domingo, 26 de maio de 2024

RESISTINDO À TENTAÇÃO NO CAMINHO

         2º Trimestre de 2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 09

Texto Base: Mateus 4:1-11

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).

Mateus 4:

1.Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2.E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3.E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4.Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5.Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6.e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

7.Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.

8.Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

9.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10.Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

11.Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

INTRODUÇÃO

Na jornada cristã, a tentação é uma realidade inevitável. Desde os primórdios da história humana, o ser humano tem enfrentado a tentação em suas diversas formas. No entanto, como discípulos de Cristo, somos chamados a resistir à tentação e permanecer firmes na fé.

Nesta lição, exploraremos o conceito bíblico de tentação e examinaremos como Jesus, nosso exemplo supremo, enfrentou as tentações no deserto (Mateus 4:1-11). Além disso, aprenderemos princípios práticos para resistir à tentação ao longo de nossa jornada espiritual, lembrando-nos da exortação do próprio Jesus para vigiar e orar para não cairmos em tentação (Mateus 6:13; 26:41 – NVT). Efésios 6:11 (ARC) insta: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo".

Que este estudo nos capacite a enfrentar as tentações com sabedoria e fé, confiando na graça e no poder de Deus para nos sustentar.

I. A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA

1. Conceito bíblico de tentação

Na perspectiva bíblica, a tentação é um desafio moral que confronta o indivíduo com a escolha entre o bem e o mal. É um teste ou prova que expõe a inclinação do coração humano para o pecado e a necessidade de resistir às influências malignas.

Na Bíblia, as palavras hebraicas e gregas usadas para descrever a tentação destacam sua natureza de teste ou prova, mostrando que ela pode surgir como uma atração para fazer o mal visando a obtenção de prazer ou benefício pessoal.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica "massáh" é frequentemente usada para se referir à tentação ou prova. Alguns exemplos de sua ocorrência são em Deuteronômio 4:34; 9:22 e Salmo 95:8.

No Novo Testamento, encontramos duas palavras gregas principais relacionadas à tentação: a primeira é "peirasmós", que significa "teste" ou "prova"; esta palavra é encontrada em passagens como Atos 20:19; 1Coríntios 10:13 e Tiago 1:2,12. A segunda palavra grega é o verbo "peirázõ", que significa "testar" ou "submeter à prova"; esta palavra é usada em versículos como João 6:6; Gálatas 6:1 e Apocalipse 2:2,10.

Assim, a tentação não é apenas uma simples sugestão de pecado, mas uma situação que coloca à prova a fidelidade e a integridade do indivíduo diante de Deus.

2. Duas vias da tentação

As duas vias da tentação, conforme descritas na Palavra de Deus, revelam a complexidade desse desafio espiritual que o ser humano enfrenta. Primeiramente, temos a tentação que vem do Diabo, como evidenciado desde os primórdios da história, no relato do pecado original no Jardim do Éden (Gênesis 3); nesse caso, a tentação é externa, originada pelo adversário espiritual, cujo objetivo é desviar os seres humanos do propósito e plano de Deus para suas vidas. O Diabo emprega estratégias sutis e enganosas para nos afastar da vontade de Deus, oferecendo promessas de prazer, poder ou conhecimento que contradizem a palavra de Deus.

Por outro lado, temos a tentação que surge de dentro do próprio ser humano, como mencionado na Epístola de Tiago (Tiago 1:14,15). Essa tentação está enraizada nos desejos pecaminosos e na natureza caída do homem, que é inclinada para o mal desde o nascimento. Ela se manifesta quando cedemos aos impulsos da carne, aos desejos egoístas e aos vícios da alma, em vez de submeter-nos à vontade de Deus. Essa via da tentação reflete a batalha interior entre a carne e o espírito, conforme descrita por Paulo em suas epístolas (Gálatas 5:17).

Ambas as vias da tentação operam na esfera humana, representando um desafio constante e universal para os crentes. Enquanto a tentação externa busca desviar-nos do caminho da fé e obediência a Deus, a tentação interna apela para os desejos pecaminosos que residem em nossos corações. Portanto, compreender essas duas vias da tentação é fundamental para enfrentá-las com sabedoria e resistir aos seus efeitos maléficos, permanecendo firmes na fé e na dependência de Deus.

Parte superior do formulário

3. Tentação: um fenômeno humano

A tentação é, de fato, um fenômeno humano que tem suas raízes na natureza pecaminosa do ser humano e nas influências do mundo ao seu redor. O apóstolo Tiago é claro ao afirmar que Deus não é o autor da tentação para o mal, pois Ele é absolutamente bom e justo (Tiago 1:13). No entanto, Tiago também reconhece que as provações e testes que enfrentamos podem ser usados por Deus para nos aperfeiçoar e fortalecer nossa fé (Tiago 1:2-4).

A distinção entre a provação permitida por Deus e a tentação que nos leva ao mal é crucial. Enquanto as provações são projetadas para nos fortalecer e nos conduzir à maturidade espiritual, as tentações têm a intenção de nos desviar do caminho da justiça e nos levar ao pecado. Jesus também advertiu sobre a natureza sedutora da tentação, destacando que o simples ato de olhar com desejo já é considerado pecado (Mateus 5:28).

