sábado, 28 de janeiro de 2023

A MAIS ELOQUENTE EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS (esboço de mensagem que um dia eu preguei)

“NISTO SE MANIFESTA O AMOR DE DEUS PARA CONOSCO: QUE DEUS ENVIOU SEU FILHO UNIGÊNITO AO MUNDO, PARA QUE POR ELE VIVAMOS” (1JOÃO 4:9).

“MAS DEUS PROVA O SEU AMOR PARA CONOSCO, EM QUE CRISTO MORREU POR NÓS, SENDO NÓS AINDA PECADORES”(RM.5:8)

“E, ACHADO NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, SENDO OBEDIENTE ATÉ À MORTE, E MORTE DE CRUZ” (FP.2:8).

“PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” (JOÃO 3:16).

A CRUZ DE CRISTO É A MAIS ELOQUENTE EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS POR NÓS. DEUS NOS AMA GRANDIOSAMENTE. ELE REVELOU ESSE AMOR NA CRUZ DO SEU FILHO. DEUS PROVA O SEU PRÓPRIO AMOR PARA CONOSCO PELO FATO DE TER CRISTO MORRIDO POR NÓS, SENDO NÓS AINDA PECADORES.

A CRUZ DE CRISTO NÃO FOI UM ACIDENTE, MAS UMA AGENDA DE DEUS DESDE A ETERNIDADE. CRISTO VEIO PARA MORRER. ELE FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. VOCÊ É TÃO ESPECIAL PARA DEUS, QUE ELE AMOU VOCÊ DE TAL MANEIRA QUE DEU TUDO, DEU A SI MESMO, DEU O SEU ÚNICO FILHO (João 3:16).

A CRUZ SEMPRE ESTEVE INCRUSTRADA NO CORAÇÃO DE DEUS. SEMPRE ESTEVE DIANTE DOS OLHOS DE CRISTO. ELE JAMAIS RECUOU DA CRUZ. ELE CAMINHOU EM DIEREÇÃO A ELA COMO UM REI CAMINHA PARA A SUA COROAÇÃO.

A CRUZ DE CRISTO FOI O GESTO MAIS PROFUNDO E SIGNIFICATIVO DE SACRIFÍCIO. JESUS CRISTO DEIXOU A GLÓRIA, O TRONO, ESVAZIOU-SE, TORNOU-SE HOMEM, SERVO, FOI PERSEGUIDO, PRESO, AÇOITADO, CUSPIDO, PREGADO NA CRUZ. SENDO DEUS, SE FEZ HOMEM; SENDO SENHOR, SE FEZ SERVO; SENDO SANTO, SE FEZ PECADO; SENDO BENDITO, SE FEZ MALDIÇÃO; SENDO O AUTOR DA VIDA, DEU A SUA VIDA.

AO PROFETA ISAIAS FOI REVELADO ESSE ACONTECIMENTO 700 A.C (Isaias capítulo 53). O REGISTRO DETALHADO, PRECISO E METICULOSO, QUE ISAÍAS FAZ ACERCA DA MORTE DE CRISTO EM ISAIAS 53 É TÃO GRANDE QUE NOS CAUSA ESPANTO. BOA PARTE DOS VERBOS QUE COMPÕEM O TEXTO DE ISAIAS 53 ESTÃO NO PASSADO, COMO SE O PROFETA ESTIVESSE VENDO UM ATO JÁ OCORRIDO, HISTORIFICADO. É GRANDE A PRECISÃO COM QUE ELE REGISTROU E RELATOU O SACRIFÍCIO DE CRISTO, QUE É O PONTO NEVRÁLGICO DO CRISTIANISMO.

VOCÊ E EU NÃO PODEMOS DESCONSIDERAR A GRANDEZA E A PROFUNDIDADE DESTA VERDADE, PORQUE NA MENTE DE DEUS, NOS DECRETOS DE DEUS, O CORDEIRO DE DEUS FOI MORTO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO.

ELE NASCEU PARA SER O NOSSO SUBSTITUTO, REPRESENTANTE E FIADOR. ELE NASCEU PARA MORRER. PORTANTO, A CRUZ DE CRISTO ALEM DE SER UM FATO JÁ PLANEJADO NA ETERNIDADE, EXPRESSA PARA VOCÊ E PRA MIM O GESTO DO MAIOR AMOR DE DEUS.

SE VOCÊ AINDA TEM DÚVIDA DO AMOR DE DEUS, ENTENDA QUE NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE NÓS EXPRESSARMOS DE FORMA MAIS ELOQUENTE E MAIS PROFUNDA O AMOR DE DEUS POR NÓS DO QUE A MANIFESTAÇÃO DA CRUZ. ALI, ACONTECEU O MAIOR DE TODOS OS SACRIFÍCIOS. PORQUE O FILHO DE DEUS DEIXOU A GLÓRIA, DEIXOU O CÉU, DEIXOU A COMPANHIA DOS ANJOS, DEIXOU A GLÓRIA DO PAI, E VEIO E SE HUMILHOU, SE FEZ SERVO, FOI PERSEGUIDO, FOI PRESO, FOI INSULTADO, FOI CUSPIDO, FOI ZOMBADO, FOI ESCARNECIDO, FOI PREGADO NA CRUZ.

MUITAS PERGUNTAS TEM SIDO FEITAS AO LONGO DA HISTÓRIA DA IGREJA:

1. POR QUE JESUS FOI PARA CRUZ? O QUE LEVOU JESUS A CRUZ?

- EM PRIMEIRO LUGAR: A MORTE DE CRISTO NÃO FOI DETERMINADA POR FATORES CIRCUNSTANCIAIS.

·         JESUS NÃO FOI PRA CRUZ PORQUE OS JUDEUS O PERSEGUIRAM.

·         JESUS NÃO FOI PRA CRUZ PORQUE JUDAS O TRAIU.

·         JESUS NÃO FOI PARA A CRUZ PORQUE O SINÉDRIO DE FORMA ILEGAL DECRETOU CONTRA ELE ACUSAÇÕES PESADAS DE SEDIÇÃO E BLASFÊMIA.

·         JESUS NÃO FOI PARA A CRUZ PORQUE PILATOS DE FORMA COVARDE, CONTRA A SUA CONSCIÊNCIA, O CONDENOU.

·         JESUS NÃO FOI PARA A CRUZ PORQUE A MULTIDÃO DE FORMA FRENÉTICA E TRESLOUCADA GRITAVA: CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O. NÃO!

O TEXTO DE ISAIAS 53 DECLARA COM PRECISÃO:

  • QUE ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES” (Isaias 53:4).

-          QUE ”ELE FOI FERIDO PELAS NOSSAS TRANSGRESSÕES E MOÍDO PELAS NOSSAS INIQÜIDADES...” (Isaias 53:5).

-          QUE “... PELA TRANSGRESSÃO DO SEU POVO FOI ELE ATINGIDO” (Isaías 53:8b).

-          QUE “…ELE LEVOU SOBRE SI O PECADO DE MUITOS…” (Isaias 53:12)

PERCEBE-SE, ENTÃO, NESTES VERSICULOS DO CAPÍTULO 53 DE ISAIAS, O QUE LEVOU JESUS A CRUZ: NÃO FORAM OS AÇOITES, NEM OS SOLDADOS; FORAM OS NOSSOS PECADOS. ISTO MOSTRA DUAS COISAS: PRIMEIRO, A MALIGNIDADE DO PECADO. SEGUNDO, A IMENSIDÃO DO AMOR DE DEUS.

- EM SEGUNDO LUGAR: O DEUS PAI LEVOU JESUS À CRUZ. TIRAMOS A CONCLUSÃO ATRAVÉS DOS SEGUINTES TEXTOS DE ISAIAS 53:

-VERSO 4B: “...NÓS O REPUTAMOS POR AFLITO, FERIDO DE DEUS E OPRIMIDO”.

-VERSÍCULO 6: “...O SENHOR FEZ CAIR SOBRE ELE A INIQÜIDADE DE NÓS TODOS”.

-VERSO 10: “AO SENHOR AGRADOU-O MOÊ-LO ...”.

ANOTE ISSO: O PRÓPRIO PAI LEVOU JESUS À CRUZ. O PAI ENTREGOU O SEU PRÓPRIO FILHO. O PAI LANÇOU SOBRE ELE AS NOSSAS INIQUIDADES. NA PESSOA DE SEU FILHO JESUS, O DEUS PAI VINDICOU SUA JUSTIÇA.

PARA DEUS NÃO CONDENAR VOCÊ E EU AO INFERNO ETERNO, ELE PUNIU NO SEU FILHO O NOSSO PECADO. O DEUS PAI ESMAGOU O SEU FILHO, PARA NÃO ESMAGAR VOCÊ E EU. ELE FOI À CRUZ, NÃO FOI PORQUE JUDAS O TRAIU, PORQUE PILATOS O CONDENOU, PORQUE OS SOLDADOS O PREGARAM NAQUELA CRUZ. NÃO. ELE FOI À CRUZ PORQUE O PAI O ENTREGOU, POR AMOR A TODOS NÓS.

PORTANTO, O QUE LEVOU JESUS À CRUZ FORAM OS NOSSOS PECADOS. E QUEM O LEVOU À CRUZ FOI O PRÓPRIO DEUS PAI.

- EM TERCEIRO LUGAR: JESUS, VOLUNTARIAMENTE FOI À CRUZ. CONFIRA O VERSO 4 DE ISAIAS 53: “VERDADEIRAMENTE, ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES LEVOU SOBRE SI...”.

PORTANTO, VOLUNTARIAMENTE, PESSOALMENTE, ESPONTANEAMENTE JESUS FOI À CRUZ. ELE SE DEU COMO OFERTA PELO PECADO. ELE SE DEU; NÃO FOI COAGIDO. NÃO FOI FORÇADO. NÃO FOI OBRIGADO. O VERSICULO 10 DE ISAIS 53 CORROBORA ISSO: ”... QUANDO A SUA ALMA SE PUSER POR EXPIAÇÃO DO PECADO...”.

DIANTE DESTES TEXTOS TAO FIRME E CONTUNDENTES, CONLCUIMOS QUE:

-          JESUS NÃO FOI PRA CRUZ POR CIRCUNSTÂNCIAS IMEDIATAS.

