3° Trimestre/2022
Texto Base: Gênesis 2:18-24
“E disse O Senhor
Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe–ei uma adjutora que esteja como
diante dele” (Gn.2:18).
Gênesis 2:
18. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei
uma adjutora que esteja como diante dele.
19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra, todo animal do campo
e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo
o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo
animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como
diante dele.
21. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este
adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e
trouxe-a a Adão.
23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha
carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
24. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua
mulher, e serão ambos uma carne.
INTRODUÇÃO
Trataremos nesta Aula a respeito da família, instituição criada por Deus,
cujos fundamentos principais - monogamia, heterossexualidade e
indissolubilidade – têm sido alvo de ataques por parte do vil tentador, que
pertinaz tem buscado desestabilizá-la, desmoralizá-la, por que não dizer,
destruí-la. Há um esforço concentrado do inferno para desestabilizar e destruir
a família. Há uma clara conspiração de forças hostis que se mancomunam para
desacreditar essa vetusta instituição divina. Há um bombardeio cerrado, com
arsenal pesado, em cima da família. Torpedos mortíferos têm sido despejados
sobre ela, provocando terríveis desastres.
Testemunhamos, estarrecidos, o naufrágio de muitas famílias. Casamentos
outrora fincados no solo firme da confiança mútua estão afrouxando as suas
estacas. Casais que viveram juntos sob os auspícios de um amor comprometido e
fiel, arvoraram suas bandeiras para o lado da infidelidade. Cônjuges que
outrora defendiam a indissolubilidade do matrimônio agora zombam dos votos
conjugais e aviltam a aliança que um dia selaram diante de Deus. Até casais que
outrora ensinavam com vivo entusiasmo os princípios de Deus para um casamento
feliz, voltam-se contra esses mesmos princípios, transgredindo-os e
justificando seus deslizes morais. Estamos chocados e perplexos com o declínio
de tantos casamentos que a sociedade considerava paradigmas. Estamos aturdidos
com o alto índice de líderes que se rendem a essa avalanche, arrastados pela
fúria de enxurradas pestilentas. Os mourões estão caindo. As cercas estão
arrebentadas. A família está com seus muros derrubados e suas portas foram
queimadas a fogo. A igreja precisa se soerguer e defender os seus pilares
sustentadores, e se armar contra as sutilezas das ideologias contrárias à
família, que não dão trégua nem por um instante, pois, destruindo a família,
consequentemente, a Igreja Local estará arruinada.
I. FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS
1. Uma instituição
divina
A Família é uma instituição criada por Deus. A primeira Família, formada
pelo próprio Deus, teve como princípio a formação de um casal, ou seja, Deus
uniu, com a sua bênção, um homem e uma mulher - “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; farei para ele
uma auxiliadora que seja semelhante a ele” (Gn.2:18 - NAA). “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse:
frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a” (Gn.1:28).
Estava, assim, realizado, pelo próprio Deus, o primeiro casamento, e
determinado uma de suas três funções: a perpetuação da raça humana através da
geração de filhos. Portanto, segundo o plano de Deus, o modelo para formação de
uma Família é a união de um casal, de um homem e de uma mulher, ou seja, de um
macho e de uma fêmea - “Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn.2:24). Qualquer
tentativa de formar uma Família contrariando este princípio estabelecido por
Deus, está indo de encontro à Bíblia Sagrada. O Senhor Jesus Cristo fez questão
de confirmar este princípio declarando: “Porém,
desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o
homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher. E serão os dois uma só
carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne” (Mc.10:6-8). Portanto,
pelo casamento entre um homem e uma mulher, forma-se uma Família; essa Família
poderá, ou não, ter filhos. Os filhos são um complemento da Família, porém, a
família pode subsistir sem eles.
Ao criar a Família, Deus teve os seguintes propósitos:
a) proporcionar ao
ser humano abrigo e relacionamento. O texto bíblico de Gênesis 2:18
mostra isso: “Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele”. Segundo o
pr. Elinaldo Renovato, “atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na
área dos relacionamentos. Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e
distantes uns dos outros”. Jesus mesmo nos alertou que isso aconteceria nos
últimos dias - “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará” (Mt.24:12).
Devemos fazer de tudo para que esse amor não seja esfriado no âmbito familiar.