No entanto, a responsabilidade pela queda na tentação recai sobre o ser humano, pois somos nós que cedemos aos desejos pecaminosos de nossa natureza carnal (Romanos 8:6). Embora o inimigo possa nos tentar e nos influenciar, a decisão final de sucumbir ao pecado é nossa. A Bíblia nos assegura que Deus nos concede o poder para resistir à tentação e nos fornece uma saída para não cairmos (1Coríntios 10:13).

Portanto, a tentação é, de fato, um fenômeno humano, que ocorre na esfera terrena e está intrinsecamente ligada à natureza pecaminosa do ser humano. No entanto, Deus nos capacita a resistir à tentação e a vencer o mal por meio de sua graça e do poder do Espírito Santo em nós.

II. O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO

1. A provação do Senhor Jesus

A provação do Senhor Jesus no deserto, conforme registrado nos evangelhos de Mateus (Mateus 4:1-11) e Lucas (Lucas 4:1-13), é um evento significativo que revela não apenas a humanidade de Jesus, mas também sua divindade e sua vitória sobre as tentações do diabo.

Após o batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão, o Espírito Santo o conduziu ao deserto, onde ele permaneceu por quarenta dias e quarenta noites, sem comer, em um período de jejum e oração intensos. Durante esse tempo, Jesus foi tentado por Satanás em três ocasiões distintas. Como disse o Pr. Osiel Gomes, “o objetivo de Satanás era fazer com que Jesus desviasse de seu propósito, satisfazendo desejos e necessidades, contrariando a vontade de Deus (cf. Mateus 4:1-11). Por isso, houve um ataque intenso do Maligno contra nosso Senhor, que resistiu sabiamente por meio da oração, do jejum e da Palavra de Deus. Embora fisicamente frágil, o Senhor estava espiritualmente forte”. Comentaremos sobre isto no item seguinte.

Em todas as três tentações, Jesus resistiu ao diabo citando e aplicando as Escrituras de forma precisa e confiante, demonstrando sua total submissão à vontade de Deus e sua confiança no poder da Palavra de Deus para vencer a tentação. Após essas tentações, o evangelho de Lucas destaca que Satanás afastou-se de Jesus até um momento oportuno (Lucas 4:13).

Essa provação no deserto não apenas revela a natureza divina e humana de Jesus, mas também serve como um exemplo para os crentes de como resistir às tentações do diabo por meio da fé, da obediência a Deus e da aplicação da Palavra de Deus em suas vidas.

A experiência de Jesus no deserto nos ensina que, mesmo em nossos momentos mais fracos e vulneráveis, podemos confiar na graça e no poder de Deus para nos capacitar a vencer as tentações e permanecer-mos firmes em nossa fé.

2. As áreas que Jesus foi tentado

Durante o tempo que Jesus passou no deserto, Ele foi tentado por Satanás em três áreas: área física, a natureza divina e área espiritual. A tentação de Jesus nestas três é um evento significativo e emblemático registrado nos Evangelhos. Essas tentações não são apenas episódios isolados, mas representam desafios universais que os crentes em Cristo, ao longo de sua jornada, enfrentam e que Jesus enfrentou como exemplo para nós.

a)   Área física. Na primeira tentação, Satanás tentou induzir Jesus a transformar pedras em pão para satisfazer sua fome física, questionando sua filiação divina e desafiando sua dependência de Deus para prover suas necessidades básicas. Após um longo período de jejum, essa tentação representa o desejo humano básico de satisfazer as necessidades físicas e materiais imediatamente. Jesus respondeu citando a importância da Palavra de Deus, mostrando que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mateus 4:3,4). Isso ressalta a prioridade espiritual sobre as necessidades físicas.

b)   Natureza divina. Na segunda tentação, Satanás levou Jesus ao topo do templo em Jerusalém e o instigou a se lançar de lá, desafiando-o a testar a proteção divina e a provar sua filiação divina. A tentação de se jogar do pináculo do Templo, confiando na intervenção divina para evitar a queda, visava testar a confiança de Jesus em seu Pai celestial e, potencialmente, usar um ato miraculoso para obter reconhecimento público. Jesus rejeitou essa tentação, citando novamente as Escrituras para afirmar sua confiança na vontade de Deus e sua fidelidade em obedecer (Mateus 4:5-7).

c)   Área espiritual. Na terceira tentação, Satanás levou Jesus a um monte alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e sua glória, oferecendo-lhe autoridade e poder sobre eles em troca de adoração. Esta tentação final envolve a oferta de todos os reinos do mundo em troca de adoração ao Diabo. Aqui, Satanás oferece a Jesus uma maneira mais fácil e rápida de alcançar sua missão messiânica, evitando o caminho da cruz. No entanto, Jesus rejeita essa oferta, afirmando que só a Deus se deve adorar e servir (Mateus 4:8-10).

Essas três áreas representam os tipos de tentações que todos enfrentamos: a busca por satisfação material, o desafio de confiar em Deus em momentos de dificuldade e a luta contra as seduções do poder e do prestígio. Ao resistir a essas tentações, Jesus nos mostra o caminho para superar as armadilhas do mundo, confiando na vontade de Deus e permanecendo fiéis aos seus princípios.