-          ELE NÃO FOI UM MÁRTIR DO CRISTIANISMO.

-          ELE NÃO FOI VÍTIMA DE UMA TRAMA.

-          ELE NÃO FOI UM INDEFESO QUE CAIU NAS MÃOS DE UM SISTEMA CORRUPTO, E QUE SE NÃO HOUVESSE ESSA TRAMA ELE ESCAPARIA. NÃO E NÃO!

-          ELE VEIO PARA MORRER.

-          ELE VEIO PARA IR À CRUZ.

-          ESSE PLANO FOI ESTABELECIDO NA ETERNIDADE.

-          E ELE VEIO PARA CUMPRIR O PROPÓSITO DE DEUS, E VOLUNTARIAMENTE SE ENTREGOU POR NÓS.

2. QUE TIPO DE SOFRIMENTO JESUS SUPORTOU NA CRUZ?

- EM PRIMEIRO LUGAR: MORAL E ESPIRITUAL.

DIZEM AS ESCRITURAS QUE O SEU SOFRIMENTO FOI REPULSIVO. VÊ ISAIAS 53:3: ”ERA DESPREZADO E O MAIS INDIGNO ENTRE OS HOMENS, HOMEM DE DORES, EXPERIMENTADO NOS TRABALHOS E, COMO UM DE QUEM OS HOMENS ESCONDIAM O ROSTO, ERA DESPREZADO, E NÃO FIZEMOS DELE CASO ALGUM”.

ISSO QUER DIZER: QUANDO AS PESSOAS PASSAVAM PERTO DELE VIRAVA O ROSTO. AQUELA SITUAÇÃO GERAVA REPULSA. FOI ASSIM QUE AS PESSOAS REAGIRAM AO VER JESUS. SEU SOFRIMENTO NÃO PRODUZIU COMPAIXÃO NAS PESSOAS - “E DELE NÃO FIZEMOS CASO”. NÃO HOUVE COMISERAÇÃO, NÃO HOUVE DÓ, NÃO HOUVE PIEDADE. NÃO HOUVE NENHUM SENTIMENTO DE SOLIDARIEDADE OU DE COMPAIXÃO.

DIZ A BÍBLIA QUE QUANDO JESUS CRISTO, DEPOIS DE PARTICIPAR DA PÁSCOA, NO CENÁCULO, NAQUELA NOITE QUE JUDAS SAIU PARA TRAÍ-LO, ELE FOI COM OS SEUS DISCÍPULOS EM DIREÇÃO AO MONTE DAS OLIVEIRAS. ATRAVESSOU O VALE DE SEDRON E ENTROU NO HORTO DO JARDIM DE GETSÊMANE. DIZ A BÍBLIA DIZ QUE A SUA ALMA ESTAVA MUITO ANGUSTIADA. ANGUSTIADA ATÉ À MORTE. JESUS, ENTÃO DEIXA PARA TRÁS PARTE DOS SEUS DISCÍPULOS E PROSSEGUE COM PEDRO TIAGO E JOÃO, E DIZ PARA ELES: “VIGIAI COMIGO E ORAI, A MINHA ALMA ESTÁ ANGUSTIADO ATÉ À MORTE”. E JESUS AVANÇA SOZINHO. E DIZ O TEXTO QUE ELE PROSTRA O SEU ROSTO EM TERRA. E LUCAS AFIRMA QUE A BATALHA QUE ELE TRAVOU FOI TÃO INTENSA, TÃO DOLOROSA, TÃO ATROZ, QUE ELE COMEÇOU A SUAR SANGUE. ELE ORA A DEUS PAI E DIZ: “PAI, SE POSSÍVEL PASSA DE MIM ESTE CÁLICE”.

- “PASSA DE MIM ESTE CÁLICE”. ALGUNS IMAGINAM QUE JESUS ESTAVA ANTEVENDO OS AÇOITES, AS HUMILHAÇÕES, AS CUSPARADAS, OS CHICOTES RASGANDO O SEU CORPO E DERRAMANDO O SEU SANGUE. OU QUE JESUS ESTAVA ANTEVENDO AQUELA CAMINHADA VEXATÓRIA PELAS RUAS DE JERUSALÉM, DEBAIXO DO LENHO E DOS GRITOS DE UMA MULTIDÃO SANGUINOLENTA E TRANSLOUCADA. OU QUE JESUS ESTARIA ANTEVENDO AQUELA CRUZ PESADA NA QUAL SERIA SUSPENSO ENTRE A TERRA E O CÉU, SOFRENDO CÂIMBRAS, DORES, FALTA DE AR, ATÉ A SUA VIDA ESVAIR-SE.

NÃO, MIL VEZES NÃO!! JESUS NÃO ESTAVA PEDINDO AQUI QUE O PAI AFASTASSE DELE O CÁLICE DA MORTE, NÃO! O SOFRIMENTO DE JESUS FOI UM SOFRIMENTO ESPIRITUAL. O QUE TINHA DENTRO DAQUELE “CÁLICE” ERA A IRA DE DEUS; A IRA SANTA DE DEUS CONTRA O NOSSO PECADO. DEUS É SANTO E NÃO PODE SE DELEITAR EM NÓS NO MAL. ESSE DEUS SENDO SANTO NÃO PODIA NOS RECEBER PASSANDO POR CIMA DE NOSSOS PECADOS.

MAS, ESSE DEUS SENDO SANTO NOS AMA COM UM AMOR INCOMPREENSÍVEL, INFINITO E ETERNO. E PARA NOS SALVAR ELE TINHA QUE VINDICAR SUA PRÓPRIA JUSTIÇA.

DESDE A ETERNIDADE, JESUS CRISTO SE APRESENTOU COMO NOSSO REPRESENTANTE, COMO NOSSO FIADOR. E NAQUELE MOMENTO ELE ESTAVA PRONTO A BEBER ESTE CÁLICE CHEIO DA IRA DE DEUS. E ELE DISSOLVEU ESSE CÁLICE SOZINHO. ESSE FOI O SOFRIMENTO MAIS CRUEL QUE JESUS SUPORTOU.

3. QUE TIPO DE SOFRIMENTO JESUS SUPORTOU NA CRUZ?

JESUS SUPORTOU UM SOFRIMENTO EMOCIONAL. DIZ ISAIAS 53:3: “ERA DESPREZADO E O MAIS REJEITADO ENTRE OS HOMENS...”.  PRESTE ATENÇÃO: “O MAIS REJEITADO ENTRE OS HOMENS”. NUNCA HOMEM ALGUM FOI TÃO REJEITADO QUANTO JESUS. ELE NÃO FOI APENAS UM REJEITADO ENTRE OS HOMENS. DIZ O PROFETA QUE ELE FOI “O MAIS REJEITADO” ENTRE OS HOMENS.

-          ELE FOI REJEITADO PELO SEU POVO – “VIERAM PARA OS SEUS E OS SEUS NÃO O RECEBERAM”.

-          ELE FOI REJEITADO PELOS RELIGIOSOS DE SUA ÉPOCA, QUE LHE CHAMARAM DE FANÁTICO, DE MENTIROSO DE BLASFEMO, DE PECADOR, DE BEBERRÃO, DE ENDEMONHIADO.

-          ELE FOI REJEITADO PELA MESMA MULTIDÃO QUE O APLAUDIU “HOSANA, HOSANA”, E QUE GRITAVA AGORA: “CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O”.

-          ELE FOI REJEITADO PELAS AUTORIDADES ROMANAS: HERODES QUERIA MATÁ-LO QUANDO ERA INFANTE; PILATOS COVARDEMENTE ENTREGOU-O PARA SER CRUCIFICADO; E HERODES ANTIPAS ESCARNECEU DELE.

-          ELE FOI REJEITADO PELAS AUTORIDADES JUDAICAS – O SINÉDRIO FORJOU TESTEMUNHAS FALSAS PARA ASSACAR CONTRA ELE LIBELO ACUSATÓRIO, ACUSANDO-O DE SEDIÇÃO E BLASFÊMIA. CUSPINDO NO SEU ROSTO.

-          ELE FOI REJEITADO PELOS SEUS APÓSTOLOS: JUDAS O TRAIU; PEDRO O NEGOU; E OS OUTROS O ABANDONARAM E FUGIRAM.

-          O PIOR DE TUDO: ELE FOI ABANDONADO PELO PRÓPRIO PAI. PORQUE LÁ NA CRUZ, QUANDO ELE SE FEZ PECADO, QUANDO ELE SE TORNOU MALDIÇÃO, QUANDO NÃO HAVIA BELEZA NELE, QUANDO A FEIÚRA HORRENDA DA NOSSA INIQUIDADE ESTAVA NELE, ELE GRITOU: “DEUS MEU, DEUS MEU, PORQUE ME DESAMPARASTE?”. O PAI NÃO PODE AMPARÁ-LO, PORQUE JESUS ESTAVA ALI COMO NOSSO SUBSTITUTO. DEUS PAI PUNIU O NOSSO PECADO NO SEU FILHO, PARA NOS AMPARAR ETERNAMENTE.

-          ELE FOI REJEITADO, E AINDA HOJE ELE É REJEITADO. TODAS AS VEZES QUE VOCÊ OPTA PELO PECADO, VOCÊ AMA MAIS O PECADO DO QUE A ELE. QUANDO OCORRE ISSO, DIZ O LIVRO DE HEBREUS, VOCÊ ESTÁ PISANDO NOVAMENTE O SANGUE DE JESUS.

4. QUE TIPO DE SOFRIMENTO JESUS ENFRENTOU?

JESUS FOI HUMILHADO, AÇOITADO, CUSPIDO, DESPREZADO, DIZ ISAIAS 53:3.

-IMAGINE JESUS CRISTO, O CRIADOR DO UNIVERSO, O DEUS DA GLÓRIA, SENDO NESSE MOMENTO CUSPIDO PELO SINÉDRIO!

-IMAGINE O FILHO DE DEUS, QUE PODERIA NUMA ÚNICA PALAVRA DESTRUIR O IMPÉRIO ROMANO, SER AÇOITADO POR UM SOLDADO, COM CHICOTES DE TIRAS DE COURO COM PONTAS DE OSSO E PREGO, ONDE CADA CHICOTADA TIRAVA PEDAÇO DE CARNE!

