domingo, 27 de outubro de 2024

A PROMESSA DE SALVAÇÃO

       4° Trimestre de 2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇAO 05

Texto Base: João 3:14-21

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

João 3:

14.E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,

15.para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

16.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17.Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18.Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19.E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

20.Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.

21.Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, exploraremos a promessa mais sublime e central de toda a Bíblia: a promessa de salvação. Essa promessa não apenas representa o ápice do plano divino, mas também revela a profundidade do amor de Deus por toda a humanidade. A salvação é o que confere significado eterno à nossa existência. Sem ela, prosperidade e saúde tornam-se meramente temporais e vazios. Através da doutrina da salvação, entendemos a extensão da graça divina, manifestada de forma mais plena em Jesus Cristo, que se entregou por nós para que pudéssemos ter vida eterna (João 3:16). A salvação é, portanto, o maior presente que Deus oferece ao ser humano, e sua aceitação transforma não apenas nosso destino, mas nossa própria natureza.

I. A PROMESSA DA SALVAÇÃO

1. Uma maravilhosa Salvação

A Salvação não é apenas maravilhosa, ela é infinitamente grande. Foi Jesus quem disse:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Neste texto, Jesus explicou a Nicodemos o porquê de a Salvação ser tão grande (adaptado do livro: “João, as glórias do Filho de Deus”, de Hernandes Dias Lopes):

a) Porque procede de Deus, o autor da vida e da Salvação: “Porque Deus amou...”. A salvação procede do coração de Deus, do seu íntimo. O Criador do universo, o Senhor dos céus e da terra, o Deus eterno, colocou o Seu coração em nós e nos amou desde a fundação do mundo. Deus nos amou não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A causa do amor de Deus por nós não está em nós, a causa do amor de Deus por nós está nEle mesmo. Deus nos amou de forma incondicional; Ele nos amou desde toda a eternidade; amou-nos apesar de sermos fracos, ímpios, pecadores e Seus inimigos.

b) Porque o seu alcance é universal: “Porque Deus amou o mundo...”. Essa salvação é tão grande e maravilhosa não somente por causa da sua procedência, mas também por causa de seu alcance. O mundo aqui são as pessoas de todos os tempos, de todas as etnias, de todos os lugares, de todos os extratos sociais, de todos os segmentos religiosos. Este mundo aqui extrapola as fronteiras geográficas, culturais, filosóficas, ideológicas, religiosas.

Deus ama a todos indistintamente. Deus não faz acepção de pessoas. Deus ama o pobre, o rico, o analfabeto, o doutor; Deus ama o homem do campo, da cidade, o religioso, o não religioso. O amor de Deus não tem a sua causa em nós, tem a sua causa em Seu próprio coração amoroso.

A questão aqui não é que Deus tenha amado um mundo tão grande. A questão aqui é que Deus tenha amado um mundo tão mau, um mundo que é hostil, inimigo de Deus. A despeito disso, Deus nos amou grandiosamente com amor eterno.

c) Porque ninguém pode dimensionar a sua intensidade: “Porque Deus amou o mundo de tal...”. Note isso, Deus não amou o mundo de uma maneira pequena, limitada. Deus amou o mundo ao ponto de Se dar por nós, de Se sacrificar por nós. Esse amor é superlativamente intenso. Esse amor é eterno. Esse amor é sacrificial. Esse amor é perseverante. O apóstolo Paulo diz que Deus não poupou o Seu próprio Filho, antes por todos nós o entregou (Rm.8:32). Essa é a grandeza; esta é a intensidade do amor de Deus por você e por mim.

d) Porque o sacrifício que proporciona essa salvação é insubstituível e vicário: “Que deu o Seu Filho Unigênito...”. Deus não nos amou a ponto de dar ouro e prata. Deus não nos amou a ponto de dar as riquezas das entranhas da terra. Deus não nos amou a ponto de dar um anjo. Deus nos amou de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito. E deu para vir ao mundo e Se esvaziar de Sua glória. E deu para entrar neste mundo e vestir pele humana, e aqui ser humilhado, ser esbofeteado, ser pregado na cruz. Deus nunca recuou deste amor a nós. O Cordeiro de Deus foi morto desde a fundação do mundo. Esse decreto estava tomado desde a eternidade. Deus jamais retrocedeu neste amor imenso.