3. Como Jesus venceu a tentação?

Jesus venceu a tentação utilizando a Palavra de Deus como sua principal arma espiritual. Em cada uma das três tentações no deserto, Ele respondeu ao Diabo com as palavras "está escrito", demonstrando assim sua confiança na autoridade e na veracidade das Escrituras Sagradas.

a)   Na primeira tentação, o Diabo tentou induzir Jesus a usar seus poderes divinos para satisfazer suas necessidades físicas, transformando pedras em pães. No entanto, Jesus respondeu citando Deuteronômio 8:3, declarando que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mateus 4:4). Aqui, Jesus enfatizou a importância da dependência de Deus e da obediência à Sua vontade sobre as necessidades materiais.

b)   Na segunda tentação, o Diabo tentou fazer com que Jesus se lançasse do pináculo do Templo para forçar uma intervenção divina e ganhar reconhecimento público. Jesus respondeu citando Deuteronômio 6:16, rejeitando a ideia de testar a Deus. Ele demonstrou que a confiança em Deus não deve ser provada de maneira imprudente, mas sim baseada na fé e na obediência (Mateus 4:7).

c)   Na terceira tentação, o Diabo ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo em troca de adoração. Novamente, Jesus recorreu às Escrituras, citando Deuteronômio 6:13, e afirmou que só a Deus se deve adorar e servir. Ele rejeitou a oferta do Diabo, mantendo sua lealdade ao Pai celestial (Mateus 4:10).

Essa abordagem de Jesus nos ensina a importância de conhecer e aplicar as Escrituras em nossas vidas para resistir às tentações e aos ataques espirituais do inimigo. Assim como Jesus, devemos nos armarmos da Palavra de Deus e depender da sabedoria e do poder do Espírito Santo para vencer as investidas do mal (Efésios 6:11,17).

III. RESISTINDO À TENTAÇÃO

1. Todos somos tentados

A tentação é uma realidade inegável na vida de todos os cristãos que se propõem a servir a Deus de todo o coração. Na Bíblia, vemos que desde Adão e Eva no jardim do Éden até os relatos dos patriarcas, profetas, e até mesmo de Jesus e seus discípulos, a tentação sempre foi uma presença constante. A Bíblia confirma essa realidade ao nos ensinar que até mesmo Jesus Cristo foi tentado (Hebreus 4:15), mostrando que a tentação não é um sinal de fraqueza espiritual, mas sim uma parte intrínseca da experiência humana.

A natureza humana é propensa à tentação devido à sua fragilidade, suas paixões e suas inclinações pecaminosas. Mesmo aqueles que se esforçam para viver uma vida piedosa não estão isentos das investidas do inimigo. Como seres finitos e sujeitos às fraquezas do mundo, todos nós estamos sujeitos a cair em tentação em algum momento de nossas vidas.

Além disso, vivemos em um mundo que constantemente nos apresenta valores e ideologias contrárias aos princípios estabelecidos por Deus. A cultura pós-moderna, com sua ênfase no relativismo moral e na busca pelo prazer imediato, exerce uma influência significativa sobre nossas escolhas e comportamentos, tornando-nos ainda mais vulneráveis à tentação.

No entanto, como cristãos, somos chamados a resistir à tentação e a permanecermos firmes na fé. Isso envolve cultivar uma vida de oração, meditação na Palavra de Deus, comunhão com outros crentes e submissão ao Espírito Santo.

Assim como Jesus nos ensinou a orar para não cair em tentação, também devemos seguir seu exemplo e buscar força e orientação divinas para vencer as investidas do mal.

Os cristãos têm recursos espirituais à sua disposição para resistir a tentação. Ao permanecerem vigilantes, comprometidos com a Palavra de Deus e não conformados com os padrões deste mundo (Rm.12:2), podem superar as tentações e viver uma vida que glorifica a Deus.

Em suma, a compreensão de que todos somos tentados nos lembra da importância de permanecermos vigilantes e alertas espiritualmente, reconhecendo nossas fraquezas e dependendo da graça e do poder de Deus para resistir ao mal e permanecer fiéis em nossa jornada de fé.

2. Rejeitemos a tentação!

A ideia de resistir à tentação é central na ética cristã, pois é vista como um elemento crucial na jornada espiritual de um indivíduo. Vários exemplos bíblicos e ensinamentos são frequentemente citados para enfatizar a importância dessa prática. Veja algumas referências bíblicas que abordam o tema da rejeição da tentação:

ü  Mateus 26:41 (NVI): "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".

ü  1 Coríntios 10:13 (NVI): "Nenhuma tentação os assolou, a não ser as que são comuns aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar".

ü  Tiago 4:7 (NVI): "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês".

ü  Gálatas 5:16 (NVI): "Então eu digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne".

ü  Romanos 12:2 (NVI): "Não se conformem com este mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

ü  1Pedro 5:8,9 (NVI): "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos".

ü  Efésios 6:10,11 (NVI): "Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo".

Essas passagens bíblicas oferecem orientação e encorajamento para resistir à tentação e permanecer firmes na fé.

A tentação pode se manifestar de várias formas. Pode ser uma força externa que incita alguém a fazer algo contra seus princípios morais ou religiosos, ou pode ser uma luta interna entre o desejo e o dever. Independentemente de sua forma, a tentação muitas vezes desafia a integridade e a fé de uma pessoa.