-IMAGINE O FILHO DE DEUS, CAMINHANDO SOBRE AS RUAS LOTADAS DE JERUSALÉM, PELOS BECOS ESTREITOS DAQUELA CIDADE, CARREGANDO UMA CRUZ DEBAIXO DE VAIAS, DE ZOMBARIAS POR UMA MULTIDÃO ENSANDECIDA!

-IMAGINE JESUS SENDO SUSPENSO PELA CRUZ E UMA MULTIDÃO TRANSLOUCADA GRITANDO: CRUCIFICA-O, CRUCIFICA-O!

-IMAGINE O FILHO DE DEUS TENDO AS SUAS MÃOS RASGADAS, SEUS PÉS CRAVADOS, SENTINDO CEDE, CÂIMBRAS, DORES TERRÍVEIS, SENDO HUMILHADO!

POIS É, JESUS PASSOU POR TUDO ISSO, PARA NOS SALVAR. ELE SUPORTOU TUDO ISSO POR AMOR A TODOS NÓS.

-ELE SUPORTOU A IRA DE DEUS PAI.

-ELE SUPORTOU AS ZOMBARIAS DOS HOMENS.

-ELE SUPORTOU CASTIGOS FÍSICOS INDESCRITÍVEIS. DIZ ISAIAS 53:2 QUE O SEU SEMBLANTE FOI DESFIGURADO. ELE NÃO TINHA APARÊNCIA, NEM FORMOSURA. NÃO HAVIA NELE NENHUMA BELEZA QUE NOS AGRADASSE: “... NÃO TINHA PARECER NEM FORMOSURA...”.

O TEXTO ESTÁ DIZENDO QUE QUANDO ELE FOI PRÁ CRUZ, TODA A NOSSA HEDIONDEZ, TODA NOSSA DEFORMAÇÃO, TODA NOSSA DEGRADAÇÃO, TODA NOSSA INIQUIDADE FORAM COLOCADAS SOBRE ELE.

SEU CORPO FOI FERIDO. SE VOCÊ PERCEBER, AS TORTURAS FORAM CRUDELÍSSIMAS:  ANGÚSTIA, SÊDE, CÂIMBRAS, DORES, FALTA DE AR.

OS NOSSOS PECADOS CRAVARAM JESUS NA CRUZ. ELE FOI OPRIMIDO!  - “VERDADEIRAMENTE, ELE TOMOU SOBRE SI AS NOSSAS ENFERMIDADES E AS NOSSAS DORES LEVOU SOBRE SI; E NÓS O REPUTAMOS POR AFLITO, FERIDO DE DEUS E OPRIMIDO”.

PENSE COMO ISSO DEVE TER ACONTECIDO:

DESDE O MOMENTO QUE JESUS FOI PRESO NO GETSÊMANE, ELE FOI ACORRENTADO E LEVADO AO SINÉDRIO. LÁ, ELE FOI CUSPIDO NO ROSTO. TESTEMUNHAS FALSAS FORAM FORJADAS. BEM CEDO, FOI LEVADO AO PRETÓRIO ROMANO. OS JUDEUS ACUSAM-NO FALSAMENTE. PILATOS TENTA DEFENDÊ-LO, MAS NÃO QUIS. PILATOS TRANSFERE PARA HERODES A RESPONSABILIDADE.

MAS, HERODES DEVOLVE PARA PILATOS. PILATOS, SEM PRINCÍPIO, DIZ: VOU MANDAR AÇOITÁ-LO, E DEPOIS EU SOLTAREI. DESFIGURARAM JESUS. MASSACRARAM JESUS. ARRANCARAM A CARNE DE JESUS. O SANGUE ESBORRIFAVA.   

E DEPOIS OS SOLDADOS AINDA CRAVARAM NA FRONTE DELE UMA COROA DE ESPINHO. E ZOMBAVAM DELE. ESCARNECIAM DELE. E DEPOIS QUE JESUS ESTAVA DESFIGURADO, PILATOS APRESENTOU JESUS À MULTIDÃO: EIS AÍ O HOMEM, EIS AÍ O VOSSO REI. QUE FAREI DELE? OS JUDEUS DISSERAM: CRUCIFICA-O!

E JESUS, MOLHADO DE SANGUE, ABATIDO, TEM QUE TOMAR AQUELA CRUZ PESADA E CAMINHAR PELAS RUAS ACIDENTADAS DE JERUSALÉM.

IMAGINE O FILHO DE DEUS, O CRIADOR DE TUDO, APANHAR, SER ZOMBADO, SER PREGADO NAQUELA CRUZ!

IMAGINE O QUE ACONTECEU NAQUELE CALVÁRIO! DEBAIXO DE ZOMBARIA! SENDO ELE SUSPENSO NAQUELA CRUZ HUMILHANTE! NAQUELA CRUZ ESTAVA A SÍNTESE DE TODA A JUSTIÇA DE DEUS SENDO VINDICADA. E DE TODO O AMOR DE DEUS SENDO DEMONSTRADO.

A BÍBLIA DIZ QUE O SOFRIMENTO - MORAL, ESPIRITUAL E FÍSICO - DE JESUS FOI TAMANHO, A HUMILHAÇÃO FOI TÃO GRANDE QUE O UNIVERSO INTEIRO ENTROU EM CONVULSÃO, POIS AO MEIO-DIA O CÉU ESCONDEU O SEU ROSTO; AS PEDRAS SE ARREBENTARAM NOS VALES; OS TÚMULOS FORAM ABERTOS; PORQUE O FILHO DE DEUS ESTAVA SENDO FERIDO PELOS NOSSOS PECADOS.

5. E COMO ELE REAGIU A TUDO ISSO?

ELE SE ENTREGOU MANSAMENTE A TUDO ISSO COMO CORDEIRO QUE VAI PARA O MATADOURO: ELE NÃO ABRIU A SUA BOCA. NÃO PÔS EM SEUS EXATORES NENHUMA PALAVRA DE IRA E NEM DE VINGANÇA. E DIZ A BÍBLIA QUE AINDA INTERCEDEU PELOS TRANSGRESSORES: “PAI PERDOA-LHES PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM”.

PORÉM, HÁ UMA VERDADE QUE VOCÊ PRECISA SABER:

- NA CRUZ, JESUS VENCEU A MORTE. A MORTE NÃO TEM MAIS O ÚLTIMO LUGAR NA VIDA DELE.

ELE MATOU A MORTE COM A SUA MORTE. ELE ARRANCOU O AGUILHÃO DA MORTE. ELE TRIUNFOU SOBRE A MORTE. ELE INSTAUROU A RESSURREIÇÃO, A ETERNIDADE E A IMORTALIDADE. ELE RESSURGIU. ELE ESTÁ VIVO. ELE VENCEU A MORTE. ELE TEM AS CHAVES DA MORTE E DO INFERNO.

- JESUS REMIU UM POVO PARA DEUS. CONFIRA ISAIAS 53:11,12: “O TRABALHO DA SUA ALMA ELE VERÁ E FICARÁ SATISFEITO; COM O SEU CONHECIMENTO, O MEU SERVO, O JUSTO, JUSTIFICARÁ A MUITOS, PORQUE A INIQUIDADE DELES LEVARÁ SOBRE SI. PELO QUE LHE DAREI A PARTE DE MUITOS, E, COM OS PODEROSOS, REPARTIRÁ ELE O DESPOJO; PORQUANTO DERRAMOU A SUA ALMA NA MORTE E FOI CONTADO COM OS TRANSGRESSORES; MAS ELE LEVOU SOBRE SI O PECADO DE MUITOS E PELOS TRANSGRESSORES INTERCEDEU”.

JESUS NOS COMPROU COM O SEU SANGUE. ELE NOS REMIU. ELE NOS RESGATOU PARA DEUS, PARA SERMOS UM POVO ESPECIAL PARA GLÓRIA DE DEUS.

PORTANTO, A CRUZ NÃO É SINAL DE DERROTA. A CRUZ É O MAIOR SINAL DE VITÓRIA, PORQUE QUANDO O DIABO E SUAS HOSTES PENSAVAM QUE ESTAVAM PREVALECENDO SOBRE JESUS, DEUS SABOTA O PLANO DO INIMIGO, PORQUE FOI EXATAMENTE NA RUDE CRUZ QUE JESUS EXPÔS OS PRINCIPADOS E POTESTADES AO DESPREZO E TRIUNFOU SOBRE ELES.

FOI EXATAMENTE NA CRUZ QUE JESUS TOMOU A CÉDULA DE DÍVIDA QUE ERA CONTRA NÓS E A RASGOU, E A ANULOU E A CRAVOU NA CRUZ. AQUELE QUE CRÊ EM JESUS, NÃO DEVE MAIS NADA, ESTÁ JUSTIFICADO.

6. QUANTO CUSTOU A NOSSA REDENÇÃO?

CUSTOU TUDO PARA DEUS. CUSTOU A VIDA DE SEU FILHO. ESSE FOI O PREÇO QUE DEUS PAGOU PARA NOS SALVAR DA MORTE ETERNA. SEM DÚVIDA, A CRUZ DE CRISTO É A MAIOR EXPRESSÃO DO AMOR DE DEUS POR TODA A HUMNAIDADE.

AGORA FAÇO A MESMA PERGUNTA DO PROFETA ISAIAS: QUEM CREU SENHOR, QUEM CREU NA NOSSA PREGAÇÃO? POSSO LHE GARANTIR QUE NÃO EXISTE OUTRO MEIO PARA VOCÊ SER SALVO. NÃO EXISTE OUTRO CAMINHO PARA O CÉU. NÃO EXISTE OUTRA PORTA. NÃO EXISTE OUTRO SALVADOR. NÃO EXISTE OUTRA POSSIBILIDADE DE VOCÊ SER ACEITO POR DEUS. FREQUENTAR UMA IGREJA NÃO É SUFICIENTE. SER BATIZADO NÃO É SUFICIENTE. SER UM LÍDER ESPIRITUAL NÃO É SUFICIENTE. SER UM RELIGIOSO ZELOSO NÃO É SUFICIENTE. DAR ESMOLAS NÃO É SUFCIENTE. A NÃO SER QUE VOCÊ RECONHEÇA QUE JESUS CRISTO PAGOU PELOS SEUS PECADOS, E MORREU NA CRUZ EM SEU LUGAR.