Quando o amor fenece o relacionamento sadio e tolerável também se esvai, e é
isso que o inimigo das nossas almas deseja. Uma família sadia significa uma
igreja sadia. Esforcemos, pois, em investirmos no bom relacionamento familiar.
b) propagação da raça
humana. O plano de Deus foi fazer da Família um núcleo pelo qual as bênçãos do
Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra – “E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e
enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves
dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” (Gn.1:28). Assim,
o casamento (casamento?) de dois homens, ou de duas mulheres, contraria este
propósito de Deus. Qualquer tentativa de formar uma Família através da união de
duas pessoas do mesmo sexo, não procede de Deus e não pode ter a concordância de
Sua Igreja.
2. A célula-mater da
sociedade
A Família é a “célula-mater” da sociedade, ou seja, é a única origem
possível para uma sociedade, é o grupo fundamental da sociedade e, como tal,
deve ser tratada. Sem a família a sociedade desaparece, ou como afirma o pr. Jose
Gonçalves, “não poderia haver sociedade ou vida social sem a existência da
família”.
Ao decidir que o homem não poderia viver só, Deus criou a família (Gn.1:28),
formando uma mulher, tirada do homem, para que, por meio da família, pudesse a
sociedade ser constituída. Aliás, o primeiro grupo social a que uma pessoa
pertence é a Família, grupo criado pelo próprio Deus (Gn.2:23,24) e que procura
suprir as necessidades sentimentais, afetivas e emocionais básicas do ser
humano. A função da Família é, precisamente, impedir que haja o sentimento de
solidão, que existia em Adão antes da formação da mulher (Gn.2:20).
A Bíblia ensina que não há como uma sociedade sustentar-se
ou manter-se sem que se fortaleça a família, sem que a família tenha a devida
proteção e seja honrada pelos demais grupos e estruturas sociais. A destruição
da família implica na destruição da sociedade e o que vemos, na atualidade, é
exatamente este processo de destruição.
O inimigo de nossas almas tem atacado a família, pois sabe que, destruindo
a família, a um só tempo ele destrói a sociedade e cada integrante da família. Temos
vistos, com pesar, que a desagregação da família moderna está no topo dos
principais problemas sociais, que presenciamos através dos vários meios de comunicação.
A defesa da Família e seu fortalecimento é atitude que deve nortear
todas as ações de cada crente em particular e da Igreja na vida em sociedade.
II. FUNDAMENTOS DA FAMÍLIA CRISTÃ
1. O casamento
monogâmico e heterossexual
Depois de Adão ter conhecido e nomeado cada uma de todas as espécies
animais (Gn.2:19), Deus resolveu providenciar para Adão uma companheira, uma adjutora
que estivesse ao seu lado em quaisquer circunstâncias – “E disse o Senhor Deus:
não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante
dele” (Gn.2:18). Esta foi a decisão de Deus para suprir a carência afetiva e
física do homem. E Deus criou a mulher – “Então o Senhor Deus fez cair um sono
pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma de suas costelas, e cerrou a
carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma
mulher; e trouxe-a a Adão” (Gn.2:22).
Observemos a simplicidade da declaração bíblica, ao dizer: “formou uma
mulher”. Esta mulher foi formada como resultado da decisão de Deus de que não
era bom que o homem estivesse só. Assim, biblicamente, para ser companheira do
homem, Deus formou uma mulher, e não outro homem. Qualquer distorção a este princípio
viola a decisão de Deus. O Espírito Santo, ao inspirar Moisés, quando este
escrevia o Livro de Gênesis, foi criterioso ao declarar que Deus criou macho e
fêmea – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e
fêmea os criou “ (Gn.1:17). E Jesus ratificou esta verdade (Mt.19:4-6). O
“macho” a Bíblia chama de “homem”; a “fêmea” a Bíblia chama de “mulher”. O
macho, o homem, é chamado de um ser do sexo masculino; a fêmea, a mulher, é
chamada de um ser do sexo feminino. Para a Bíblia existem, apenas, dois tipos
de sexo: ou a criatura é homem, ou, então, é mulher; não existe a “coluna do
meio”. Um homem e uma mulher, biblicamente, formam um casal de fato.
Deus disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua
mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn.2:24). Aqui, são vistos três
princípios sobre o casamento:
Primeiro, o casamento
é heterossexual. O texto fala de um homem unindo-se à sua mulher. Portanto, a
tentativa de legitimar a relação homossexual está em desordem com o propósito
de Deus.
Segundo, o casamento
é monogâmico. O texto diz que o homem deve deixar pai e mãe para unir-se à
sua mulher, e não às suas mulheres. Tanto a poligamia (um homem ter várias
mulheres) como a poliandria (uma mulher ter mais de um homem) estão em
desacordo com o propósito de Deus.
Terceiro, o casamento
é monossomático, pois os dois tornam-se uma só carne, ou seja, podem
desfrutar da relação sexual com alegria, santidade e fidelidade. Seguir esses
princípios de Deus é o segredo de um casamento feliz.