Uma das abordagens mais comuns para lidar com a tentação é a prática da autodisciplina e do autocontrole. Isso envolve o desenvolvimento de uma consciência moral sólida e o fortalecimento da vontade para resistir às influências negativas. A autodisciplina pode ser cultivada através da oração, meditação, estudo das escrituras e práticas espirituais que fortalecem o relacionamento com Deus.

Outro aspecto importante na rejeição da tentação é o reconhecimento da natureza transitória e ilusória das gratificações temporárias que ela oferece. Muitas vezes, a tentação promete prazer ou satisfação imediata, mas pode levar a consequências prejudiciais a longo prazo. Reconhecer essa realidade ajuda a fortalecer a determinação em resistir à tentação e escolher o caminho da virtude e da retidão.

Além disso, é essencial cultivar um ambiente que minimize a exposição à tentação. Isso pode envolver evitar situações ou lugares que desencadeiem impulsos negativos, bem como estabelecer limites saudáveis em relacionamentos e atividades. O Pr. Osiel Gomes citou uma célebre frase do reformador Martinho Lutero: “você não pode impedir que os pássaros voem sobre sua cabeça, mas pode impedir que eles se instalem com seus ninhos!”. Segundo ele, a frase revela uma verdade que encontramos na Palavra de Deus. Podemos percebê-la na fuga de José diante da mulher de Potifar (Gn.39:12) e na atitude de Jó de fugir do mal (Jó 1:1).

No entanto, é importante reconhecer que rejeitar a tentação nem sempre é fácil e que todos estão sujeitos a fraquezas e falhas, mas com a força do Espírito Santo, podemos evitar que ela nos domine. Por isso, precisamos seguir o que o apóstolo Paulo escreveu a Timóteo: “Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude” (2Tm.2:22 – NVT). Portanto, ao longo de nossa jornada, a melhor estratégia é fugir da tentação.

Em última análise, rejeitar a tentação é um ato de liberdade e escolha consciente. É a afirmação da dignidade e do propósito moral de uma pessoa em meio às pressões e influências do mundo. Ao fazê-lo, o indivíduo busca não apenas sua própria integridade e bem-estar, mas também o cumprimento de sua relação com Deus e o serviço aos outros.

3. “Arrependa-se”

Quando um crente cede à tentação e comete um erro, o arrependimento desempenha um papel fundamental na restauração do relacionamento com Deus e na busca pela reconciliação espiritual. Veja alguns textos bíblicos pertinentes:

ü  2Crônicas 7:14): “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

ü  Provérbios 28:13: “Quem encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e abandona alcançará misericórdia”.

ü  Atos 3:19: “Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados”. 

ü  1João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. 

O arrependimento não é apenas um reconhecimento superficial do erro, mas um processo profundo de mudança de coração e mente, que leva a uma transformação genuína e duradoura.

a)   Reconhecimento do erro. O primeiro passo no arrependimento é reconhecer sinceramente o pecado cometido. Isso envolve uma avaliação honesta de nossas ações, reconhecendo que transgredimos os princípios e mandamentos de Deus.

b)   Remorso genuíno. O arrependimento verdadeiro é acompanhado por um profundo remorso pelo pecado cometido. Esse remorso não é apenas pelo medo das consequências ou do castigo, mas pela dor de ter desapontado e desobedecido a Deus.

c)   Confissão. Uma parte essencial do arrependimento é a confissão do pecado a Deus. Isso envolve humildemente admitir diante de Deus nossas falhas e pedir perdão por nossos erros. A confissão permite que nos aproximemos de Deus, reconhecendo nossa necessidade de Sua graça e misericórdia.

d)   Abandono do pecado. O arrependimento não é apenas sobre reconhecer e lamentar o pecado, mas também sobre abandoná-lo. Isso significa tomar medidas práticas para evitar situações de tentação semelhantes no futuro e buscar ativamente viver de acordo com os princípios de Deus.

e)   Restauração da comunhão com Deus. O arrependimento verdadeiro abre o caminho para a restauração do relacionamento com Deus. Ao nos arrependermos sinceramente, podemos experimentar o perdão e a graça de Deus, restaurando nossa comunhão com Ele.

f)    Aprendizado e crescimento espiritual. O arrependimento também é uma oportunidade de aprendizado e crescimento espiritual. Ao refletir sobre nossas falhas e buscar mudança, podemos crescer em nossa fé e fortalecer nossa determinação de seguir a vontade de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Portanto, o arrependimento não é apenas um ato isolado, mas um processo contínuo de transformação espiritual. É um convite para voltarmos ao caminho de Deus, renovando nosso compromisso com Ele e buscando viver uma vida que O honre em todas as nossas ações e decisões.

CONCLUSÃO

Resistir à tentação no caminho da fé é um desafio constante e inevitável para todos os crentes. No entanto, é um desafio que pode ser superado através da orientação e fortalecimento proporcionados pela comunhão com Deus, pelo poder do Espírito Santo e pela aplicação dos princípios ensinados nas Escrituras Sagradas.