O SEU PECADO É HORRENDO DIANTE DE DEUS. O SEU PECADO MERECE A IRA DE DEUS, E QUE VOCÊ NÃO PODE FICAR DEBAIXO DE SEUS PECADOS SEM SER CONDENADO, A NÃO SER QUE VOCÊ, COM SINCERIDADE, HUMILHADO E TOTALMENTE ARREPENDIDO, ORE AGORA E ENTREGUE A SUA VIDA A CRISTO E PEÇA A ELE PARA SER O SEU SENHOR, REDENTOR E SALVADOR. SÓ ASSIM HAVERÁ ESPERANÇA PARA SUA VIDA. VOCÊ PODE CONFESSÁ-LO COMO SENHOR E SALVADOR DE SUA VIDA. VOCÊ PODE ENCONTRAR NA CRUZ UMA FONTE DE VIDA, DE PERDÃO E DE REDENÇÃO.

VAMOS ORAR:

DEUS, BENDITO É TEU NOME ETERNO. PORQUE NÃO POUPASTE O TEU PRÓPRIO FILHO, ANTES POR TODOS NÓS O ENTREGASTE. BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE TU PROVASTE PARA NÓS O TEU AMOR, PELO FATO QUE CRISTO MORREU POR NÓS SENDO NÓS AINDA PECADORES.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE JESUS CRISTO VOLUNTARIAMENTE VEIO AO MUNDO E SE ENTREGOU PARA MORRER EM NOSSO LUGAR.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE NÃO OBSTANTE AQUELE CÁLICE ESTIVESSE CHEIO DE TUA IRA, JESUS CRISTO PELOS NOSSOS PECADOS SOLVEU AQUELE CÁLICE SOZINHO PARA NOS DAR A FONTE DA VIDA ETERNA.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE PELA MORTE DE JESUS CRISTO UM NOVO E VIVO CAMINHO FOI ABERTO, NOS DANDO A BÊNÇÃO E A POSSIBILIDADE DE RECONCILIARMOS CONTIGO.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE TODO AQUELE QUE CRÊ NO SENHOR JESUS TEM A VIDA ETERNA.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE TODO AQUELE QUE VEM A JESUS ELE NÃO LANÇA FORA.

BENDITO SEJA O TEU NOME PORQUE NESTE MOMENTO HÁ COPIOSA REDENÇÃO PARA AQUELES QUE ESTÃO ACEITANDO A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR. SALVA AQUI PARA GLÓRIA DO TEU NOME.

EM NOME DE JESUS, AMÉM!

sábado, 21 de janeiro de 2023

A FELICIDADE DOS HUMILDES DE ESPÍRITO (Mt.5:1-3) – esboço de mensagem que um dia eu preguei

 Texto Base: Mateus 5:1-3:

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;

2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:

3 Bem-aventurados os humildes [pobres –ARC] de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Estas palavras de Jesus fazem parte das oito Bem-aventuranças proferidas por Ele por ocasião de seu Sermão do Monte, em Cafarnaum, logo no início de seu Ministério terreno.

As Bem-aventuranças nos falam da nossa relação com Deus, com o próximo e com nós mesmos. É a carta magna da ética crista. É o mapa seguro que nos ensina o caminho de uma vida que agrada a Deus e glorifica seu nome. Elas esboçam o perfil daqueles que nasceram de novo e que foram transportados de um reino de trevas para o Reino da Luz.

As bem-aventuranças são um roteiro seguro para aquele que busca ser feliz. O que o mundo promete e não consegue dar, Jesus oferece gratuitamente.

Jesus é enfático ao afirmar que o cristão é feliz, muito feliz! Sua felicidade é pura, profunda e eterna, e é ultracircunstancial. O mundo não pode concedê-la nem retirá-la. Ela começa na terra e continua no céu por toda a eternidade.

São oito bem-aventuranças, mas quero apenas falar de uma: “Bem-aventurado os humildes de espírito”.

O homem é um ser obstinado na busca do prazer. O hedonismo ensina que o prazer é o fim último do ser humano. Essa filosofia parece reger a humanidade. A grande questão é onde está esse prazer: nas coisas externas? No dinheiro? No sucesso? Na cultura? No sexo? Na diversão? Nas viagens psicodélicas? Salomão buscou a felicidade na maioria dessas coisas, e viu que tudo era vaidade (Ec.2:1-10).

Hoje, as indústrias farmacêuticas gastam milhões de dólares em remédios que buscam aliviar o estresse e aplacar a dor dos infelizes. As agências de turismo anunciam pacotes de viagens para lugares encantadores prometendo felicidade aos seus clientes.

A poderosa indústria do entretenimento põe diante de nós uma infinidade de opções visando acalentar a perturbada alma humana. No entanto, esses expedientes não logram alcançar seu objetivo. O verdadeiro prazer está em Deus; é na presença de Deus que existem delícias eternas.

O QUE É E ONDE PODEMOS ENCONTRAR A VERDADEIRA FELICIDADE?

-Em primeiro lugar, a verdadeira felicidade é abraçar o que o mundo repudia e repudiar o que o mundo aplaude.

Os valores do Reino de Deus são como uma pirâmide invertida. Jesus diz que feliz é o pobre, o que chora, o manso, o puro, o perseguido. Para o mundo isto é um grande paradoxo. “O mundo pensa que feliz é aquele que está no pináculo, no lugar mais alto, mas Cristo pronuncia como bem-aventurado aquele que está no VALE”.

Jesus diz que bem-aventurado é o pobre de espírito, e não a pessoa autossuficiente, arrogante e soberba.

Jesus diz que bem-aventurado é o que chora, e não aquele que é durão e insensível.

Jesus diz que bem-aventurado é o manso, o que abre mão dos seus direitos, e não o valentão que se envolve em brigas intermináveis.

Jesus diz que bem-aventurado é o pacificador, aquele que não apenas evita contendas, mas busca apaziguar os ânimos exaltados dos outros.

Jesus diz que bem-aventurado é o puro de coração, e não aquele que se banqueteia com todos os prazeres do mundo.

Jesus diz que bem-aventurado é o perseguido por causa da justiça, e não aquele que procura levar vantagem em tudo.

Jesus diz que aquele que ganha a sua vida a perde, mas o que a perde, esse é quem a ganha.

Jesus diz que o humilde é que será exaltado.

-Em segundo lugar, a verdadeira felicidade não está nas coisas externas, mas nas realidades internas.

Jesus não disse que bem-aventurados são os ricos. A verdadeira felicidade não está centrada em coisas externas. As riquezas não satisfazem. Deus colocou a eternidade no coração do homem. Nem todo o ouro da terra poderia preencher o vazio da nossa alma.

A verdadeira felicidade não está centrada na posse das bênçãos, mas se acha na fruição da intimidade com o abençoador. Para alcançar a felicidade, não basta tomar posse das bênçãos, mas desfrutar essas bênçãos. Um homem pode morar num palácio e não se deleitar nele. Pode ter o domínio de um reino e não ter paz na alma. Jesus falou de um homem que derrubou seus celeiros para construir outros novos e maiores, e estocar abundante provisão, dizendo para sua própria alma para comer e regalar-se. Mas, como coisas não satisfazem o vazio da alma, Jesus chamou esse homem rico de louco.

A felicidade não está no topo da pirâmide social, nem mesmo no prestígio político e econômico. Quando Davi pecou contra Deus e adulterou com Bate-Seba, continuou no trono, mas a mão de Deus pesava sobre ele de dia e de noite. Seu vigor se tornou sequidão de estio. A alegria fugiu da sua face, e a paz foi embora do seu coração.

A verdadeira felicidade é deleitar-se em Deus, é alegrar-se com o sorriso de Deus, é beber dos rios de Seus prazeres (Sl.36:8).

A verdadeira felicidade consiste em desfrutar da plenitude de Deus: Ele é sol, escudo, herança, fonte, rocha, alegria, esperança.

A verdadeira felicidade consiste em tomar posse da bem-aventurança agora e na eternidade.

-Em terceiro lugar, a verdadeira felicidade não é apenas uma promessa para o futuro, mas também, e sobretudo, uma realidade para o presente.

Jesus não disse: Bem-aventurados serão os pobres de espírito; Ele disse: Bem-aventurados são os pobres de espírito. Os crentes não serão felizes apenas quando chegarem ao céu; eles já são felizes agora. Os crentes são felizes antes mesmo de serem coroados. São felizes não apenas na glória, mas a caminho da glória.

A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ FUNDAMENTADA NO SER E NÃO NO TER

- Em primeiro lugar, o que não significa ser humilde [pobre] de espírito.

Há muita confusão acerca do termo "pobre de espírito”. Há quatro realidades que não expressam o que é ser pobre de espírito:

a) não significa pobreza financeiro. Francisco de Assis foi o patrono daqueles que pensam que renunciar às riquezas financeiras para viver na pobreza ou em um monastério dava crédito ao homem diante de Deus. Tal opinião violenta as Escrituras. A pobreza em si não é um bem, da mesma forma que a riqueza em si não é um mal. Uma pessoa pode ser pobre financeiramente e não ser pobre de espírito. Concordo com Martyn Loyd-Jones quando diz: "Não há mérito nem vantagem na nobreza. A pobreza não serve de garantia da espiritualidade”. A pobreza bem-aventurada é a do "pobre de espírito", a do espírito que reconhece sua própria falta de recursos para enfrentar as exigências da vida e encontrar ajuda e fortaleza em Deus.

b) não significa ter uma vida espiritual pobre. Jesus não está elogiando aqueles que são espiritualmente pobres, descuidados com a vida espiritual. Ser pobre em santidade, verdade, fé e amor é uma grande tragédia. Jesus disse à igreja de Laodicéia: "Sei que tu és pobre, miserável, cego e nu" (Ap.3:17).

Vivemos em uma época faminta de riquezas terrenas e sem apetite das riquezas espirituais. A maioria dos crentes vive uma vida espiritual rasa; são crentes fracos, tímidos, vulneráveis, espiritualmente trôpegos.

c) não significa pobreza de autoestima. Jesus não está falando que as pessoas que pensam menos a respeito de si mesmas são felizes. Baixa autoestima não é um bem, mas um mal. Há muitas pessoas realmente infelizes que vivem esmagadas pelo complexo de inferioridade, com as emoções confusas e a alma ferida por uma autoestima arranhada pelos revezes da vida.