A união conjugal, portanto, é a mais próxima e
intima relação de todo relacionamento humano. A união entre marido e mulher é
mais estreita do que a relação entre pais e filhos. Os filhos de um homem são
parte dele mesmo, mas sua esposa é ele mesmo. O apóstolo Paulo exorta: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher
como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém
jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também
Cristo o faz com a Igreja” (Ef.5:28,29).
2. O casamento é
indissolúvel e confessional
Outros princípios do casamento bíblico: ele é indissolúvel e
confessional. O casamento é comparado a união entre Jesus Cristo e sua Igreja
(Ef.5:32,33); em outras palavras, o marido deve representar Cristo e a mulher a
Igreja; por isso, é necessário que seja feito no Senhor (1Co.7:39); ou seja, não
é da vontade de Deus o casamento misto, feito entre um crente e um incrédulo; a
Bíblia chama isso de jugo desigual (2Co.6:14).
A Igreja, que é constituída de famílias, é a Noiva de Cristo; Ele a
chamou de “a minha Igreja” (Mt.16:18), e jamais se separará de Sua Igreja (Mt.28:20);
por isso, o casamento é indissolúvel. Ele mesmo exortou: “…o que Deus ajuntou
não o separe o homem” (Mt.19:6).
O casamento é uma aliança, um pacto, então não deve ser quebrado. Se o
nosso Deus é um Deus de aliança, e Ele não quebra nem permite quebra de
aliança, também não permite que o casamento seja quebrado. Como Deus não se
divorcia da Igreja, assim ele não permite que marido e mulher se divorciem.
Divorciar-se é quebrar a Aliança do matrimônio.
O casamento foi instituído por Deus, mas o divórcio não. O casamento é
ordenado por Deus, mas o divórcio não. O casamento agrada a Deus, mas o
divórcio não; ao contrário, Deus odeia o divórcio (Ml.2:16). Deus permite o
divórcio em apenas duas circunstâncias (Mt.19:9; 1Co.7:15), mas jamais o ordena.
O divórcio jamais foi o ideal de Deus para a família; o ideal de Deus é a
indissolubilidade do casamento.
III. A SUTILEZA DA NOVA CONFIGURAÇÃO FAMILIAR
1. Casamento entre
pessoas do mesmo sexo
No princípio, o Criador fez o homem e dele tirou a mulher, e ordenou o
casamento entre eles, condição indispensável para perpetuar a raça humana (Gn.1:27,28).
Deus implantou no homem desejos e afetos que se estenderam a todas as criaturas
humanas; fez do casamento uma influência nobilitante, que poderosamente
contribui para o desenvolvimento de uma existência completa no homem e na
mulher.
A configuração do casamento, entre o homem e mulher, é inabalável, pois
foi Deus que assim o fez. Nada neste mundo é capaz de alterar isso. Infelizmente,
temos visto, em quase todos os países do mundo, a desobediência clarividente desta
vetusta regra divina; isso, para se adaptar ao novo modelo cultural que permeia
em todas as sociedades – a falaciosa ideologia de gênero. Contudo, isto jamais
vai mudar o que Deus estabeleceu e ordenou - o casamento entre um homem e uma
mulher (Gn.2:24). Disse Deus: “deixará o homem [macho] o seu pai e a sua mãe e
apegar-se-á à sua mulher [fêmea], e serão ambos uma carne” (Gn.2:24).
Uma família somente pode ser construída, segundo os parâmetros divinos,
mediante uma união entre um homem e uma mulher com compromisso de constituir
uma vida em comum. Desta forma, jamais estará obedecendo aos princípios divinos
quem defender ou constituir uma união homossexual, algo que, lamentavelmente,
vem se alastrando em todos os países do mundo.
A união de pessoas do mesmo sexo é a própria negação do conceito bíblico
de família, que é, como se vê claramente em Gn.2:24, que diz que uma família se
constitui quando um varão deixa seu pai e sua mãe, e se une à sua mulher, e se
constituem em uma só carne. Não é possível que a união de pessoas do mesmo sexo
possa constituir uma família, pois Deus criou-a com propósitos que exigem a
heterossexualidade, entre as quais, a procriação e a complementaridade afetiva
e emocional, que só é possível diante de uma união entre pessoas de sexos
diferentes. Se não fosse a união heterossexual, promovida por Deus, desde o
princípio, a raça humana já teria sido extinta.