Ao longo desta jornada espiritual, é essencial reconhecer que todos somos suscetíveis à tentação e que podemos cometer erros. No entanto, a resposta adequada diante da tentação não é desespero ou desânimo, mas sim uma postura de vigilância, autodisciplina e prontidão para buscar a ajuda e a orientação divinas.

Quando cedemos à tentação, o arrependimento sincero nos oferece um caminho de cura, restauração e renovação espiritual. Através do arrependimento, podemos experimentar o perdão e a graça de Deus, e ser capacitados a seguir adiante com uma determinação renovada para viver uma vida que reflita os valores do Reino de Deus.

Portanto, que possamos perseverar na busca pela santidade e pela retidão, resistindo à tentação com coragem, fé e confiança na promessa de que, com a ajuda de Deus, somos mais do que vencedores em Cristo Jesus.

Que nossa jornada seja marcada pela constante busca da comunhão com Deus, do crescimento espiritual e da dedicação em viver de acordo com Sua vontade, para a glória do Seu nome. Que Ele nos guie e nos fortaleça em cada passo do caminho, capacitando-nos a resistir à tentação e a perseverar até o fim.

-----------------------------

Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Pr. Hernandes Dias Lopes. 1João – Como ter a garantia da salvação.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Hebreus, a superioridade de Cristo.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Mateus – Jesus, o Rei dos reis.

Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.

domingo, 19 de maio de 2024

CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO

         2° Trimestre de 2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 8

Texto Base: Salmos 51:1-12; 1João 1:8-10

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13).

Salmos 51:

1.Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

2.Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.

3.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

4.Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.

5.Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

6.Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.

7.Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

8.Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

9.Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

10.Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

11.Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.

12.Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

1João 1:

8.Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

9.Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

10.Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

INTRODUÇÃO

Na caminhada cristã, a questão do pecado é central e inevitável. Desde os primórdios da fé cristã, os seguidores de Jesus foram confrontados com a realidade do pecado em suas vidas e a necessidade de lidar com ele de maneira adequada. A Bíblia nos ensina que o pecado é uma barreira entre nós e Deus, e que a confissão e o abandono do pecado são essenciais para restaurar nosso relacionamento com Ele.

Nestes tempos modernos, há uma minimização da importância da confissão do pecado, atribuindo-o a meras influências ambientais e hereditárias. No entanto, a Bíblia nos ensina de forma clara e inequívoca sobre a realidade do pecado e suas consequências perigosas para a vida do crente.

O apóstolo João, em sua Epístola, destaca a gravidade do pecado e a necessidade de confessá-lo diante de Deus. Segundo ele, o pecado não pode ser ignorado ou justificado, mas deve ser reconhecido, confessado e abandonado como evidência genuína de arrependimento. Somente assim o crente arrependido pode receber o perdão misericordioso de Deus (1João 1:9; cf. Salmo 32:5).

O estudo desta Lição nos levará a uma compreensão mais profunda da importância da confissão e do abandono do pecado em nossa jornada cristã. Exploraremos a importância vital de confessar e abandonar o pecado em nossa jornada cristã, examinando o que a Bíblia nos ensina sobre esse tema fundamental.

I. A CONFISSÃO DE PECADO

1. Definição

A confissão de pecados, conforme definida na Bíblia, envolve reconhecer, admitir e declarar diante de Deus a realidade e a gravidade das nossos culpas. No Antigo Testamento, o verbo hebraico "yadah" sugere a ideia de lançar ou estender a mão (1Reis 8:33), denotando um ato de exposição e reconhecimento diante de Deus. É um ato de tomar conhecimento, saber e reconhecer os próprios pecados diante de Deus. Esse conceito é exemplificado em passagens como o Salmo 32:5, onde o salmista declara: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado".

No Novo Testamento, o verbo grego "homologéo" traz a ideia de concordar com, consentir, conceder. Envolve uma confissão aberta e franca dos nossos pecados diante de Deus. Este tipo de confissão é fundamental para a nossa comunhão com Deus e para recebermos o Seu perdão, como nos ensina 1João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça".

Além disso, o verbo grego "eksomologéo", que significa profetizar, reconhecer abertamente para a honra de alguém, também é relevante (Mt.3:6). Ele destaca a importância de uma confissão pública e aberta dos nossos pecados, reconhecendo a soberania e a santidade de Deus. Quando confessamos os nossos pecados, estamos declarando publicamente a nossa fé em Deus e o nosso compromisso em viver de acordo com os Seus mandamentos.

Portanto, a confissão de pecados é um ato essencial para a vida cristã, pois nos permite reconhecer a nossa necessidade do perdão de Deus, nos reconciliar com Ele e restaurar a nossa comunhão com o Senhor.

2. A confissão bíblica de pecado

A confissão bíblica de pecado é um princípio fundamental na vida do crente, conforme ensinado nas Escrituras. Ela envolve o reconhecimento e a admissão sincera dos nossos pecados diante de Deus. Este ato de confissão é vital para experimentarmos o perdão de Deus e a restauração da nossa comunhão com Ele (Sl.32:5; 1João 1:9).

O Salmo 32:5 nos mostra a importância da confissão de pecados para recebermos o perdão divino: "Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado". Além disso, 1João 1:9 nos assegura que, se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça.