Ser pobre ou humilde de espírito significa ter uma opinião adequada a respeito de si mesmo (Rm.12:3).

Ser "pobre de espírito" não é uma falsa humildade, como a pessoa que diz: "não lenho valor algum, não sou capaz de fazer nada". Os espias de Israel, que foram avistar a Terra Prometida, ao ver os gigantes com suas cidades fortificadas, olharam para si mesmos e disseram: “Somos como gafanhotos!”. Eles viram a si mesmos como insetos, como gafanhotos. Eles foram derrotados não pelas circunstâncias, mas pelos seus próprios sentimentos.

- Em segundo lugar, o que significa ser pobre de espírito?

a) Ser pobre de espírito é a base para as outras virtudes. Se Jesus começasse com a pureza de coração, não haveria esperança para nós. Primeiro precisamos estar vazios, para depois ser cheios. Não podemos ser cheios de Deus, enquanto não formos esvaziados de nós mesmos. Esta virtude é a raiz, as outras são os frutos.

Uma pessoa não pode chorar pelos seus pecados até saber que não tem méritos diante de Deus.

Você jamais sentirá fome e sede de justiça a não ser que saiba que carece totalmente da graça. Alguém disse que esta bem-aventurança é o rico solo em que as outras graças crescem e florescem. O topo dos montes normalmente é estéril porque é lavado pelas chuvas; mas o vale é fértil porque é para ali que as chuvas levam os mais ricos nutrientes. De modo semelhante, o coração soberbo é estéril. Nele nenhuma graça pode crescer; mas o coração humilde é solo fértil onde frutificam as mais sublimes virtudes cristãs.

b) Ser pobre de espírito é reconhecer nossa total dependência de Deus. Feliz é o homem que reconhece sua total carência e coloca a sua confiança em Deus. No hebraico, a palavra "pobre” designava o homem humilde que põe toda sua confiança em Deus.

Feliz é o homem que reconhece que o dinheiro, o poder e a força não significam nada, mas Deus significa tudo.

Feliz é o homem que sabe que Deus é o único que pode oferecer-lhe ajuda, esperança e fortaleza. Ele sabe que as coisas materiais nada significam, mas Deus significa tudo para ele. Martinho Lutero, o monge agostiniano, quando jovem, entrou para um monastério a fim de conquistar a salvação por meio de sua piedade, mas, só depois que se esvaziou de sua vã confiança em si mesmo, correu para os braços de Jesus a fim de receber a salvação.

Ser pobre de espírito é agir como o publicano: "Senhor, compadece-te de mim, pecador". João Calvino disse: "Só aquele que, em si mesmo, foi reduzido a nada, e repousa na misericórdia de Deus, é pobre de espírito".

Moisés disse: "Senhor, quem sou eu, eu não sei falar".

O profeta Isaias clamou: "Ai de mim, estou perdido...''.

O apóstolo Pedro gritou: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou pecador".

O apóstolo Paulo clamou: "Miserável homem que eu sou".

Portanto, ser pobre de espírito é expor suas feridas ao óleo do divino médico. Se uma pessoa não é pobre de espirito, não acha sabor no pão do céu, não sente sede da água da vida; ela pisará nas riquezas da graça e jamais desejará a redenção ou terá prazer na santificação.

- Em terceiro lugar, por que devemos ser pobre de espírito?

Destacamos três pontos:

a) Enquanto não formos pobres de espírito, jamais Cristo será precioso para nós.  Enquanto não enxergarmos nossa própria miséria, jamais veremos a riqueza que temos em Cristo. Enquanto não percebermos que estamos perdidos, jamais buscaremos refúgio em Cristo. Enquanto não percebermos a feiura do nosso pecado, jamais desejaremos o perdão e a graça de Cristo.

b) Enquanto não formos pobres de espírito, não estaremos prontos para recebermos a graça de Deus. Aqueles que abrigam sentimentos de autossuficiência e se sentem saciados jamais terão sede de Deus. Aqueles que se sentem cheios de si mesmos jamais poderão ser cheios de Deus. Aqueles que pensam que estão sãos jamais buscarão o Médico.  Aqueles que pensam que têm méritos jamais desejarão ser cobertos pela justiça de Cristo. O evangelho é para pecadores. As boas novas de salvação só podem ser iguarias apetitosas para os famintos. Só anelaremos as riquezas de Deus depois de constatarmos nossa absoluta pobreza.

c) Enquanto não formos pobres de espírito, não poderemos ir para o céu. O Reino de Deus pertence aos pobres de espírito. A porta do céu é estreita e aqueles que se consideram grandes aos seus próprios olhos não podem entrar lá. John Stott explica esse princípio com clareza:

“O reino é concedido ao pobre, não ao rico; ao frágil, não ao poderoso; às criancinhas bastante humildes para aceitá-lo; não aos soldados que se vangloriam de poder obtê-lo através de sua própria bravura. Nos tempos de nosso Senhor, quem entrou no reino não foram os fariseus, que se consideravam ricos, tão ricos em méritos, que agradeciam a Deus por seus predicados; nem os zelotes, que sonhavam com o estabelecimento do reino com sangue e espada; mas foram os publicanos e as prostituías, o refugo da sociedade humana, que sabiam que eram tão pobres, que nada tinham para oferecer nem para receber. Tudo o que podiam fazer era clamar pela misericórdia de Deus; e ele ouviu o seu clamor”.

- Em quarto lugar, como podemos saber que somos pobres de espírito?

a) quando toda a base da nossa aceitação por Deus está nos méritos de Cristo. Uma pessoa pobre de espirito não tem nada que exigir, merecer, reclamar. Ela se vê desamparada até refugiar-se em Cristo. Não tem descanso para a alma até estar firmada na rocha que é Cristo. Não busca nenhum outro tesouro ou experiência além de Cristo. Está plenamente satisfeita com Cristo.

b) quando o nosso coração está desprovido de toda a vaidade. Jó, mesmo sendo um homem piedoso, que se desviava do mal, suportou provas tremendas sem negociar sua fidelidade a Deus. Ele disse: "Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza" (Jó 42:6). Quanto mais graça recebemos, mais humildes nos tornamos, porque mais devedores reconhecemos.

A VERDADEIRA FELICIDADE É UMA RECOMPENSA PARA O PRESENTE E PARA O FUTURO.

“Bem-aventurados os humildes [pobres –ARC] de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

A verdadeira felicidade deve ser desfrutada no tempo e na eternidade, na terra e no céu. Vejamos dois pontos:

- Em primeiro lugar, a felicidade do Reino de Deus é algo presente e não apenas futuro.

Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus" (Mt.5:3). Ele não disse: "porque deles será o Reino dos céus"; mas, é o Reino dos Céus. A felicidade cristã não é para ser desfrutada apenas no céu, mas agora, a caminho do céu. O reino é graça e glória. Graça agora, glória no futuro.

O povo de Deus deve ser o povo mais feliz da terra - "Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dá alteza" (Dt.33:29).

A pobreza de espírito está conectada com a posse de um Reino mais glorioso do que todos os tronos da terra.

A pobreza de espírito é o pórtico do templo de todas as demais bênçãos. Enfrentamos lutas, mas já estamos abençoados com toda sorte de bênçãos em Cristo.

O crente tem dois endereços: um na terra e outro no reino espiritual; geograficamente, ele está em algum ponto da terra; espiritualmente, ele está em Cristo.

- Em segundo lugar, a nossa felicidade será completa quando tomarmos posse definitiva do Reino, no futuro.

Os salvos não apenas vão entrar na posse do Reino, mas reinarão com o Rei da glória. Estaremos não apenas no céu, mas também nos tronos. Teremos uma coroa e vestes reais, e receberemos um trono. Está escrito: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap.3:21).

O Reino dos céus excede ao esplendor dos maiores reinos do mundo, porque o fundador desse Reino é o próprio Deus. Esse Reino é mais rico do que todas as riquezas de todos os reinos. Tudo o que é do Pai é nosso. Somos os herdeiros de todas as coisas.

O Reino dos céus também excede todos os demais em perfeição. As glórias de Salomão nada serão diante do Reino dos céus. As glórias dos palácios dos xeques árabes serão palhoças.

O Reino dos céus excede também todos os outros reinos em segurança, beleza e riqueza. Nada contaminado entrará lá, nenhuma maldição atravessará os portões da Cidade Santa.

O Reino dos céus excede todos os outros reinos em estabilidade. Os reinos do mundo caíram e cairão, mas o Reino de Deus permanecerá para sempre.

O crente mais pobre é mais rico do que os reis mais opulentos da terra.

Temos nós andado de modo digno desse Reino?

Prezado ouvinte, se você é pobre (humilde) de espírito, você é a pessoa mais feliz da terra. Pense nisso!

Amém?

___

Observação: Esta mensagem foi adaptada do livro “A Felicidade ao seu alcance”, do Pr. Hernandes Dias Lopes.

 

 

sábado, 14 de janeiro de 2023

A FELICIDADE DOS QUE CHORAM (Esboço de mensagem que um dia eu preguei)

TEXTO BASE: MT.5:4

BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS” (Mt.5:4).

ESTAS PALAVRAS FORAM PROFERIDAS POR JESUS SOBRE UM MONTE, NAS PROXIMIDADES DE CAFARNAUM, NO INÍCIO DO SEU MINISTÉRIO PÚBLICO, APÓS O SEU BATISMO E TENTAÇÃO. ALI, JESUS PROCLAMOU O MAIS CONCISO E ORDENADO CÓDIGO DE ÉTICA E PADRÃO DE CONDUTA, E QUE OS APÓSTOLOS DEVIAM OBSERVÁ-LO COMO REGRA PRINCIPAL PARA PERMANÊNCIA NO REINO DE DEUS. INTRODUTORIAMENTE, COMUNICOU À HUMANIDADE INTEIRA AS OITO REGRAS BÁSICAS PARA TODO O COMPORTAMENTO DOS SEUS SÚDITOS – AS BEATITUDES (MT.5:3-12). DENTRE ELAS, ESTÁ A REGRA BÁSICA EM EPÍGRAFE - “BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM, PORQUE ELES SERÃO CONSOLADOS” (Mt.5:4).

