primeira causa de morte não natural. Desde 2015, as autoridades
iniciaram o movimento "setembro amarelo", que é estimulado pela
Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP). O movimento
consiste em sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.
O suicida, com frequência, tem uma visão
curta, inadequada e equivocada da vida. A vida é mais do que viver; a morte é
mais do que morrer. A morte não é o fim. A morte não é o ponto final da
existência. Há uma eternidade. Há um juízo (Hb.9:27). Há uma prestação de
contas (Lc.16:1).
O segredo para que a pessoa não desanime é
confiar em Deus e esperar nEle. Não devemos, jamais, olhar para as
circunstâncias, para as dificuldades que nos cercam, mas olhar para Jesus, que
é a solução para tudo (Hb.12:1-3). Assim fazendo, jamais nos desanimaremos e
desejaremos a morte para nós, mas confiaremos no Senhor e seguiremos vivendo
com alegria, sabendo que, para nós, o morrer é ganho e o viver é Cristo
(Fp.1:21); aliás, a epístola de Paulo aos Filipenses é um exemplo de uma vida
em Cristo, pois, Paulo, apesar de preso, na antessala do martírio, é o primeiro
a despertar o ânimo e o gozo aos crentes que estavam em Filipos.
A Bíblia manda lançar todas as ansiedades
sobre o Senhor e não na morte (1João 1:7; 1Pd.5:7). A Palavra de Deus nos
incentiva a exercitar a fé, colocando sobre Deus os nossos cuidados, ansiedades
e sofrimentos. Cabe à Igreja ser o arauto do evangelho da vida, defendendo este
dom precioso dado por Deus, que é a vida, vida esta que só Deus dar e que só
Ele pode tirar.
II. TIPOS DE SUICÍDIOS
Hoje, observa-se com facilidade as mudanças
repentinas e radicais que nosso mundo está sofrendo, desestabilizando as
pessoas e levando-as à paranoia e ao suicídio. Vivemos hoje a impessoalidade
das grandes cidades. Igrejas eletrônicas e novelas de televisão fornecem cada
vez mais às pessoas comunidades ilusórias que não as podem acolher. Um aparelho
de televisão não pode nunca lhe dar um abraço. A moderna tecnologia, a
desumanização, a construção de muros, em vez de pontes, tem criado um campo
fértil para o suicídio. Sociólogos concluíram que o suicídio acontece pela
falta de integração na sociedade religiosa, na sociedade doméstica e familiar e
na sociedade política.
1. Tipos de Suicídio. O Rev. Hernandes Dias Lopes, cita, em seu livro “Suicídio”, três tipos
de suicídio: o egoísta; o altruísta e; o anômico, ou seja, o sem lei.
a) O Suicídio egoísta. O suicídio egoísta é resultado da desintegração dos laços sociais. A
desintegração de qualquer sociedade lança os indivíduos cada vez mais sobre si
mesmos, tornando-os mais inclinados a orientar a sua conduta por meio de
critérios particulares. Essa perda de vínculos empurra as pessoas para uma
solidão existencial, em que elas perdem o significado da própria vida.
b) O Suicídio altruísta. É o suicídio nos interesses da sociedade, às vezes, sob a coerção da
sociedade. Nas tribos primitivas, os idosos que não são mais úteis e, às vezes,
também as viúvas, jejuam até morrer ou se matam. Os discípulos de um grande
líder podem tirar a própria vida quando o líder morre.
c) O Suicídio anômico. Este tipo há uma estreita relação com as crises econômicas. O suicídio
ocorre por causa de uma desorientação, ou choque, que uma pessoa sofre por uma abrupta
mudança em sua vida que lhe exige uma nova forma de conduta; por exemplo, uma
falência financeira ou uma doença que o prostra na cama.
No Japão, as autoridades japonesas estão alarmadas
com o aumento vertiginoso de determinados tipos de suicídios, como os chamados
"pactos de morte" pela internet, em que várias pessoas planejam uma
morte conjunta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indicou que o Japão é o
país com o maior número anual de suicídios, com 24,1 casos para cada 100 mil pessoas.
As razões são as mais variadas: competição nas escolas e nas universidades,
dificuldades para achar trabalho e pressão de uma sociedade rigorosa. Vivemos
num mundo competitivo e draconiano. Os fracos são engolidos pelos mais fortes.
A cobrança é esmagadora, mas nem todos têm a mesma estrutura para suportar as
pressões da vida contemporânea. Hoje vivemos a pressão dos estudos, do
vestibular, do trabalho, do casamento, do sucesso.