Essa confissão pode ocorrer no momento da conversão, quando reconhecemos a nossa condição de pecadores diante de Deus e nos arrependemos dos nossos pecados. No entanto, também é importante praticar a confissão contínua ao longo da vida cristã, pois todos nós continuamos a pecar e necessitamos do perdão de Deus (1João 1:8). Há uma recomendação clássica do apóstolo João para todos nós: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1João 2:1).

Além disso, a confissão de pecados não se limita apenas a Deus, mas também pode envolver a confissão diante de outras pessoas, especialmente quando nossos pecados afetam diretamente essas pessoas. Jesus nos ensina em Mateus 5:23,24 sobre a importância de nos reconciliarmos com nosso irmão antes de apresentarmos nossas ofertas a Deus, destacando a necessidade de resolver conflitos e fazer as pazes.

Em suma, a confissão bíblica de pecado é um elemento crucial para uma vida cristã saudável e frutífera. Ela nos permite manter uma comunhão íntima com Deus, experimentar o Seu perdão e crescer em santidade e maturidade espiritual.

3. O símbolo da confissão de pecado

O símbolo da confissão de pecado é um gesto de humildade, arrependimento e submissão diante de Deus. Ele representa a consciência da nossa própria indignidade e pecaminosidade diante da santidade do Senhor (Rm.3:10-12). Quando nos aproximamos de Deus em confissão, reconhecemos nossa necessidade de perdão e restauração espiritual.

Esse símbolo também expressa nossa fé na promessa divina de perdão. Ao confessarmos nossos pecados, estamos colocando nossa confiança na fidelidade e na justiça de Deus, que promete perdoar aqueles que se arrependem sinceramente (1João 1:9). É um ato de fé que demonstra nossa convicção de que Deus é misericordioso e está pronto para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça (Pv.28:13).

Além disso, a confissão de pecados é um símbolo de renovação espiritual. Ao reconhecermos nossos pecados diante de Deus, estamos abrindo espaço para que Ele opere em nós, restaurando-nos e transformando-nos à Sua imagem. Esse processo de confissão e perdão é essencial para nossa caminhada de santificação e crescimento espiritual (2Coríntios 7:10).

Portanto, o símbolo da confissão de pecado representa não apenas um reconhecimento dos nossos erros, mas também uma resposta de fé na graça e no amor de Deus. É um ato de humildade e submissão que nos conduz à restauração da comunhão com o Pai e ao fortalecimento da nossa vida espiritual.

II. O PERIGO DO PECADO NÃO CONFESSADO

1. Os males dos pecados não confessados

Os males dos pecados não confessados são diversos e têm profundas ramificações em nossa vida espiritual, emocional e até mesmo física.

Em primeiro lugar, o pecado não confessado cria uma barreira na nossa comunhão com Deus. Ele gera um afastamento entre nós e o Senhor, pois o pecado é incompatível com a santidade divina (Isaías 59:2). Isso resulta em uma sensação de vazio espiritual, falta de paz e intimidade com Deus.

Além disso, o pecado não confessado pode levar à deterioração da nossa saúde espiritual. Ele nos torna mais vulneráveis às investidas do inimigo e nos impede de experimentar o pleno gozo da vida cristã. O peso do pecado não confessado pode nos sobrecarregar, gerando sentimento de culpa, vergonha e condenação.

Outra consequência de pecados não confessados é o dano aos relacionamentos interpessoais. O pecado não confessado pode causar mágoas, ressentimentos e divisões entre nós e os outros. Ele cria um ambiente de desconfiança e hostilidade, minando a harmonia e a paz nos relacionamentos.

Além disso, os pecados não confessados têm o potencial de se tornarem padrões de comportamento arraigados, levando-nos a uma espiral descendente de transgressão e afastamento de Deus. Quanto mais alimentamos o pecado em nossa vida, mais ele nos escraviza e nos afasta da vontade de Deus. Veja alguns textos bíblicos que justificam esta tese:

ü  Hebreus 3:13: "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado". Este versículo destaca como o pecado pode endurecer o coração de uma pessoa, tornando-se um padrão de comportamento que leva ao afastamento de Deus.

ü  Efésios 4:22-24: "Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade". Este texto destaca a necessidade de abandonar os padrões pecaminosos do passado e ser renovado em Cristo.

ü  1João 1:8: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós". Este verso ressalta a importância de reconhecermos nossos pecados e não os negar, pois a negação pode levar a um ciclo contínuo de pecado e afastamento de Deus.

ü  Romanos 6:16: "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?". Este versículo destaca como a escolha de seguir o pecado pode levar a uma escravidão cada vez maior a ele, afastando-nos da justiça de Deus.

Esses versículos e outros mais nos alertam sobre os perigos de permitir que os pecados não confessados se enraízem em nossas vidas, destacando a importância da confissão, do arrependimento e da renovação em Cristo para evitar esse ciclo de transgressão e afastamento de Deus.

Por fim, os pecados não confessados podem ter consequências práticas em nossa vida diária, levando-nos a colher as consequências naturais de nossas ações pecaminosas. Isso pode incluir problemas financeiros, problemas de saúde, dificuldades no trabalho e em outras áreas da vida.

Portanto, é vital reconhecer a gravidade dos pecados não confessados e buscar a restauração por meio da confissão sincera diante de Deus. Somente assim podemos experimentar o perdão, a cura e a restauração que Ele oferece em Cristo Jesus.