ESTA BEM-AVENTURANÇA CONTÊM O MAIOR PARADOXO DO CRISTIANISMO. PODERÍAMOS TRADUZIR DA SEGUINTE MANEIRA: "FELIZES SÃO OS INFELIZES". PORÉM, A CONCEPÇÃO DE QUE ''FELIZES SÃO OS TRISTES" OPÕE-SE A TUDO O QUE SABEMOS.

TODA A ESTRUTURA DE NOSSA VIDA - A LOUCURA PELO PRAZER, A BUSCA DE EMOÇÕES, O TEMPO, DINHEIRO E ENTUSIASMO, GASTOS EM DIVERSÃO E PASSATEMPO - É UMA EXPRESSÃO DO DESEJO DO MUNDO DE EVITAR O CHORO, A TRISTEZA E A DOR. NO ENTANTO, JESUS DIZ: “FELIZES OS TRISTES; CONSOLADOS SERÃO OS QUE CHORAM”. A PRINCIPAL IDEIA DO TEXTO É: BEM-AVENTURADO O HOMEM QUE ESTÁ DESESPERADAMENTE ENTRISTECIDO DE SEU PRÓPRIO PECADO E INDIGNIDADE.

QUE ESPÉCIE DE TRISTEZA É ESTA QUE PODE PRODUZIR A MAIOR FELICIDADE? NEM TODOS OS QUE CHORAM SÃO FELIZES E NEM TODOS OS QUE CHORAM SERÃO CONSOLADOS.

ENTÃO, DE QUE TIPO DE CHORO JESUS ESTÁ FALANDO? CHORAMOS POR VARIAS RAZÕES:

- CHORAMOS PELO LUTO;

- CHORAMOS PELA DOR FÍSICA;

- CHORAMOS POR DECEPÇÃO, DESESPERO, DESESPERANÇA, SAUDADE, COMPAIXÃO, SOLIDÃO, DEPRESSÃO, AMOR.

- O SALMISTA DERRAMOU LÁGRIMAS DE SOLIDÃO.

- TIMOTEO DERRAMOU LÁGRIMAS DE DESÂNIMO.

- JEREMIAS DERRAMOU LÁGRIMAS DE DECEPÇÃO.

- PAULO DERRAMOU LAGRIMAS DE PREOCUPAÇÃO.

MAS, DE QUE TIPO DE CHORO JESUS ESTÁ TRATANDO NESTA BEM-AVENTURANÇA? JESUS TRATA DE DUAS COISAS: (A) UMA DECLARAÇÃO: FELIZES SÃO OS QUE CHORAM; (B) UMA PROMESSA: ESSES SERÃO CONSOLADOS.

O QUE ESSE CHORO NÃO SIGNIFICA?

DESTACAMOS QUATRO ASPECTOS NEGATIVOS, RELATIVOS AO QUE ESSE CHORO NÃO SIGNIFICA:

- EM PRIMEIRO LUGAR, NÃO É O CHORO CARNAL.

O CHORO CARNAL É AQUELE POR MEIO DO QUAL UMA PESSOA LAMENTA A PERDA DE COISAS EXTERIORES E NÃO A PERDA DA PUREZA.

A TRISTEZA DO MUNDO PRODUZ MORTE (2CO 7:10) -PORQUE A TRISTEZA SEGUNDO DEUS OPERA ARREPENDIMENTO PARA A SALVAÇÃO, DA QUAL NINGUÉM SE ARREPENDE; MAS A TRISTEZA DO MUNDO OPERA A MORTE”.

AMNOM CHOROU DE TRISTEZA ATÉ POSSUIR SUA PRÓPRIA IRMÃ, PARA DEPOIS DESPREZÁ-LA (2SM 13:2).

ACABE CHOROU POR NÃO TER A VINHA DE NABOTE, A QUAL COBIÇAVA (1RS 21:4).

FARAÓ CHOROU POR TER FEITO O BEM - POR TER LIBERTADO O POVO. ELE SE ARREPENDEU DE SEU ARREPENDIMENTO (ÊX 14:5) – “SENDO, POIS, ANUNCIADO AO REI DO EGITO QUE O POVO FUGIA, MUDOU-SE O CORAÇÃO DE FARAÓ E DOS SEUS SERVOS CONTRA O POVO, E DISSERAM: POR QUE FIZEMOS ISSO, HAVENDO DEIXADO IR A ISRAEL, PARA QUE NOS NÃO SIRVA?”.

- EM SEGUNDO LUGAR, NÃO É O CHORO DO REMORSO E DO DESESPERO. ESSE FOI O CHORO DE JUDAS ISCARIOTES.

-          ELE RECONHECEU SEU PECADO E SE ENTRISTECEU.

-          ELE CONFESSOU SEU PECADO, E SE JUSTIFICOU PELO QUE FIZERA A CRISTO, DIZENDO QUE HAVIA TRAÍDO UM INOCENTE.

JUDAS FEZ RESTITUIÇÃO, MAS ESTÁ NO INFERNO, APESAR DE TER FEITO MUITO MAIS DO QUE MUITOS FAZEM HOJE.

-          ELE CONFESSOU SEU PECADO;

-          ELE DEVOLVEU O DINHEIRO QUE COBIÇOU. SUA CONSCIÊNCIA O ACUSOU DE TER ADQUIRIDO AQUELE DINHEIRO DE FORMA VIL.

NO ENTANTO, EMBORA JUDAS TENHA CHORADO PELO SEU PECADO, AQUELAS NÃO FORAM LÁGRIMAS DE ARREPENDIMENTO, MAS DE REMORSO. FOI UM CHORO DIABÓLICO.

- EM TERCEIRO LUGAR, NÃO É O CHORO DO MEDO DAS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO.

QUANDO CAIM MATOU SEU IRMÃO, ABEL, DEUS O CONFRONTOU. CAIM ENTÃO DISSE: "É TAMANHO O MEU CASTIGO, QUE JÁ NÃO POSSO SUPORTÁ-LO" (GN 4:13). SEU CASTIGO AFLIGIU-O MAIS DO QUE O SEU PECADO.

CHORAR APENAS PELO MEDO DO CASTIGO, APENAS PELO MEDO DO INFERNO, É COMO O LADRÃO QUE CHORA PORQUE FOI APANHADO, E NÃO POR CAUSA DA SUA OFENSA.

AS LÁGRIMAS DO ÍMPIO SÃO FORÇADAS PELO FOGO DA AFLIÇÃO, NÃO PELA DOR DO ARREPENDIMENTO.

- EM QUARTO LUGAR, NÃO É O CHORO APENAS EXTERNO E TEATRAL.

JESUS DIZ QUE OS FARISEUS "MOSTRAM-SE CONTRISTADOS E DESFIGURAM A FACE COM O FIM DE PARECER AOS HOMENS QUE JEJUAM"' (MT 6:16). OS OLHOS ESTÃO MOLHADOS, MAS O CORAÇÃO ESTÁ SECO. OS OLHOS ESTÃO UMEDECIDOS, MAS O CORAÇÃO PERMANECE DURO.

QUANDO ACABE SOUBE DO JUÍZO DE DEUS SOBRE SI E SEU REINO, RASGOU AS VESTES E VESTIU-SE COM PANO DE SACO (1RS 21:27). SUAS VESTES ESTAVAM RASGADAS, MAS NÃO SEU CORAÇÃO.

ELE SE VESTIU DE PANO DE SACO, MAS NÃO HAVIA CHORO PELO PECADO.

A ORDEM DE DEUS É: "RASGAI OS VOSSOS CORAÇÕES E NÃO APENAS AS VOSSAS VESTES"' (JL 2:13).

O QUE ESSE CHORO SIGNIFICA

SÃO FELIZES AQUELES QUE LAMENTAM A CAUSA DO SEU PECADO E MANIFESTAM PESAR PELAS SUAS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES. PARA ELES, O PECADO É VERDADEIRA TORTURA. QUANDO SE LEMBRAM DELE, CHORAM; O PECADO É PARA ELES CARGA MUI PESADA, E DIFICILMENTE O SUPORTAM.

EXISTEM QUATRO ASPECTOS POSITIVOS DA EXPRESSÃO DE JESUS ''BEM-AVENTURADOS OS QUE CHORAM" (MT 5:4):

-          É UM CHORO ESPONTÂNEO;

-          É UM CHORO ESPIRITUAL;

-          É UM CHORO PELO NOSSO PRÓPRIO PECADO E PELO PECADO DOS OUTROS.

- EM PRIMEIRO LUGAR, DEVE SER UM CHORO ESPONTÂNEO.

A MULHER PECADORA REVELOU UM ARREPENDIMENTO ESPONTÂNEO E VOLUNTÁRIO. ELA LAVOU OS PÉS DE JESUS COM SUAS LÁGRIMAS. VEIO COM UNGUENTO EM SUAS MÃOS, AMOR EM SEU CORAÇÃO E LÁGRIMAS EM SEUS OLHOS (LC 7:36-50).

PEDRO, DEPOIS DE NEGAR A JESUS COM JURAMENTOS E PRAGUEJAMENTOS, AO SER CONFRONTADO POR SEU OLHAR COMPASSIVO, DESATOU A CHORAR E CHOROU AMARGAMENTE.

O APÓSTOLO PAULO DIZ QUE "A TRISTEZA SEGUNDO DEUS PRODUZ ARREPENDIMENTO PARA A SALVAÇÃO, QUE A NINGUÉM TRAZ PESAR...” (2CO 7:10).

É A TRISTEZA PELO PECADO QUE DESEMBOCA NA FELICIDADE VERDADEIRA.

- EM SEGUNDO LUGAR, DEVE SER UM CHORO ESPIRITUAL.

É O CHORO PELO PECADO E NÃO APENAS PELAS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO.

FARAÓ PEDIU PARA TIRAR AS PRAGAS DO EGITO, MAS JAMAIS DESEJOU TIRAR AS PRAGAS DO SEU CORAÇÃO.

DAVI, QUANDO FOI CONFRONTADO POR DEUS, ELE SE ARREPENDEU E CHOROU PELO PECADO, MAIS DO QUE PELAS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO. ELE DISSE: "...O MEU PECADO ESTÁ SEMPRE DIANTE DE MIM" (SL 51:3). ELE NÃO DISSE: "A ESPADA ESTÁ SEMPRE DIANTE DE MIM” OU "O CASTIGO ESTÁ SEMPRE DIANTE DE MIM".