e) Porque a sua oportunidade é única e insubstituível: “Para que todo aquele que nEle crê...”. Deus providenciou essa salvação e oferece essa salvação: Não àqueles que são religiosos. Não àqueles que são sinceros. Não àqueles que praticam boas obras. Não àqueles que fazem penitências e sacrifícios. Diz o texto sagrado que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho para todo aquele que nEle crê”. Não é crer em Jesus e acrescentar a esta fé alguma coisa a mais: não é crer em Jesus e em Pedro; não é crer em Jesus e em Maria; não é crer em Jesus e no pastor; não é crer em Jesus e no padre; não é crer em Jesus e na igreja.... É crer unicamente em Jesus. Ele é absolutamente suficiente para dar a você e a mim essa grande e maravilhosa salvação. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é o único mediador entre Deus e os homens pelo qual possamos chegar a Deus. Ninguém pode ir a Deus senão por Jesus. Portanto, é preciso crer em Jesus.

f) Porque essa Salvação é um grande livramento: “Não pereça...”. O texto diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira [...] não pereça...”. Jesus está nos alertando acerca de um perigo enorme: perecer eternamente. O que é perecer aqui? Não é apenas morrer fisicamente. Não é apenas, como muitos imaginam, ser extinto. Não. Jesus fala de uma condenação eterna, de trevas exteriores, de banimento para sempre da presença de Deus. Jesus fala de uma condenação eterna. Jesus fala de um fogo que não se apaga, de um bicho que não para de roer. Jesus fala de choro e ranger de dentes. Jesus fala de inferno, de condenação para sempre no lago de fogo e enxofre. Aquele que não crer vai perecer. Pense nisso!

g) Enfim, a salvação é tão grande e maravilhosa porque a sua oferta é bendita e gloriosa: “a vida eterna. O texto termina dizendo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O que é a vida eterna? Não é apenas uma vida que nunca vai acabar, porque aqueles que vão para o inferno também nunca vão cessar de existir, com tormento. Vida eterna é uma qualidade excelente de vida, de riqueza perenal, de santidade, de contentamento, de alegria, de pureza, que nunca vai terminar. É quando Deus vai enxugar de nossos olhos toda lágrima. É quando não haverá mais dor. É quando não haverá mais luta. É quando não haverá mais tristeza. É quando não haverá mais despedida. É quando não haverá mais velhice. É quando não haverá mais tropeço. É quando não haverá mais cortejo fúnebre. É quando não haverá mais cansaço. É quando estaremos com Deus e para Deus eternamente: numa festa e no melhor lugar, com as melhores companhias, com as melhores iguarias, com as melhores roupas, com as melhores músicas, desfrutando das venturas celestes que Cristo preparou para nós e que haveremos de desfrutar para sempre, e sempre, e sempre.

E quando o salvo em Cristo Jesus ultrapassar os umbrais da morte, ele estará de posse dessa vida eterna. É quando alcançaremos a estatura de varão perfeito. É quando alcançaremos a felicidade plena. Essa é a tão grande e maravilhosa salvação que Deus nos dá através de Seu Filho Jesus Cristo. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?

2. A obra de salvação

O Evangelho de João revela que a salvação é uma iniciativa divina, uma expressão do amor de Deus que visa resgatar o ser humano da condenação eterna. Esta obra de salvação não é apenas uma simples oferta, mas uma intervenção profunda e necessária para libertar a humanidade da escravidão do pecado e do juízo eterno.

A salvação se manifesta plenamente quando uma pessoa recebe Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Nesse momento, ocorre uma transformação espiritual instantânea: somos libertos do domínio do pecado e somos justificados diante de Deus. O apóstolo Pedro, em Atos 4:12, enfatiza que não há salvação em nenhum outro nome além de Jesus, e o apóstolo Paulo enfatiza que Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm.2:5). Em Romanos 6:4-11, Paulo nos ensina que, ao nos unirmos a Cristo, tanto em Sua morte quanto em Sua ressurreição, participamos de uma nova vida, uma vida que é liberta do poder destrutivo do pecado e segura em sua promessa de eternidade. Assim, a obra de salvação não é apenas um conceito teológico, mas uma realidade transformadora que redefine nosso destino e nos reconcilia com Deus, garantindo-nos uma vida plena e eterna.

3. O Salvador

A essência da obra de salvação está fundamentada na entrega sacrificial do Filho de Deus, Jesus Cristo, como Aquele que pagou o preço supremo pelo pecado da humanidade. Jesus é o Salvador, como proclamado desde o Seu nascimento (Lucas 2:11) até a Sua obra redentora, reconhecida pelos primeiros cristãos (João 4:42; Atos 5:31; 2Pedro 1:11).

O Evangelho de João revela a condição universal do ser humano: todos foram corrompidos pelo pecado, e, por isso, necessitam desesperadamente de um Salvador. Esse Salvador, Jesus Cristo, é apresentado como a resposta divina ao problema do pecado e da condenação eterna. João 3:16,17 destaca que Deus, em Seu infinito amor, enviou Seu Filho ao mundo não para condená-lo, mas para salvá-lo, oferecendo a cada pessoa a oportunidade de crer e receber a vida eterna.