2. Principais
causas de Suicídio. Existem inúmeras causas;
enumeramos somente algumas.
a) Depressão. É
a doença mais cruel do século 21. A depressão é uma doença, não uma escolha de
vida. A depressão pode até ser consequência de um pecado específico, mas não
pode ser limitada a isso. A depressão é, certamente, a doença que provoca o
mais agudo sofrimento. A depressão é resultado de um acúmulo no corpo ou na
alma; é como se o lixo se acumulasse aos poucos e você, assim, começa a sentir
o peso dos detritos que carrega. Em ambos os casos ela precisa de tratamento. Mas,
nem todas as pessoas têm o mesmo sucesso no tratamento da depressão que o
profeta Elias teve. Há muitos que naufragam e são arrastados pelas torrentes
impetuosas dessa doença do século.
b) Distúrbios psicológicos. Uma pessoa pode chegar a um estado tal de descontrole e de distúrbio
psicológico que chega a perder a capacidade de refletir com lucidez. A mente
fica embotada, e as emoções confusas. Então, a perspectiva da vida torna-se um
cenário cinzento. Esses distúrbios podem ter causas genéticas ou
circunstanciais. De qualquer forma, no pico da crise, a pessoa que sofre essa
espécie de distúrbio enxerga a vida com desesperança, e não vê nenhuma saída
para o seu sofrimento senão pela porta do suicídio.
c) Desilusão nos relacionamentos. Muitos suicídios são passionais. Eles acontecem como um resultado direto
de relacionamentos rompidos. Os sentimentos de perda, de desvalorização, de desprezo,
de rejeição e de abandono levam as vítimas desse infortúnio a se desgostarem
com a própria vida, perdendo, assim, o desejo de recomeçar a vida ou de investir
em outra relação. Normalmente, essa relação rompida é marcada por ciúmes,
descontrole emocional e muita insegurança. A pessoa é prisioneira de um
sentimento doentio, pois deixa de focar o sentido da vida em Deus e no amor-próprio,
e a outra pessoa passa a ser o centro. Porém, quando esse chão escorregadio
foge dos pés, desespera-se com a vida a ponto de não enxergar outra solução a não
ser a morte.
d) Perdas financeiras. Muitas pessoas desesperam-se ao cair no opróbrio da perda súbita dos
bens. Acostumadas ao conforto, à fartura, não se sentem encorajadas para recomeçar
a vida, pisando o duro solo da pobreza. Todavia, o suicídio acontece mais entre
os ricos do que entre os pobres; acontece mais entre aqueles que perdem os bens
que entre aqueles que nunca os tiveram. A dor da perda é maior que a dor de
nunca ter tido. Poucas pessoas dão cabo da própria vida por causa da pobreza em
que sempre viveram, mas muitos sucumbem diante da alteração brusca do status
social. A mulher de Jó, acostumada à riqueza, ao ver o marido amargando um avassalador
infortúnio, aconselhou-o a amaldiçoar a Deus e morrer; para ela, o suicídio era
um destino mais digno e mais desejável que o sofrimento.
e) Drogas e alcoolismo. Muitas pessoas tentam escapar das garras da depressão, da falta de
significado, do medo e da insegurança, no álcool. Bebem para esquecer, para
lembrar, para afogar as mágoas. Bebem para fugir da realidade ou para
enfrentá-la. Bebem por gosto ou por desgosto. Bebem para ter coragem de enfrentar
a vida como ela é ou fugir da sua carranca.
Quanto
as drogas, milhões de jovens que um dia sonharam com a vida e foram o alvo do
sonho de seus pais tiveram a vida ceifada precocemente pelas drogas. As drogas
matam mais que as guerras; elas são as maiores assassinas de nossa juventude.
Prometendo viagens psicodélicas e êxtases arrebatadores, as drogas acabam
acorrentando suas vítimas com grossas correntes de opressão. Jovens morrem,
matam e suicidam-se todos os dias e tombam vencidos nesse campo inglório.
f) Pressão da vida moderna. Os grandes centros urbanos crescem explosivamente. Grandes levas de
pessoas, sem moradia, sem emprego e sem sustento, chegam às grandes cidades todos
os dias. Os bolsões de miséria se multiplicam nas periferias dos grandes
centros urbanos. Além disso, há problemas como poluição, dificuldades de
transporte, estresse, solidão, violência e condições desumanizadoras de vida.
Essa pressão desemboca em desespero, e este empurra muitos para o suicídio.
Entretanto, o suicídio não é apenas um produto da miséria, mas, muitas vezes, e
acima de tudo, do luxo. Os ricos se matam proporcionalmente mais que os pobres.