A OFENSA CONTRA DEUS FERIU DAVI MAIS DO QUE O JUÍZO DE DEUS SOBRE O SEU PECADO.

O PECADO É CONTRÁRIO À NATUREZA DE DEUS, UMA VEZ QUE ELE É SANTO, E O PECADO É UMA COISA IMUNDA.

O PECADO É UMA REBELIÃO CONTRA DEUS E UMA CONSUMADA INGRATIDÃO CONTRA ELE.

DEUS ENVIOU SEU FILHO PARA REDIMIR-NOS DO PECADO, E SEU ESPÍRITO PARA CONFORTAR-NOS.

NÓS PECAMOS CONTRA O SANGUE DE CRISTO, CONTRA A GRAÇA DO ESPÍRITO, E NÃO DEVERÍAMOS CHORAR?

O PECADO CONTRA O AMOR DE DEUS É PIOR DO QUE O PECADO DOS DEMÔNIOS, PORQUE A ELES JAMAIS FOI OFERECIDA A GRAÇA. ENTRETANTO, NÓS CAÍMOS E NOS FOI OFERECIDA GRAÇA, E AINDA PECAMOS CONTRA ELA. PECAMOS CONTRA AQUELE QUE MORREU POR NÓS. PECAMOS CONTRA AQUELE QUE HABITA EM NÓS.

O PECADO FAZ O HOMEM PIOR DO QUE UMA SERPENTE. A SERPENTE SÓ TEM DENTRO DE SI AQUILO QUE DEUS COLOCOU DENTRO DELA. O VENENO DA SERPENTE É MEDICINAL, MAS O PECADOR TEM DENTRO DE SI AQUILO QUE O DIABO COLOCOU DENTRO DELE. PEDRO PERGUNTOU A ANANIAS: "ANANIAS, POR QUE SATANÁS ENCHEU O SEU CORAÇÃO PARA MENTIR AO ESPÍRITO SANTO?'" (AT 5:3).

O PECADO É O PIOR DE TODOS OS MALES - ELE É PIOR DO QUE A POBREZA, DO QUE A DOENÇA, DO QUE A SOLIDÃO E DO QUE A PRÓPRIA MORTE. ESSES MALES, POR MAIS DESASTROSOS, NÃO PODEM PRIVAR-NOS DA GRAÇA DE DEUS NEM NOS IMPEDE DE ENTRAR NO CÉU, MAS O PECADO NOS SEPARA DE DEUS AGORA E NOS LANÇA FORA DE SUA PRESENÇA POR TODA A ETERNIDADE.

O PECADO NOS PRIVA DAS COISAS MAIS EXCELENTES. O PECADO NOS PRIVA DO MAIOR BEM: A COMUNHÃO COM DEUS (IS 59:2).

QUANDO PECAMOS, NÃO APENAS A PAZ VAI EMBORA, MAS DEUS TAMBÉM VAI EMBORA. NÃO HÁ COMUNHÃO ENTRE AS TREVAS E A LUZ.

QUANDO CHORAMOS PELO PECADO, ANSIAMOS NÃO APENAS PELA VOLTA DAS BÊNÇÃOS, MAS PELA VOLTA DE DEUS (ÊX 33:12-23).

DEVEMOS NÃO APENAS CHORAR, MAS VOLTAR-NOS PARA DEUS COM CHORO (JL 2:12) – “AINDA ASSIM, AGORA MESMO DIZ O SENHOR: CONVERTEI-VOS A MIM DE TODO O VOSSO CORAÇÃO; E ISSO COM JEJUNS, E COM CHORO, E COM PRANTO”.

AS LÁGRIMAS DO ARREPENDIMENTO SÃO COMO AS ÁGUAS DO JORDÃO: ELAS NOS PURIFICAM DA NOSSA LEPRA (2RS 5:10).

- EM TERCEIRO LUGAR, DEVE SER UM CHORO PELO NOSSO PRÓPRIO PECADO. FELIZ É AQUELE QUE CHORA PELO PRÓPRIO PECADO.

AQUELE QUE NÃO CHORA PELOS SEUS PECADOS PERDEU COMPLETAMENTE A RAZÃO.

SERÁ QUE ESDRAS ERROU QUANDO CONFESSAVA, "CHORANDO PROSTRADO DIANTE DA CASA DE DEUS"? (ED 10:1).

SERÁ QUE PAULO ERROU AO GEMER: "DESVENTURADO HOMEM QUE SOU! QUEM ME LIVRARÁ DO CORPO DESTA MORTE? (RM 7:24).

O CHORO PELO PECADO DEVE SER INTENSO. PEDRO CHOROU AMARGAMENTE DEPOIS DE NEGAR A JESUS. ESSE DEVE SER O LAMENTO PELO PECADO DENTRO DA IGREJA.

HOJE NÓS CHORAMOS PELOS TEMPOS DIFÍCEIS, MAS NÃO PELOS CORAÇÕES DUROS.

MUITOS, EM VEZ DE CHORAR PELO PECADO, ALEGRAM-SE NELE. A BÍBLIA FALA DAQUELES QUE SE ALEGRAM EM FAZER O MAL (PV 2:14); DAQUELES QUE SE DELEITAM NA INJUSTIÇA (TS 2:12). ESSES SÃO PIORES DO QUE OS CONDENADOS QUE ESTÃO HADES, ESPERANDO A SETENÇA FINAL PARA SEREM JOGADOS NO INFERNO. ESSE ÍMPIOS NÃO SE DELEITAM MAIS NO PECADO.

O CHORO PELO PECADO É O ÚNICO CAMINHO PARA NOS LIVRAR DA IRA VINDOURA.

- EM QUARTO LUGAR, DEVE SER UM CHORO PELO PECADO DOS OUTROS.

  • DAVI CHOROU PELOS PECADOS DAQUELES QUE DESOBEDECIAM A DEUS: "TORRENTES DE ÁGUA NASCEM DOS MEUS OLHOS, PORQUE OS HOMENS NÃO GUARDAM A TUA LEI”(SL 119:36).
  • JEREMIAS CHOROU A TERRÍVEL CONDIÇÃO DE JERUSALÉM SENDO DESTRUÍDA.
  • NEEMIAS CHOROU AO SABER DO ESTADO DE OPRÓBRIO EM QUE SE ENCONTRAVA A CIDADE DO SEPULCRO DE SEUS PAIS.
  • JESUS CHOROU SOBRE A CIDADE IMPENITENTE DE JERUSALÉM.
  • PAULO CHOROU AO ADVERTIR A IGREJA CONTRA OS FALSOS MESTRES. ELE DISSE: "POIS MUITOS ANDAM ENTRE NÓS [...] E AGORA VOS DIGO ATÉ CHORANDO, QUE SÃO INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO (FP 3:18).

DEVEMOS CHORAR PELAS BLASFÊMIAS DA NAÇÃO BRASILEIRA. PELA PROFANAÇÃO DO NOME DE DEUS.

DEVEMOS CHORAR PELA FRIEZA DA IGREJA.

DEVEMOS CHORAR PELO PECADO NA IGREJA – “ESTAIS INCHADOS E NEM AO MENOS VOS ENTRISTECESTES, POR NÃO TER SIDO DENTRE VÓS TIRADO QUEM COMETEU TAL AÇÃO” (1CO 5:2).

DEVEMOS CHORAR POR CAUSA DOS ESCÂNDALOS QUE AFASTAM AS PESSOAS DE DEUS E DO EVANGELHO.

QUAIS SÃO OS MOTIVOS PARA ESSE CHORO?

DESTACAMOS SEIS DESSES MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS CHORAR:

- EM PRIMEIRO LUGAR, O CHORO PELO PECADO É O MELHOR USO DAS LÁGRIMAS.

SE VOCÊ CHORAR APENAS POR PERDAS DE COISAS MATERIAIS, DESPERDIÇARÁ SUAS LÁGRIMAS. ISSO É COMO CHUVA SOBRE A ROCHA, NÃO TEM BENEFÍCIO.

PORÉM, O CHORO DO ARREPENDIMENTO É COMPOSTO DE LÁGRIMAS BEM-AVENTURADAS, DE LÁGRIMAS QUE CURAM E LIBERTAM.

- EM SEGUNDO LUGAR, O CHORO PELO PECADO É UMA EVIDENCIA DA GRAÇA DE DEUS.

O CHORO PELO PECADO É UM SINAL DO NOVO NASCIMENTO. ASSIM COMO A CRIANÇA CHORA AO NASCER, AQUELE QUE NASCE DE NOVO TAMBÉM CHORA AO PECAR.

UM CORAÇÃO DE PEDRA JAMAIS SE DERRETE EM LÁGRIMAS DE ARREPENDIMENTO. SÓ UM CORAÇÃO DE CARNE É SENSÍVEL À VOZ DE DEUS.

AQUELES QUE NASCEM DO ESPÍRITO, QUE TEM UM CORAÇÃO QUEBRANTADO, TEM TAMBÉM TRISTEZA PELO PECADO.

- EM TERCEIRO LUGAR, O CHORO PELO PECADO É PRECIOSO.

PODEMOS AFIRMAR QUE, QUANDO A MULHER PECADORA LAVOU OS PÉS DE JESUS COM SUAS LÁGRIMAS E ENXUGOU-OS COM OS SEUS CABELOS, SUAS LÁGRIMAS FORAM UM UNGUENTO MAIS PRECIOSO DO QUE O MELHOR PERFUME.

A BÍBLIA DIZ QUE HÁ ALEGRIA NO CÉU POR UM PECADOR QUE SE ARREPENDE (LC 15:7).

AS LÁGRIMAS CLAMAM COM ELOQUÊNCIA PELA MISERICÓRDIA.

JACÓ OROU E CHOROU E PREVALECEU COM DEUS E COM OS HOMENS – “COMO PRÍNCIPE, LUTOU COM O ANJO E PREVALECEU; CHOROU E LHE SUPLICOU” (OS 12:4).

AS LÁGRIMAS DERRETEM O PRÓPRIO CORAÇÃO DE DEUS. MARIA, IRMÃ DE LÁZARO QUANDO AJOELHOU-SE E CHOROU AOS PÉS DE JESUS, JESUS CHOROU (JOÃO 11:35)

- EM QUARTO LUGAR, O CHORO PELO PECADO PRODUZ ALEGRIA.