Jesus, como Salvador, não apenas oferece uma solução para o pecado, mas também garante uma transformação radical na vida daqueles que se arrependem e creem nEle. A salvação que Ele oferece é abrangente e eterna. Aqueles que permanecem em Cristo estão seguros contra a condenação eterna e são preservados para a vida eterna. A obra de Jesus como Salvador é, portanto, a pedra angular da fé cristã, pois é por meio dEle que a promessa de salvação é acessível a todos os que nEle crerem, garantindo não apenas a libertação do pecado, mas também a comunhão eterna com Deus.

II. A NATUREZA DA PROMESSA DE SALVAÇÃO

Veja alguns aspectos salvíficos do processo da Salvação.

1. Justificação

A justificação é um dos aspectos centrais da obra salvífica, descrito na Bíblia como o ato pelo qual Deus declara justo aquele que crê em Seu Filho, Jesus Cristo. Este conceito teológico é profundamente transformador, pois se refere ao momento em que o pecador, ao ser alcançado pelo Evangelho e responder em fé, é absolvido de toda culpa e das consequências do pecado. A justificação não é simplesmente um perdão, mas uma declaração divina de que o crente, embora culpado, é considerado justo diante de Deus.

Esse ato jurídico espiritual significa que o crente é tratado como se nunca tivesse cometido pecado algum. Em Romanos 5:1, Paulo afirma que, ao sermos justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso implica que a barreira que o pecado havia erguido entre Deus e o ser humano é derrubada, permitindo uma relação restaurada e harmoniosa com o Criador. A justificação, portanto, não só remove a condenação que o pecado traz, mas também garante uma nova posição diante de Deus, onde o crente é visto através da justiça de Cristo.

Essa declaração de justiça é fundamental para a natureza da promessa de salvação, pois é a base sobre a qual se constrói a paz, a segurança e a certeza da vida eterna. A justificação é, portanto, um dom da graça de Deus, oferecido a todos que colocam sua fé em Jesus, e é um dos maiores benefícios da obra redentora de Cristo.

2. Regeneração

A regeneração, ou Novo Nascimento, é um elemento essencial na experiência da salvação, como destacado no Evangelho de João, capítulo 3. Para que a promessa de salvação se concretize na vida do crente, é indispensável que ocorra uma transformação profunda e interior, conhecida como regeneração. Este processo é mais do que uma simples mudança de comportamento ou de perspectiva; trata-se de uma renovação radical do coração e da mente, operada diretamente pelo Espírito Santo.

Jesus explicou a Nicodemos que, para entrar no Reino de Deus, é necessário nascer de novo, uma referência clara à regeneração (João 3:1-6). Este Novo Nascimento é um milagre espiritual onde o Espírito Santo atua de forma soberana para transformar o ser humano, levando-o de uma condição de morte espiritual para uma vida nova em Cristo. Essa obra do Espírito Santo envolve a convicção do pecado (João 16:7-11), o arrependimento e a subsequente criação de um novo coração, sensível às coisas de Deus e inclinado a seguir Seus caminhos.

A regeneração não apenas restaura a comunhão com Deus, mas também redefine a identidade do crente, que passa a ser visto como filho de Deus, participante da natureza divina e membro da família celestial (Romanos 8:16,17; 2Coríntios 5:17). Como nova criatura, o crente é chamado a viver em novidade de vida, evidenciando o poder transformador do Evangelho em todas as áreas de sua existência.

Essa transformação é o início de uma jornada contínua de santificação, onde o crente, regenerado pelo Espírito, cresce em conformidade com a imagem de Cristo. A regeneração, portanto, é um testemunho poderoso da graça de Deus, que não apenas nos perdoa, mas nos renova completamente, habilitando-nos a viver para a Sua glória e a desfrutar da plenitude da vida eterna.

3. Santificação

A santificação é uma etapa crucial no processo de salvação, que se desenrola a partir da obra redentora de Cristo no Calvário. Este aspecto da salvação é multidimensional, englobando tanto uma santificação posicional quanto uma progressiva.

Primeiramente, a santificação posicional ocorre no momento em que o crente é justificado e regenerado. Nesse instante, ele é separado por Deus, declarado santo e colocado em uma nova posição diante do Criador. Essa santificação inicial é um ato divino, onde o crente, embora ainda esteja em um corpo corruptível e sujeito ao pecado, é considerado santo pela justiça de Cristo que lhe é imputada. A santificação posicional, portanto, é um status dado por Deus, que marca o início da nova vida em Cristo e assegura ao crente a sua aceitação diante de Deus.