Duas pessoas do mesmo sexo não formam um casamento, forma um par de
pessoas. Mesmo que esse modelo cultural depravado considere isso de casamento,
o que trará de benéficos à humanidade? Aqui no Brasil, a Constituição é bem clara
com relação ao casamento entre o homem e uma mulher; no Art. 226, § 3º está
escrito: “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável
entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua
conversão em casamento”.
Como bem descreveu o pr. José Gonçalves, em 2011 o Supremo Tribunal
Federal (STF) reconheceu a união homoafetiva como núcleo familiar como
qualquer outro e, a partir do entendimento firmado pelo STF, o Superior
Tribunal de Justiça (STJ) determinou, em outubro daquele ano, que o mesmo
reconhecimento se aplicava para os casamentos; e para evitar a falta de
reconhecimento nos cartórios, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
publicou uma resolução em que regulamentava os trâmites e proibia os cartórios
de recusar a celebração de casamento civil e a conversão da união estável em
casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um claro desrespeito à Constituição. É óbvio
que esta nova configuração familiar dada por estes órgãos do judiciário jamais deve
ser acolhida pelo povo que se diz cristão, e que tem a Bíblia como regra de fé
e prática. A nossa Constituição sobrepõe a quaisquer outras leis, normas e
decisões de tribunais. Além disso, a Bíblia é a Constituição maior da Igreja.
Repito as palavras de Pedro: “... Antes, importa
obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).
2. Sexualidade
não-binária
Segundo pesquisa que fiz em sites relacionados com este tema, “pessoa
não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero
masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se
encaixa 100% dentro do binário de gênero. Isso significa que a pessoa
não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo
assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los
(dentre outras possibilidades). Costuma-se dizer que o não binário é um termo ‘guarda-chuva’,
capaz de abrigar dentro de si uma infinidade de identidades de gênero. O
nome genderqueer (ou gênero queer) também é
utilizado para nomear toda a multiplicidade de identidades não binárias”.
É claro que essa ideologia é plenamente contrária à criação de Deus, e
que contradiz a forma de expressão da sexualidade conforme revelada na Bíblia (Lv.18),
bem como nega, absurdamente, as leis biológicas que definem o sexo masculino e
feminino. Deus criou o homem e a mulher, ou seja, macho e fêmea (Gn.1:27). O
Senhor Jesus Cristo fez questão de confirmar este princípio declarando o
seguinte: “Porém, desde o princípio da
criação, Deus os fez macho e fêmea...” (Mc.10:6).
Portanto, conforme a Bíblia, a configuração
familiar se caracteriza pelo casamento entre um homem e uma mulher (Gn.2:24). Desviar
deste princípio para adequar-se à modelos artificiais e malignos, como casamento entre
pessoas do mesmo sexo e da sexualidade não-binária, nunca deve ser levado em consideração pelo
cristão autêntico. “Não erreis:
nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os
sodomitas [...]herdarão o Reino de Deus” (1Co.6:10).
IV. PRINCÍPIOS BÍBLICOS PARA UMA FAMÍLIA SÓLIDA
1. O papel dos pais
Um dos principais papeis dos pais é instruir o filho no caminho do
Senhor, e esta instrução deve tomar como princípios os valores ensinados pela
Palavra de Deus, a Bíblia (Pv.1:8,9; Dt.6:6-9). Está escrito: “Instrui o menino
no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv.22:6).
Os pais são os pedagogos dos filhos. Competem a eles o ensino e a formação do
caráter dos filhos. Mas como esse processo se desenvolve? O pr. Hernandes Dias
Lopes, analisando este texto, recomenda:
·
Primeiro, os pais não devem ensinar o caminho em que os filhos querem
andar, uma vez que a estultícia está ligada ao coração da criança.
·
Segundo, os pais não devem ensinar o caminho em que os filhos devem
andar. Isso é inadequado porque significa apenas apontar uma direção para os
filhos, sem um envolvimento verdadeiro nessa caminhada. É o mesmo que impor um
padrão de comportamento para os filhos, mas viver de forma contrária ao que se
ensina.
·
Terceiro, os pais devem ensinar no caminho em que os filhos devem
andar. Ensinar no caminho significa caminhar junto dos filhos, ser exemplo para
eles, servir-lhes de modelo e paradigma. A atitude dos pais fala mais alto do
que suas palavras. A vida dos pais é a vida do seu ensino. Os filhos não podem
escutar a voz dos pais se a vida deles reprova aquilo que eles ensinam. O
ensino estribado no exemplo tem efeitos permanentes; até o fim da vida, o filho
não se desviará desse caminho aprendido com os pais.