O CHORO PELO PECADO É O CAMINHO DA VERDADEIRA ALEGRIA.

DAVI, O HOMEM DE LÁGRIMAS, FOI TAMBÉM O MAIS DOCE CANTOR DE ISRAEL. -"MINHAS LÁGRIMAS FORAM O MEU ALIMENTO" (S1 42:3).

AS LÁGRIMAS DO PENITENTE SÃO MAIS DOCES DO QUE TODAS AS ALEGRIAS MUNDANAS.

ANA, QUANDO CHOROU DIANTE DE DEUS, ELA VOLTOU PARA CASA COM UM BRILHO NO ROSTO E COM A VITÓRIA DE DEUS EM SUA VIDA (1SM 1:10-18).

- EM QUINTO LUGAR, O CHORO PELO PECADO AGORA PREVINE O CHORO NO INFERNO DEPOIS.

O INFERNO É UM LUGAR DE CHORO E RANGER DE DENTES (MT 8:12).

AGORA DEUS RECOLHE AS NOSSAS LÁGRIMAS NO SEU ODRE (SL 56:8). JESUS DIZ: "AI DE VÓS, OS QUE AGORA RIDES! PORQUE HAVEIS DE LAMENTAR E CHORAR" (LC 6:25).

AGORA AS LÁGRIMAS SÃO BEM-AVENTURADAS LÁGRIMAS.

AGORA É O TEMPO CERTO DE CHORAR PELO PECADO.

AGORA O CHORO É COMO CHUVA DA PRIMAVERA.

SE NÃO CHORARMOS AGORA, VAMOS CHORAR TARDE DEMAIS!

AQUELE QUE CHORA AGORA É BEM-AVENTURADO.

AQUELE QUE DESTAMPA AS FERIDAS DA ALMA E CHORA PELO PECADO LIVRA A ALMA DA MORTE ETERNA.

O CHORO PELO PECADO PAVIMENTA A ESTRADA PARA A NOVA JERUSALÉM. 

PARA ENTRAR NO CÉU, NÃO BASTA IR À IGREJA, DAR ESMOLAS, FAZER CARIDADE. O ÚNICO CAMINHO É VOCÊ CHORAR PELOS SEUS PECADOS E RECEBER A CONSOLAÇÃO DA GRAÇA EM CRISTO. JESUS DISSE: "SE, PORÉM, NÃO VOS ARREPENDERDES, TODOS IGUALMENTE PERECEREIS" (LC 13:3).

PORTANTO, SÓ HÁ UM REMÉDIO QUE CURA A DOENÇA MORTAL DA ALMA: O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO.

- EM SEXTO LUGAR, O CHORO PELO PECADO É PASSAGEIRO.

DEPOIS DE UM TEMPO DE CHORO, HAVERÁ CONSOLO PERPÉTUO. NO CÉU, O ODRE DE DEUS CONTENDO AS NOSSAS LÁGRIMAS SERÁ COMPLETAMENTE ESVAZIADO. DEUS ENXUGARÁ DOS NOSSOS OLHOS TODA A LÁGRIMA (AP 7:17; 21:4).

QUANDO O PECADO CESSAR, AS LÁGRIMAS TAMBÉM CESSARÃO - ''O CHORO PODE DURAR A NOITE INTEIRA, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ"' (SL 30:5).

HÁ AQUELES QUE DEVERIAM ESTAR CHORANDO E NÃO FESTEJANDO.

O REI BELSAZAR PERECEU NA MESMA NOITE EM QUE FESTEJAVA COM SEUS CONVIDADOS.

OS FILISTEUS OFERECIAM LOUVORES A DAGOM AO MESMO TEMPO QUE ESCARNECIAM DE SANSÃO E DE SEU DEUS, QUANDO VEIO O JUÍZO DO CÉU SOBRE ELES.

JESUS DISSE PARA AS MULHERES DE JERUSALÉM: "FILHAS DE JERUSALÉM, NÃO CHOREIS POR MIM, ANTES CHORAI POR VÓS MESMAS E POR VOSSOS FILHOS" (LC 23:28).

A RECOMPENSA DO CHORO

A FELICIDADE NÃO PROVÉM DO CHORO, PROVEM DA RESPOSTA DE DEUS PARA ELE.

APENAS OS QUE CHORAM POR SEUS PECADOS SABEM O QUE É TER SUAS LÁGRIMAS ENXUGADAS PELA AFÁVEL MÃO DE JESUS CRISTO.

DAVI DERRAMOU LÁGRIMAS DE SOLIDÃO, REJEIÇÃO, FRUSTRAÇÃO, ABATIMENTO, DECEPÇÃO E FRACASSO. PROVOU ESSAS LAGRIMAS PROVENIENTES DE SUA PRÓPRIA CULPA QUANDO TENTOU EXPIAR SEU PRÓPRIO PECADO. CONTUDO, NADA PARTIU MAIS O CORAÇÃO DE DAVI DO QUE SEU PRÓPRIO PECADO. ENTÃO DEUS O CONSOLOU, E DAVI DISSE: "BEM-AVENTURADO AQUELE CUJA INIQUIDADE É PERDOADA" (SL 32:1).

O CONSOLO DIVINO PARA AQUELES QUE CHORAM PELOS SEUS PECADOS.

DESTACAMOS TRÊS PONTOS:

- EM PRIMEIRO LUGAR, O CHORO PRECEDE O CONFORTO, ASSIM COMO A LIMPEZA DA FERIDA PRECEDE A CURA.

DEUS GUARDA O SEU MELHOR VINHO PARA O FIM. O DIABO FAZ O CONTRÁRIO, ELE MOSTRA O MELHOR PRIMEIRO E GUARDA O PIOR PARA O FIM. PRIMEIRO ELE MOSTRA O VINHO RESPLANDECENTE NO COPO, DEPOIS O VINHO MORDE COMO UMA SERPENTE (PV 23:31,32).

O DIABO MOSTRA O PECADO COMO ATRATIVO, COLORIDO, GOSTOSO, DOCE AO PALADAR, E SÓ NO FIM REVELA A TRAGÉDIA QUE ELE PROVOCA. PRIMEIRO, ELE MOSTRA A COROA DE OURO, DEPOIS MOSTRA OS DENTES DE LEÃO (AP 9:7,8).

O DIABO MOSTROU A JUDAS O VALOR DAS TRINTA MOEDAS DE PRATA, O PREÇO DE UM CAMPO. ELE MOSTROU A ISCA, DEPOIS O FISGOU COM O ANZOL.

DEUS, POREM, MOSTRA O PIOR PRIMEIRO. DEUS PRIMEIRO PRESCREVE O CHORO, DEPOIS PROMETE: "SEREIS CONSOLADOS”!

- EM SEGUNDO LUGAR, AS LÁGRIMAS DO ARREPENDIMENTO NÃO SÃO LAGRIMAS PERDIDAS, MAS SEMENTES DO CONFORTO.

AQUELE QUE SAI ANDANDO E CHORANDO ENQUANTO SEMEIA, VOLTARÁ COM JÚBILO TRAZENDO OS SEUS FEIXES (SL 126:6).

CRISTO TEM O ÓLEO DA ALEGRIA PARA DERRAMAR SOBRE AQUELES QUE CHORAM.

CRISTO TRANSFORMA O ODRE DE LÁGRIMAS EM VINHO NOVO DE ALEGRIA.

O CHORO PELO PECADO É A SEMENTE QUE PRODUZ A FLOR DA ETERNA ALEGRIA.

O VALE DE LÁGRIMAS CONDUZ-NOS AO PARAÍSO DA ALEGRIA. JESUS DISSE: "A VOSSA TRISTEZA SE CONVERTERÁ CM ALEGRIA" (JOÃO 16:20).

O CONFORTO QUE DEUS DÁ É FUNDAMENTADO EM PROFUNDA CONVICÇÃO (JOÃO 16:7,8). ELE É PURO, DOCE, SANTO, ABUNDANTE, GLORIOSO. PEDRO FALA DA ALEGRIA INDIZÍVEL E CHEIA DE GLÓRIA (1PD.1:8).

O CONFORTO QUE JESUS PROMETE É PODEROSO. A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA (NE 8:10). ESSE CONFORTO FLORESCE ATÉ NO MEIO DA AFLIÇÃO. OS CRENTES DE TESSALÔNICA RECEBERAM A PALAVRA NO MEIO DE MUITA AFLIÇÃO, COM ALEGRIA (1TS 1:6).

ESSE CONFORTO FAZ VOCÊ GLORIAR-SE NAS PRÓPRIAS TRIBULAÇÕES – “E NÃO SOMENTE ISTO, MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS NAS TRIBULAÇÕES, SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ A PACIÊNCIA” (RM 5:3). ESSE É UM CONFORTO IMORTAL.

- EM TERCEIRO LUGAR, A NATUREZA DO CONFORTO QUE TEREMOS NO CÉU.

A BÍBLIA DIZ QUE NA PRESENÇA DE DEUS HÁ PLENITUDE DE ALEGRIA (SL 16:11). HAVERÁ UM DIA EM QUE OS SALVOS ESTARÃO VIVENDO NO NOVO CÉU E NA NOVA TERRA, ONDE DA PRAÇA DA CIDADE CORRE O RIO DA VIDA, ONDE ESTÁ O TRONO DE DEUS, ONDE DEUS ENXUGARÁ DOS NOSSOS OLHOS TODA A LÁGRIMA - “E DEUS LIMPARÁ DE SEUS OLHOS TODA A LÁGRIMA; E NÃO HAVERÁ MAIS MORTE, NEM PRANTO, NEM CLAMOR, NEM DOR” (AP.21:4).

AS LÁGRIMAS DO ARREPENDIMENTO TÊM ROLADO EM SUA FACE? VOCÊ SE ENTRISTECE POR ENTRISTECER O ESPÍRITO SANTO? SUAS LÁGRIMAS SÃO DE REVOLTA CONTRA DEUS OU DE NÁUSEA PELO PECADO?

ESPERO QUE VOCÊ SEJA UM DOS QUE CHORAM, PORQUE A VONTADE DE DEUS É QUE VOCÊ SEJA CONSOLADO.

AMÉM?