No entanto, a santificação não se limita a este ato inicial. Ela é também um processo contínuo e progressivo, onde o crente, com a indispensável ajuda do Espírito Santo, cresce em santidade ao longo de sua vida. Este crescimento se dá através de um relacionamento profundo e constante com Cristo, onde o crente, à medida que se submete à Palavra de Deus e à direção do Espírito Santo, vai sendo moldado à imagem de Cristo. A santificação progressiva é um chamado à vida de santidade, onde o crente se esforça para afastar-se do pecado e aproximar-se de Deus, refletindo cada vez mais o caráter de Cristo em sua vida diária.

Este processo culminará na glorificação, a etapa final da santificação, que ocorrerá no arrebatamento da Igreja. Naquele dia, os crentes serão transformados, recebendo corpos glorificados semelhantes ao corpo ressurreto de Jesus (Filipenses 3:21). Esta transformação final libertará os crentes de toda a presença do pecado, completando a obra que Deus começou em nós. A santificação, portanto, é tanto um presente imediato quanto uma jornada de vida, que nos prepara para a glória eterna com Cristo.

III. PROMESSA E PERSEVERANÇA NA SALVAÇÃO

1. A base da promessa de salvação é Cristo

A promessa de salvação tem sua base firmemente estabelecida na pessoa e na obra de Jesus Cristo. João 3 revela que Jesus é o centro dessa promessa, demonstrando que a salvação não é apenas um conceito abstrato, mas uma realidade viva, encarnada no Filho de Deus. O propósito eterno de Deus, conforme descrito em Efésios 1:4, é escolher um povo para si mesmo, não baseado em mérito humano, mas na graça soberana. Esse povo é composto por aqueles que, em arrependimento e fé, se voltam para Cristo como Senhor e Salvador.

Cristo, portanto, é a âncora da nossa salvação. Sua obra redentora no Calvário é o fundamento sobre o qual toda a nossa esperança está edificada. Por meio de Seu sacrifício, Ele não apenas pagou o preço do pecado, mas também nos reconciliou com Deus, permitindo que nos tornássemos parte do Seu Corpo, a Igreja. Em Efésios 1:7, Paulo nos lembra que a redenção e o perdão dos pecados, que são elementos centrais da nossa salvação, foram alcançados pelo sangue de Cristo.

Além disso, Efésios 1:9,10 enfatiza que Cristo é o ponto de convergência de todo o plano divino. Deus, em Sua sabedoria, uniu todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus quanto as que estão na terra, fazendo de Jesus o centro do Seu propósito redentor. Essa união em Cristo não é apenas uma promessa futura, mas uma realidade presente para aqueles que estão em Cristo Jesus.

Portanto, a base da promessa de salvação não está em nossos esforços ou realizações, mas exclusivamente em Cristo e na obra que Ele consumou. É por causa dEle que podemos ser chamados filhos de Deus, e é nEle que encontramos a garantia de nossa salvação eterna. Assim, ao nos unirmos a Cristo pela fé, participamos dessa promessa, sendo feitos membros do Seu Corpo, vivendo sob a certeza de que nossa salvação está segura nAquele que é o autor e consumador da nossa fé.

2. A apostasia individual

Apostasia deriva-se da expressão grega “apostásis”, que significa afastamento. Em termos bíblicos, envolve o abandono consciente e deliberado da fé. Trata-se de uma renúncia intencional dos ensinamentos fundamentais da Palavra de Deus (apostasia doutrinária) ou de um retorno voluntário à prática do pecado (apostasia moral). Ambos os caminhos levam à separação de Deus, uma vez que a pessoa rejeita a graça salvadora que lhe foi concedida e rompe o relacionamento que tinha com o Senhor.

No Antigo Testamento, a apostasia era considerada adultério espiritual. Israel era chamado de “esposa de Jeová”, e sempre que Israel seguia a outros deuses, ou se curvava diante de ídolos, era acusado de apostasia. Esta foi, inclusive, a causa principal do cativeiro babilônico.

Não se pode confundir apostasia com heresia. Apostasia é a perda total da fé, enquanto heresia é a negação parcial, ou seja, é a negação de uma ou outra verdade da fé.

A apostasia individual é uma das advertências mais sérias encontradas nas Escrituras sobre a promessa da salvação. A Bíblia deixa claro que, embora a salvação seja oferecida pela graça através da fé em Cristo, ela não é uma condição estática ou irreversível. Jesus, em João 3:18-20, enfatiza que a rejeição da luz, isto é, a recusa em crer e seguir a verdade de Deus, resulta em condenação. Essa rejeição pode ocorrer não apenas entre aqueles que nunca aceitaram o Evangelho, mas também entre aqueles que um dia professaram fé em Cristo.