As pessoas cultas se matam proporcionalmente mais que as iletradas. Nos países
ricos, o índice de suicídio é maior que nos países pobres. O conhecimento e o
dinheiro não são fortes o suficiente para livrar o homem do desespero.
g) Homossexualismo. Um dos maiores índices de suicídio está entre os homossexuais. Acontecem
três vezes mais suicídios entre os homossexuais do que entre os heterossexuais.
Um estudo que durou 21 anos, realizado na Nova Zelândia, mostrou que as pessoas
que se identificavam como gays, lésbicas ou bissexuais tinham um maior risco de
sofrer depressão severa, ansiedade, disfunção de conduta, dependência de
nicotina e tentativas de suicídio. O homossexual é um ser em conflito consigo
mesmo, com sua mente, seu corpo e sua alma.
h) Opressão e Possessão demoníaca. O diabo e seus demônios existem; eles não são figuras lendárias; eles
são espíritos que atuam nos filhos da desobediência; eles não dormem, não
descansam, nem tiram férias; eles agem diuturnamente, sem trégua e sem pausa,
colocando armadilhas em nosso caminho e traçando estratagemas para nos apanhar.
A opressão é um ataque de fora para
dentro, de tal forma que a pessoa se sente encurralada pelos espíritos malignos
e se torna um escravo deles. As vítimas da opressão vivem com medo dos demônios
e à mercê deles.
A possessão é um estágio mais
avançado nessa ação maligna. É quando um espírito mau, ou mesmo uma legião de
demônios, entra na vida de uma pessoa e assume o controle da sua personalidade.
Então, essa pessoa perde o controle de sua fala, de seus gestos e de seus atos.
Como esses espíritos malignos são destruidores, eles induzem essas pessoas a
tirar a própria vida.
i) Altruísmo patriótico. Algumas pessoas ceifam a própria vida por amor à nação. Para poupar
outros, entregam a própria vida. Esse tipo de suicídio pode ser chamado também
de martírio ou auto-sacrifício.
No dia 11 de setembro de 2001, os passageiros do avião da United Airlines, que caiu na Pensilvânia, entraram
em combate com os terroristas que haviam tomado e dominado o avião e se
dispuseram a morrer para que aquele aparelho não fosse jogado contra a Casa
Branca. Por amor aos outros, eles entraram em luta corporal contra os
terroristas, impedindo, assim, que aquele voo da morte atingisse o seu nefando intento.
Um dos capítulos
mais emocionantes da diáspora judia do ano 70 d.C. foi a fuga dos judeus para a
fortaleza de Massada, às margens do mar Morto. Mais de três mil judeus
escaparam e fugiram para essa fortaleza construída pelo rei Herodes. Do alto
daquele monte, esses bravos judeus resistiram aos romanos a pedradas. Depois de
vários meses de cerco, ao perceber que os romanos invadiriam a fortaleza por
meio de uma rampa, tomaram a decisão de se matar coletivamente, considerando
esse ato mais digno que o de entregarem suas famílias para que fossem abusadas,
torturadas e mortas pelo inimigo.
Outro exemplo vívido do suicídio
patriótico é o caso dos pilotos japoneses chamados camicases. Esses pilotos,
por amor ao Japão, faziam voos para a morte com aviões cheios de bombas, cujos
alvos eram os inimigos de sua pátria.
j) Radicalismo religioso. A religião pode ser um entorpecente mortífero. Ela pode envenenar as
pessoas de ódio ou confundi-las com mentiras perigosas.
O líder religioso Jim Jones levou 912 pessoas ao suicídio coletivo em Jamestown, na Guiana, em 1978,
induzindo-as a ingerir uma substância venenosa. Centenas de pessoas, enganadas
por promessas mentirosas, tomaram veneno como se estivessem entrando numa nave
espacial rumo à felicidade eterna.
O radicalismo religioso dos muçulmanos levou pilotos a sequestrarem aviões no dia 11 de setembro de 2001 para
transformá-los em mísseis mortais arremetidos contra as torres gêmeas do World
Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. Ainda hoje, o mundo
fica estarrecido com as facções radicais do islamismo, quando homens-bomba se
explodem em mercados, praças, mesquitas e restaurantes, espalhando a morte e o
terror. Esses loucos da cegueira espiritual suicidam e matam pensando receber
uma recompensa na eternidade, um harém com muitas virgens, fruto da ideologia islâmica.
O
suicídio não é a solução que o homem angustiado busca na hora da dor. Via de
regra, ele é um ato de incredulidade, é fechar com as próprias mãos a porta da
providência. Não há poço tão profundo que a graça de Deus não possa alcançar.