2. As consequências do pecado de Adão e Eva

As consequências do pecado de Adão e Eva têm repercussões profundas e duradouras não apenas em suas vidas, mas também na condição humana e na natureza como um todo. Aqui estão algumas dessas consequências:

a)   Morte espiritual. O pecado de Adão e Eva resultou na separação espiritual de Deus. Antes do pecado, eles desfrutavam de uma comunhão íntima com o Criador, mas após sua desobediência, eles se esconderam da presença de Deus (Gn.3:8). Essa separação espiritual afetou não apenas eles, mas toda a humanidade, tornando todos os seres humanos sujeitos à morte espiritual, ou seja, a separação de Deus (Rm.5:12).

b)   Morte física. Além da morte espiritual, o pecado também trouxe a morte física para a humanidade. Deus disse a Adão que, no dia em que ele comesse do fruto proibido, certamente morreria (Gn.2:17). Embora Adão e Eva não tenham morrido imediatamente, sua desobediência inaugurou a entrada da morte física no mundo, afetando toda a raça humana (Rm.5:12).

c)   Maldição da natureza. A queda de Adão e Eva também resultou em maldições sobre a natureza e o mundo ao seu redor. Deus pronunciou maldições sobre a terra por causa do pecado deles, tornando o trabalho árduo e difícil (Gn.3:17-19). A criação foi sujeita à futilidade e à corrupção devido ao pecado humano (Rm.8:20-22).

d)   Separação de Deus. A maior tragédia do pecado de Adão e Eva foi a separação de Deus. Eles foram expulsos do jardim do Éden, perdendo o privilégio da comunhão direta e da presença de Deus (Gn.3:23,24). Essa separação de Deus é uma realidade para toda a humanidade, a menos que se reconcilie com Ele por meio de Jesus Cristo (Rm.5:10).

Essas consequências do pecado de Adão e Eva mostram a gravidade do pecado e suas ramificações não apenas nas vidas individuais, mas também na condição humana e na criação como um todo.

3. As consequências do pecado de Davi

As consequências do pecado de Davi foram profundas e impactantes, não apenas em sua própria vida, mas também na vida de sua família e no reino de Israel. Aqui estão algumas dessas consequências:

a)   Conflito e culpa. Após seu pecado com Bate-Seba e o assassinato de Urias, Davi enfrentou um intenso conflito interno e um profundo sentimento de culpa. Embora tenha tentado ocultar seu pecado inicialmente, sua consciência o perturbava, levando-o a um estado de aflição moral e espiritual (2Sm.11,12).

b)   Consequências familiares. O pecado de Davi teve um impacto devastador em sua própria família. Sua casa foi marcada por tragédias, incluindo a rebelião de Absalão e a violação de Tamar por Amnom (2Sm.13-18). Esses eventos trágicos foram consequências diretas do pecado de Davi e contribuíram para o cumprimento da profecia de que a espada nunca se apartaria de sua casa (2Sm.12:10).

c)   Enfermidades morais. Davi experimentou enfermidades morais e espirituais como resultado de seu pecado não confessado. O Salmo 32 descreve a angústia que ele experimentou enquanto tentava ocultar seu pecado e o alívio que encontrou ao confessá-lo diante de Deus (Sl.32:3-5). Sua recusa inicial em confessar seu pecado resultou em um enfraquecimento espiritual progressivo.

d)   Arrependimento e perdão. Finalmente, as consequências do pecado de Davi incluíram um profundo arrependimento e busca pelo perdão de Deus. O Salmo 51 é uma expressão sincera de arrependimento, confissão e busca por restauração espiritual (Sl.51:1-17). Davi reconheceu seus erros, clamou pela misericórdia de Deus e expressou seu desejo por um coração puro e restaurado.

Em suma, as consequências do pecado de Davi destacam a seriedade e o impacto devastador do pecado na vida de um crente. No entanto, também destacam a graça redentora de Deus e a importância do arrependimento sincero e da confissão para a restauração espiritual.

III. CONFISSÃO DE PECADO: UM CAMINHO DE CURA E RESTAURAÇÃO

1. Confessando o pecado a Deus

A prática da confissão de pecados a Deus é fundamental na jornada espiritual de todo crente. Ela não apenas nos permite reconhecer nossas falhas e erros diante de Deus, mas também nos abre o caminho para a restauração espiritual, cura e perdão. Em 1João, lemos que os nossos pecados devem ser confessados a Cristo (1João 1:7-9).

De acordo com o ensino bíblico, o perdão dos pecados é uma prerrogativa exclusiva de Deus, concedido por meio de Jesus Cristo, Seu Filho. Jesus, durante Seu ministério terreno, demonstrou repetidamente Sua autoridade para perdoar pecados, o que evidencia Sua divindade e papel mediador entre Deus e os homens. Quando Jesus disse à mulher pecadora que seus pecados estavam perdoados (Lucas 7:48), Ele estava declarando Sua autoridade divina para conceder perdão e restauração espiritual. Essa interação revela a natureza compassiva e misericordiosa de Jesus, que está pronto para perdoar os pecados daqueles que se voltam para Ele em arrependimento e fé.