As Escrituras nos alertam repetidamente sobre esse perigo. Em Atos 14:21,22, Paulo e Barnabé exortam os novos convertidos a permanecerem firmes na fé, afirmando que é necessário passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus. Isso indica que a perseverança na fé é essencial para a manutenção da salvação. Da mesma forma, em 1Timóteo 6:10-12, Paulo adverte sobre o perigo do amor ao dinheiro e outras paixões que podem desviar alguém da fé, encorajando Timóteo a lutar o bom combate e a agarrar-se à vida eterna.

O livro de Hebreus é especialmente enfático sobre os riscos da apostasia. Em Hebreus 2:1-3, somos advertidos a prestar muita atenção ao que ouvimos, para que não nos desviemos. O autor sublinha que negligenciar uma salvação tão grande resulta em consequências severas, destacando a gravidade da rebelião contra Deus e do abandono da fé.

Portanto, a apostasia individual não é apenas uma possibilidade teórica, mas uma realidade que as Escrituras reconhecem e contra a qual nos advertem. É uma decisão voluntária e consciente de abandonar a fé e rejeitar a salvação, o que resulta em uma separação definitiva de Deus. Este perigo deve ser encarado com a máxima seriedade, lembrando-nos da importância de perseverar na fé, mantendo-nos firmes em Cristo, o autor e consumador da nossa fé, até o fim.

3. A promessa e a segurança da Salvação

A promessa de salvação, conforme revelada nas Escrituras, não apenas oferece esperança, mas também garante uma segurança consoladora aos que verdadeiramente creem e permanecem em Cristo. O apóstolo Paulo, ao escrever em Filipenses 1:23, expressa essa confiança ao afirmar seu desejo de partir e estar com Cristo, reconhecendo que tal estado é "ainda muito melhor". Essa declaração reflete a certeza que permeia o Novo Testamento: a de que, ao passarem pela morte, os salvos estão imediatamente na presença de Cristo.

A segurança da salvação não é baseada em méritos humanos, mas na fidelidade e na obra consumada de Jesus Cristo. O apóstolo João reforça essa verdade ao afirmar que aqueles que creem em Jesus e o reconhecem como Senhor têm a vida eterna (1João 5:13). Essa vida eterna não é apenas uma promessa futura, mas uma realidade presente para aqueles que mantêm um relacionamento pessoal com Cristo.

Contudo, essa segurança é acompanhada por um chamado à perseverança. A garantia da salvação é dada aos que permanecem firmes na fé, que continuam a submeter-se a Cristo como seu Senhor e Salvador. A salvação, portanto, é uma promessa que traz paz e segurança, mas também uma responsabilidade contínua de viver em obediência e comunhão com Deus.

Essa segurança não deve ser confundida com uma "permissão" para viver de forma desleixada ou distante de Deus. Em vez disso, é um incentivo poderoso para buscar uma vida de santidade, gratidão e serviço, sabendo que, em Cristo, nossa salvação está firmada e segura. A certeza de estar com Cristo após a morte, como Paulo descreve, não é apenas um conforto para o futuro, mas uma força motivadora para a vida presente, impulsionando-nos a viver de forma digna da nossa chamada em Cristo.

Assim, a promessa de salvação traz consigo não apenas a esperança de uma vida futura na presença de Deus, mas também a segurança de que, enquanto permanecermos em Cristo, essa vida eterna já começou e nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:38,39). Essa segurança é o alicerce da nossa fé e o motivo pelo qual podemos viver com confiança, tanto agora quanto na eternidade.

CONCLUSÃO

A Promessa da Salvação nos convoca a viver com diligência e reverência diante de Deus e do mundo. Embora a salvação seja uma obra soberana de Deus, que estende sua mão ao pecador perdido, ela também exige uma resposta humana. Aceitar, com humildade, o amor e a graça de Deus é fundamental. Aqueles que creem em Jesus Cristo recebem o dom da salvação e são libertos do poder do pecado e da condenação eterna. Entretanto, aqueles que rejeitam essa oferta divina permanecem presos em seus delitos e pecados (Efésios 2:1). Portanto, a Promessa da Salvação é tanto um chamado à fé quanto um lembrete da responsabilidade que temos de viver de acordo com essa nova vida em Cristo.

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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento. CPAD.

Comentário Bíblico Beacon. CPAD.

Dicionário VINE.CPAD.

O Novo Dicionário da Bíblia. VIDA NOVA.

Lawrence O. Richards. Guia do Leitor da Bíblia. CPAD.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Filipenses, a alegria triunfante no meio das provas. HAGNOS.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Romanos, o evangelho segundo Paulo. HAGNOS.

Pr. Hernandes Dias Lopes. João, as glórias do Filho de Deus. HAGNOS.

domingo, 20 de outubro de 2024

PROMESSAS E OBEDIÊNCIA

          4° Trimestre de 2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 04

Texto Base: Deuteronômio 29:1,9-12; Hebreus 8:6-13

“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).