Aonde o pecado estaciona, a graça de Deus avança. Quando o homem chega ao fim
da linha, Deus pode lhe abrir um caminho espaçoso de livramento. Quando
pensamos que não tem mais jeito para nós, com Deus ainda tem jeito. Quando as
coisas estão perdidas, com Deus elas ainda não estão perdidas. O mesmo Deus que
chama à existência as coisas que não existem, que faz brotar água da rocha, que
abre fontes no deserto, que abre os olhos aos cecos, solta a língua dos mudos,
abre o ouvido dos surdos, levanta os prostrados e faz a mulher estéril ser
alegre mãe de filhos é também Aquele que restaura a alma do aflito, dá sabor à
vida daquele que só consegue sentir o gosto da morte.
III. O POSICIONAMENTO CRISTÃO PARA O SUICÍDIO
Para o cristão, com fulcro na Bíblia
Sagrada, o Suicídio é improcedente. É uma prática que tem sido estimulada e incentivada na
atualidade, mas que se constitui em grave transgressão aos preceitos da Palavra
de Deus. Os argumentos teológicos e os argumentos éticos do cristão são
desfavoráveis à prática do suicídio por afrontar a soberania divina.
1. O posicionamento teológico. O suicídio está em desacordo com a
vontade de Deus por três motivos (Adaptado do livro “O Suicido”, de Hernandes
Dias Lopes):
a) O suicídio é um gesto de incredulidade. O suicida deixa de
crer que Deus pode nos socorrer em toda e qualquer situação. A mulher de Jó, ao
vê-lo nas cinzas, revoltada contra Deus, aconselhou seu marido que se matasse:
“Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus
e morre” (Jó 2:9). Mas ele respondeu: “Como fala qualquer doida, assim falas tu...”
(Jó 2:10). Não há poço tão profundo que a graça de Deus não possa alcançar. Não
há túnel tão sombrio que a luz não o ilumine. Com Deus, quando tudo parece
perdido, ainda há uma saída. Não há impossível para Deus. Ele pode todas as
coisas. O salmista descreve isto de forma poético: “que faz justiça aos
oprimidos; que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados; o SENHOR
abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos;
o SENHOR guarda os estrangeiros; ampara o órfão e a viúva, mas transtorna o
caminho dos ímpios. O SENHOR reinará eternamente. Louvai ao SENHOR!” (Salmos
146:7-9).
b) O suicídio é um gesto que atenta contra o propósito de Deus. A razão suprema da
existência do homem é glorificar a Deus, estar em comunhão com Ele e fazer a
sua vontade. O suicídio é a negação disso. O suicídio é um gesto de ingratidão para
com o Criador. Jogar fora a dádiva que Deus nos deu é a mesma coisa que dizer a
Ele que a vida que recebemos é indesejável e imprestável. Mesmo quando passamos
por situações adversas, Deus nunca deixa de cumprir os Seus propósitos em nossa
vida. Jó, já restaurado de sua desventura,
afirmou: “Bem sei eu que tudo podes, e
nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido” (Jó 42:2). Os irmãos de Jose do Egito, por inveja,
venderam-no como escravo para o Egito. Vinte dois anos se passaram, e eles, num
tempo de fome, tiveram de ir ao Egito comprar alimento. Nesse tempo, Deus já
havia transformado a desventura de José em triunfo, tirando-o da prisão para o
palácio. O jovem escravo tronou-se governador do maior império do mundo à
época. José se deu a conhecer aos seus irmãos, dizendo-lhes: “Vós bem intentastes mal contra mim, porém
Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a
um povo grande” (Gn.50:20). O apostolo Paulo resume esse grandioso e sábio
propósito de Deus nestes termos: “E
sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam
a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm.8:28).
c) O suicídio é um gesto enganador. O suicídio é um
embuste, é um engano; porque leva a pessoa a só enxergar o agora. O suicídio é
uma visão equivocada acerca da vida, da morte e da eternidade. A pessoa perde a
perspectiva de indestrutibilidade da vida e da perenidade da existência. A
morte não é o ponto final do drama da vida. O suicídio não põe fim à dor que o
provoca nem faz cessar a angústia que o seduz. A morte não pode acabar com os
conflitos da alma. Ao contrário, ela pode levar a pessoa a um poço sem fundo, a
um naufrágio sem resgate, a uma condenação sem livramento (Lc.12:19,20;
16:19-31).