Portanto, ao confessarmos nossos pecados a Deus, devemos fazê-lo por intermédio de Jesus Cristo, reconhecendo-O como nosso Salvador e Mediador (1Tm.2:05). É por meio da obra redentora de Cristo na cruz que podemos ter acesso ao perdão de Deus e experimentar a restauração espiritual e a reconciliação com o Pai celestial.

Assim, a confissão de pecados não é apenas uma questão de admitir nossas falhas, mas também de nos voltarmos para Jesus, confiando em Seu sacrifício expiatório como a base de nosso perdão e salvação.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre confessar o pecado a Deus:

a)   Reconhecimento da culpa. Ao confessarmos nossos pecados a Deus, reconhecemos nossa culpa e nossa necessidade do perdão divino. Isso envolve uma postura de humildade diante do Senhor, reconhecendo nossa condição pecaminosa e nossa dependência de Sua graça.

b)   Busca pelo perdão. A confissão de pecados é um ato de buscar o perdão de Deus. Reconhecemos que pecamos contra Ele e buscamos Sua misericórdia e perdão, confiando na obra redentora de Jesus Cristo na cruz. É por meio do sacrifício de Cristo que podemos encontrar perdão e reconciliação com Deus.

c)   Restauração espiritual. Ao confessarmos nossos pecados a Deus, experimentamos uma restauração espiritual em nossa vida. O perdão de Deus nos liberta do peso do pecado e nos renova espiritualmente, restaurando nossa comunhão com Ele e nos capacitando a viver uma vida de santidade e retidão.

d)   Caminho de cura. A confissão de pecados também é um caminho de cura para a alma. Ao reconhecermos nossos pecados diante de Deus, somos purificados de toda injustiça e encontramos cura para as feridas espirituais causadas pelo pecado. A confissão nos permite deixar para trás o peso do passado e avançar em direção a uma vida de paz e plenitude em Cristo.

Portanto, confessar o pecado a Deus não é apenas um dever, mas também uma oportunidade para experimentarmos Sua graça transformadora em nossas vidas. É um ato de fé, humildade e confiança na bondade e no perdão do nosso Pai celestial, que nos ama e deseja nos restaurar para uma comunhão íntima com Ele.

2. Alcançando cura e restauração

Alcançar cura e restauração por meio da confissão e do abandono do pecado é uma jornada espiritual fundamental na vida do crente. Provérbios 28:13 nos alerta sobre as consequências de ocultar nossos pecados, destacando que esse caminho apenas leva ao sofrimento espiritual e emocional. No entanto, ao optarmos pela humildade de confessar nossos pecados diante de Deus, experimentamos Seu perdão e restauração.

A confissão de pecados é o primeiro passo para a cura espiritual. Ao reconhecermos nossas falhas e nos arrependermos sinceramente, abrimos espaço para que a graça de Deus opere em nossas vidas. Isso nos permite desfrutar das misericórdias do Senhor e experimentar um alívio para a alma, conforme destacado em Provérbios 28:13. A renúncia ao orgulho e à soberba nos conduz a um relacionamento mais profundo com Deus, baseado na humildade e na dependência Dele.

A eficácia do ministério da reconciliação de Deus por meio de Jesus Cristo é evidenciada quando nos entregamos a Ele em confissão e arrependimento. Como afirmado em 2Coríntios 5:18, fomos reconciliados com Deus por intermédio de Cristo, e essa reconciliação traz consigo a promessa de perdão e restauração. Ao seguirmos o exemplo do salmista, que confessou seu pecado diante de Deus e encontrou perdão (Salmo 51:3,5), somos capacitados a experimentar a mesma cura e restauração espiritual.

Portanto, alcançar cura e restauração por meio da confissão e do abandono do pecado é um processo transformador que nos aproxima de Deus e nos permite viver em paz e comunhão com Ele. É uma jornada de renovação espiritual que nos liberta das amarras do pecado e nos conduz à plenitude da vida em Cristo.

CONCLUSÃO

O ato de confessar e abandonar o pecado é essencial para a vida cristã. Encobrir o pecado e viver uma vida espiritual superficial apenas nos afasta de Deus e nos aprisiona em um ciclo de culpa e vergonha. No entanto, ao reconhecermos nossas falhas, confessá-las diante de Deus e decidirmos abandoná-las, abrimos espaço para a restauração e o perdão divinos.

A confissão do pecado é um ato de humildade e sinceridade diante de Deus, que nos permite experimentar Seu perdão e misericórdia. É um passo fundamental na busca pela cura espiritual e pela restauração do relacionamento com o Criador. Além disso, o abandono do pecado demonstra nosso compromisso com uma vida de santidade e obediência a Deus.

Ao trilharmos o caminho da confissão e do abandono do pecado, somos conduzidos à plenitude da vida em Cristo. Encontramos paz, alegria e comunhão genuína com Deus, desfrutando das inúmeras misericórdias que Ele nos oferece. Portanto, que possamos seguir fielmente esse caminho, confiando na graça e no poder transformador de Deus para nos guiar em nossa jornada de fé e crescimento espiritual.

-----------------

Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Salmos – O Livro das canções e orações do povo de Deus.

Pr. Hernandes Dias Lopes. 1João – Como ter a garantia da salvação.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Hebreus, a superioridade de Cristo.