Deuteronômio 29:

1.Estas são as palavras do concerto que o Senhor ordenou a Moisés, na terra de Moabe, que fizesse com os filhos de Israel, além do concerto que fizera com eles em Horebe.

9.Guardai, pois, as palavras deste concerto e cumpri-las para que prospereis em tudo quanto fizerdes.

10.Vós todos estais hoje perante o Senhor, vosso Deus: os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos, os vossos oficiais, todo o homem de Israel,

11.os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do teu arraial; desde o rachador da tua lenha até ao tirador da tua água;

12.para que entres no concerto do Senhor, teu Deus, e no seu juramento que o Senhor, teu Deus, hoje faz contigo.

Hebreus 8:

6.Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas.

7.Porque, se aquele primeiro for irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo.

8.Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei um novo concerto,

9.não segundo o concerto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor.

10.Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.

11.E não ensinará cada um ao seu próximo, nem a cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.

12.Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

13.Dizendo novo concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece perto está de acabar.

INTRODUÇÃO

A relação entre as promessas de Deus e a obediência do Seu povo é um tema recorrente e profundamente significativo nas Escrituras. Desde o início, vemos que as promessas divinas estão frequentemente condicionadas à obediência dos que seguem ao Senhor. Esse princípio não foi abolido com a vinda de Cristo, mas, ao contrário, foi reforçado. No Novo Testamento, a obediência continua sendo uma resposta essencial ao amor e à graça de Deus, um sinal de nossa fidelidade e confiança nEle.

A obediência, mais do que um simples cumprimento de regras, é um reflexo de um coração que ama e reverencia a Deus. É através da obediência que nos posicionamos para receber as promessas de Deus, sejam elas espirituais, materiais, ou relacionadas à nossa caminhada nesta vida. Jesus, em Sua própria vida, exemplificou a importância da obediência, afirmando que veio para fazer a vontade do Pai e cumprindo todas as coisas segundo o plano divino.

Nesta lição, exploraremos como a obediência atua como uma chave que abre a porta para as promessas de Deus. Veremos exemplos bíblicos que ilustram essa verdade e refletiremos sobre a importância de permanecermos fiéis e obedientes ao Senhor para experimentarmos a plenitude de Suas promessas em nossas vidas. Ao entender essa relação vital entre promessa e obediência, seremos desafiados a renovar nosso compromisso com Deus, vivendo de maneira que honra Sua Palavra e atrai Suas bênçãos.

I. A OBEDIÊNCIA NO ANTIGO TESTAMENTO

1. O Concerto de Horebe

O Concerto de Horebe, também conhecido como o Concerto do Sinai, marca um dos momentos mais significativos da história de Israel. Esse pacto, estabelecido entre Deus e o povo de Israel, foi uma reafirmação solene das promessas que Deus havia feito a Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, ao contrário das promessas iniciais feitas a Abraão, que foram incondicionais, o Concerto de Horebe incluía exigências claras de obediência por parte do povo.

No deserto de Horebe, Deus se revelou de forma poderosa e majestosa, enfatizando a santidade e seriedade do pacto que estava sendo estabelecido. Ele não apenas entregou a Lei ao povo, mas também estabeleceu uma relação baseada em obediência e compromisso. O povo de Israel foi chamado a ser "uma propriedade peculiar" de Deus, um "reino sacerdotal" e uma "nação santa" (Êx.19:5,6). Para que Israel pudesse ocupar essa posição única entre as nações, era necessário que obedecesse fielmente aos mandamentos do Senhor.

A obediência, neste contexto, não era apenas uma questão de seguir regras, mas de viver em conformidade com a vontade divina, refletindo o caráter de Deus em todas as áreas da vida. A Lei dada no Sinai, incluindo os Dez Mandamentos (Êx.20:1-17), fornecia um padrão de vida santa e justa, e o cumprimento dessas leis era essencial para que Israel experimentasse as bênçãos prometidas.

Além disso, a obediência ao Concerto era vista como a chave para o sucesso de Israel entre as nações. Deus prometeu que, se o povo diligentemente ouvisse a Sua voz e guardasse o pacto, Ele os exaltaria acima de todas as outras nações. Essa elevação não era apenas em termos de prosperidade material, mas também em termos de um relacionamento íntimo e exclusivo com o Criador do universo.

No entanto, o Concerto de Horebe também incluía advertências severas. A desobediência resultaria em maldições e afastamento das bênçãos de Deus. Ao longo da história de Israel, vemos como a fidelidade ou infidelidade ao pacto influenciou diretamente o destino da nação. Quando Israel obedeceu, experimentou vitória, paz e prosperidade. Mas quando desobedeceu, enfrentou derrotas, exílio e sofrimento.