Estamos vendo bem de perto uma crise de valores sem precedente nas famílias,
exatamente porque os pais não cumpriram o seu papel de educar os seus filhos no
caminho do Senhor; eles falharam em transmitir ou incutir na formação dos
filhos aquilo que os definiria como verdadeiros cidadãos dos céus. Por causa
disso, estamos vendo famílias desestruturadas, com os filhos desviados, e atraídos
por esse novo modelo perverso de normalização familiar. Concordo com o pr. José
Gonçalves, quando afirma que “no meio dessa guerra cultural, na qual se procura
a desconstrução da identidade cristã, não dá para ser neutro. Todos os pais
compromissados com a família e a sociedade na qual vivem têm o dever moral de
dar a conhecer a seus filhos o que Deus estabeleceu como modelo para a família
cristã”. Que assim seja!
2. O papel da Igreja
Local
A Família e a Igreja são duas instituições profundamente interligadas; são
dois projetos de
Deus e que continuam sob sua proteção e que são objetos do seu amor. A Igreja
Local é formada pela soma de suas famílias, é o reflexo das famílias. Famílias
bem estruturadas formam igrejas bem estruturadas. Isto é verdade, e Satanás
sabe disto! Por esta razão, de forma mais acentuada nestes “últimos dias”, ele
tem investido, pesadamente, contra a estrutura familiar, de forma especial
através das mídias sociais, usando seus programas e aplicativos com mensagens
claras contra os padrões morais estabelecidos por Deus ao seu povo.
Desmoralizando o casamento, incentivando as uniões ilícitas, enaltecendo a
liberdade sexual, quebrando a hierarquia familiar, retirando ou coibindo a
autoridade dos pais, o objetivo de Satanás é enfraquecer, desmoralizar, acabar
com a estrutura familiar. Porém, seu alvo principal é a Igreja. Ele sabe que desestruturando
a família, está prejudicando a Igreja.
Diante das ameaças de satanás contra a família e, por conseguinte, contra
a Igreja Local, é preciso que haja uma resistência firme contra as sutilezas das
ideologias contrarias à família. A Igreja precisa se levantar e fincar suas
bandeiras e marcar suas fronteiras, e impor limites a este perverso modelo
cultural a que sociedade atual tem se afeiçoado.
Sem a família a Igreja não funciona; são instituições que se
interdependem, isto é, que devem existir ao mesmo tempo, cooperando uma com a
outra. Família é uma extensão da Igreja Local, e para que, efetivamente, isto
seja uma realidade, é da maior importância que nela haja um ambiente
espiritual, que valorize a adoração a Deus e a Bíblia Sagrada. A solução para
possibilitar essa integração família-igreja e vice-versa é a realização do culto
doméstico, prática essa em desuso atualmente na maioria dos lares cristãos.
Devemos voltar ao primeiro amor. O saudoso pastor Estevam Ângelo, descrevendo a
respeito do culto doméstico, disse certa feita: “Se a família quiser assistir a
sete cultos a mais por semana, fazendo o culto doméstico, terá uma igreja em
casa”. Alguém duvida disso? Hoje, conquanto existam grandes e até suntuosos
templos, o ideal seria que cada família cristã continuasse sendo uma igreja, em
miniatura; que cada Lar cristão fosse um “braço”, ou uma extensão de sua igreja.
Senhor Jesus, aviva a tua Obra nestes últimos tempos!
CONCLUSÃO
A Família, enquanto instituição divina, reflete tanto o caráter de Deus
e a Sua natureza que foi utilizada pelo Senhor, em diversas oportunidades, como
figura, como símbolo do relacionamento que deve haver entre Deus e os homens. Ela
é como que um espelho, como que um reflexo, sobre a face da Terra, de como deve
ser o relacionamento entre Deus e os homens. O diabo tem tentado, de todas as
formas, distorcer o relacionamento familiar, porquanto, assim fazendo, deixará de
permitir que o homem possa enxergar qual o propósito divino em relação a ele. A
família, contudo, deve manter a sua posição diante de Deus, temos de servir a
Deus e levar nossa família a também fazê-lo, para que, em nossas vidas, seja
uma realidade a afirmação de Josué: "Eu e a minha casa serviremos ao
Senhor".
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Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD
William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo
Testamento).
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Luciano de Paula Lourenço. Aula 08 – Ética Cristã e Sexualidade –
Subsídio. 2º Trimestre/2018.
Pr. Caramuru Afonso Francisco – A Família, obra prima de Deus.
PortalEBD_2004.
Pr. Hernandes Dias Lopes – Restaurando a Família.
Pr. Caramuru Afonso Francisco - A Promessa de um Lar Feliz – Portal EBD.
Pr. Elinaldo Renovato. A Família Cristã e os ataques do inimigo. CPAD.