Depois da morte, numa dimensão eterna,
o homem continua existindo conscientemente, seja no Céu seja no Inferno. Somos mais
do que matéria. Não somos um corpo que tem uma alma, mas uma alma que tem um
corpo. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Temos em nós as digitais do
Criador. Temos um valor infinito. Somos a menina dos olhos de Deus. O Criador é
quem determina o início e o término da vida, não a criatura (Ec.3:2). É Deus
quem estabelece quando e como a vida deve cessar, seja por doença, velhice ou
acidente. Por conseguinte, o fim da vida está sob a presciência e soberania
divina. Pense nisso!
2. O posicionamento
ético. O suicídio conspira contra os interesses primários da Ética Cristã que
visa a exaltar o Criador e o amor ao próximo. Quão paradoxal é que alguém
conclua que a melhor coisa que pode fazer por si mesmo é destruir a própria
vida. Como a melhor coisa para si mesmo pode ser o ato final contra a própria
vida? Ninguém pode agir em seu próprio interesse quando seu plano é destruir a
si mesmo. Suicídio é ódio por si mesmo, e isso é antinatural, é irracional, é
imoral. Conforme disse Agostinho, o suicídio é um fracasso da coragem, é o
escapismo existencial, é a fuga sem retorno, é a covardia mais acentuada, é o
ato mais covarde.
O suicido é imoral, porque é
assassinato: é assassinato de si mesmo; é assassinato de um ser humano criado à
imagem e semelhança de Deus; é a falta de amor; é desumanidade; é egoísmo
consumado.
O suicídio é a quebra dos dois
principais mandamentos da lei moral que Deus deu ao homem: o quinto e o sexto
mandamento. A síntese da lei moral é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo
(Mt.22:24-40). O suicídio é a violação dessa lei áurea. Não podemos demonstrar
amor a Deus violando sua própria lei. Não podemos honrar o Criador, destruindo
sua própria criação. Não podemos afirmar a bondade de Deus, descrendo de Sua
providência. O suicídio é um ato de consumada incredulidade. É afirmar que nem
mesmo Deus pode abrir-nos um caminho na escuridão de nossa noite existencial. O
suicídio é afirmar que os impossíveis dos homens são também impossíveis para
Deus.
O Quinto Mandamento da lei de Deus diz: “Honra a teu pai e a tua mãe,
para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá”
(Êx.20:12). Um suicida não honra pai e mãe quando, egoisticamente, tenta
aliviar sua dor, abrindo uma ferida quase incurável na alma dos pais. A forma
de honrar pai e mãe é buscando neles conselho, ajuda e orientação, e não
impondo sobre eles um peso de culpa, de dor, da vergonha que terão de levar por
toda a vida. Quem pensa na dor que provocará aos pais, aos familiares e aos
amigos jamais pode ser estimulado a buscar a alternativa do suicídio.
O Sexto Mandamento diz: “Não matarás” (Êx.20:13). Ceifar a própria
vida é um assassinato de si mesmo. O suicídio é uma usurpação de um direito
soberano, inalienável e intransferível de Deus. Só Deus pode dar e tirar a vida
– “O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a
subir dela” (1Sm.2:6).
CONCLUSÃO
A vida é um precioso dom de Deus; devemos
recebê-la com profundo senso de gratidão e cuidar dela com responsável
mordomia. Por mais difíceis que sejam as circunstâncias, devemos lutar pela
vida em todo o tempo e com todo heroísmo. Por essa razão, desistir de viver ou
atentar contra a própria vida é uma atitude que conspira contra a vontade de
Deus e atenta contra os interesses daqueles que nos cercam e nos amam.
Enfim, o suicídio é uma solução enganosa, é
uma miragem, uma ilusão, um porto onde não devemos atracar nosso barco. A
morte, embora inevitável e inescapável, não deve ser buscada. Ela virá a seu
tempo, segundo os desígnios daquele que fez e faz todas as coisas conforme o
conselho de Sua vontade. Se não podemos impedir que a morte nos ceife, não devemos
apressá-la nem mesmo aplicá-la a nós mesmos. Esse é um direito absoluto e
inalienável de Deus, daquele que é o Autor da vida. Mesmo que nos seja
reservado o cálice amargo da dor, e que nos sintamos frágeis demais para cruzar
o vale da sombra da morte, devemos rogar ao Pai que seja feita a Sua vontade, e
não a nossa, como Jesus o fez (Mc.14:36). Amém?
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Luciano de Paula
Lourenço
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências
Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico popular (Novo Testamento) - William Macdonald.
Revista Ensinador Cristão – nº 74. CPAD.
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Ev. Caramuru Afonso Francisco. O Cristão, a Eutanásia e o Homicídio.
PortalEBD_2002.
Luciano de Paula Lourenço.
Suicídio é Homicídio.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Suicídio.
Hans Ulrich Reifler. A ética dos
Dez Mandamentos. Vida Nova.