O Concerto de Horebe, portanto, não é apenas um acordo legal, mas uma expressão do desejo de Deus de que Seu povo viva em uma relação de aliança, marcada por amor, lealdade e santidade. A obediência era a resposta esperada a essa aliança, um reflexo da confiança e do reconhecimento de Israel de que o caminho de Deus é o melhor para a vida e para o cumprimento das promessas divinas.

2. O Concerto nas campinas de Moabe

O Concerto nas campinas de Moabe representa um momento crucial na história de Israel, pois foi estabelecido pouco antes de uma nova geração entrar na Terra Prometida. Muitos anos se passaram desde o Concerto de Horebe, e a geração que havia recebido a Lei no Sinai havia em grande parte perecido durante a longa peregrinação no deserto. Agora, Moisés, reconhecendo a importância de reafirmar o pacto de Deus com essa nova geração, conduziu o povo à renovação da aliança nas campinas de Moabe, conforme descrito em Deuteronômio 29:1.

Este Concerto em Moabe não era uma simples repetição do pacto feito em Horebe, mas uma reafirmação e ampliação, adaptada ao contexto e às necessidades da nova geração. Moisés, sabendo que estava próximo o momento de sua morte e que não entraria na Terra Prometida, usou esta oportunidade para exortar o povo à fidelidade e obediência a Deus. Ele lembrou ao povo das promessas e das responsabilidades que estavam ligadas ao pacto, destacando que a posse e a permanência na Terra Prometida dependiam de sua obediência contínua à Lei de Deus.

O livro de Deuteronômio, especialmente nos capítulos 4 a 26, registra a exposição detalhada das leis e instruções que o povo deveria seguir. Essas instruções incluíam não apenas leis morais e cerimoniais, mas também diretrizes civis que moldariam a vida comunitária em Canaã. Moisés reiterou que a obediência a esses mandamentos era vital para que o povo prosperasse na terra que Deus lhes estava dando.

Além disso, Moisés enfatizou as bênçãos e maldições que acompanhavam o pacto (Deut.27-30). As bênçãos prometiam prosperidade, saúde, vitória sobre os inimigos e paz, se o povo permanecesse fiel a Deus. Por outro lado, as maldições advertiam sobre as terríveis consequências da desobediência, incluindo derrota militar, doença, fome, exílio e, eventualmente, a perda da própria terra. Essa clara dicotomia entre bênçãos e maldições servia para reforçar a seriedade do compromisso que o povo estava assumindo.

Uma das passagens mais poderosas deste Concerto é Deuteronômio 30:19,20, onde Moisés coloca diante do povo a escolha entre a vida e a morte, a bênção e a maldição, e os exorta a escolher a vida, amando e obedecendo ao Senhor, para que pudessem viver longamente na terra prometida a seus antepassados.

O Concerto nas campinas de Moabe destaca a importância da renovação da aliança com Deus em cada geração. Ele sublinha que, embora as promessas de Deus sejam imutáveis, a experiência dessas promessas depende da obediência contínua do Seu povo. Essa renovação da aliança nas campinas de Moabe serviu para preparar o povo de Israel para os desafios que enfrentariam ao entrar em Canaã, assegurando-lhes que a fidelidade a Deus seria a chave para sua vitória e prosperidade na nova terra.

Dessa forma, o Concerto em Moabe não foi apenas um evento histórico, mas também um modelo de como cada geração deve reavaliar e renovar seu compromisso com Deus, reconhecendo que a obediência à Sua Palavra é essencial para a realização das promessas divinas.

3. As promessas provenientes da obediência

No Antigo Testamento, especialmente no Concerto de Moabe, a obediência a Deus era diretamente ligada ao recebimento de Suas promessas. O povo de Israel foi claramente instruído sobre as consequências de sua conduta: a obediência traria bênçãos, enquanto a desobediência resultaria em maldições. Essa dinâmica é exposta de maneira clara e enfática em Deuteronômio 28, onde as bênçãos são proclamadas do Monte Gerizim, e as maldições, do Monte Ebal.

As promessas decorrentes da obediência, conforme descritas em Deuteronômio 28:1-14, abrangiam todos os aspectos da vida do povo de Israel. As bênçãos prometidas eram abrangentes e cobriam tanto o âmbito pessoal quanto o comunitário. Algumas das promessas incluíam:

a)   Bênçãos no Campo e na Cidade. Independentemente de onde os israelitas estivessem, na vida urbana ou rural, a obediência a Deus garantiria prosperidade e segurança. A terra seria fértil, e suas colheitas seriam abundantes, assegurando provisão contínua.

b)   Procriação abençoada. A obediência traria bênçãos sobre as gerações futuras. As mulheres seriam férteis, os rebanhos cresceriam, e a nação se multiplicaria, assegurando a continuidade do povo de Deus.

c)   Proteção e Prosperidade. A obediência garantiu que o povo seria protegido de seus inimigos e que experimentaria sucesso em seus empreendimentos. Deus prometeu que Israel se tornaria uma nação poderosa e respeitada entre as nações.

d)   Bênçãos Domésticas. A vida familiar seria marcada por paz e prosperidade. O lar, que é o centro da vida diária, seria um lugar de segurança e felicidade.

e)   Bênçãos ao entrar e ao sair. Em cada jornada, seja ao entrar na Terra Prometida ou ao sair em batalha, a presença e a proteção de Deus seriam evidentes.

Essas promessas não eram apenas sobre prosperidade material, mas também sobre uma relação íntima e contínua com Deus. A obediência aos mandamentos divinos era um reflexo da fé e da confiança em Deus, que, por sua vez, garantia que o povo vivesse sob Sua bênção.

No entanto, o texto de Deuteronômio também adverte sobre as consequências da desobediência. Do Monte Ebal, foram proclamadas as maldições que sobreviriam ao povo caso desconsiderassem os mandamentos do Senhor (Dt.27:11-26). Essas maldições eram o oposto das bênçãos prometidas: infertilidade, derrota, doença, fome, e exílio seriam o destino de um povo desobediente. Essa dicotomia entre bênção e maldição ressaltava a seriedade com que Deus tratava a obediência à Sua Palavra.

A relação entre obediência e bênção é um tema central no Antigo Testamento e reflete o caráter justo e santo de Deus. Ele não apenas estabeleceu leis e mandamentos para o bem-estar de Israel, mas também deixou claro que o cumprimento dessas leis era a chave para viver sob Suas promessas. A obediência, portanto, era mais do que um dever; era a manifestação de um relacionamento de aliança, onde o povo de Deus demonstrava sua lealdade e amor a Ele, e, em resposta, recebia as Suas bênçãos.

Dessa forma, o Concerto de Moabe não só reafirmava as promessas de Deus, mas também reforçava a importância da obediência como um meio de alcançar essas promessas. O povo de Israel foi constantemente lembrado de que sua prosperidade e bem-estar dependiam de sua fidelidade aos mandamentos do Senhor, estabelecendo um padrão que ressoaria ao longo de toda a história bíblica.

II. A OBEDIÊNCIA NO NOVO TESTAMENTO

1. Um Novo Concerto

No Novo Testamento, a obediência assume uma nova dimensão com o estabelecimento do Novo Concerto, que é superior ao Antigo. O autor de Hebreus, no capítulo 8, destaca a transição do Antigo Concerto, baseado na Lei mosaica e no sistema de sacrifícios, para o Novo Concerto, inaugurado pelo perfeito e eterno sacrifício de Jesus Cristo. Este Novo Concerto é o cumprimento das promessas feitas por Deus através dos profetas, especialmente a promessa registrada em Jeremias 31:31-34.

O Antigo Concerto dependia de uma obediência externa à Lei, que era expressa por meio de rituais e observâncias detalhadas. O relacionamento entre Deus e o Seu povo, sob o Antigo Concerto, era mediado por sacerdotes humanos que ofereciam sacrifícios contínuos para expiação dos pecados. No entanto, esses sacrifícios não podiam remover completamente o pecado; eles eram apenas uma sombra das coisas melhores que viriam com Cristo (Hb.10:1).

O profeta Jeremias, séculos antes da vinda de Cristo, anunciou que Deus faria um novo pacto com a casa de Israel, diferente do pacto que Ele havia feito com seus pais no Sinai. Esse novo pacto seria caracterizado por uma mudança radical: a Lei de Deus seria escrita no coração das pessoas, e não apenas em tábuas de pedra. Essa transformação interna significaria que a obediência a Deus não seria mais uma mera conformidade externa, mas uma resposta espontânea e genuína de um coração regenerado pelo Espírito Santo.

Hebreus 8 cita essa promessa de Jeremias para mostrar que o Novo Concerto é superior porque ele realiza o que o Antigo Concerto apenas prefigurava. Cristo, como Sumo Sacerdote do Novo Concerto, não oferece sacrifícios repetidos; Ele ofereceu a Si mesmo uma vez por todas, realizando a plena e perfeita expiação dos pecados (Hb.9:11-14). Esse único sacrifício torna possível um relacionamento direto e íntimo com Deus, em que os crentes não apenas conhecem as leis de Deus, mas as amam e as seguem de coração.

No Novo Concerto, a obediência é uma evidência da regeneração. A Lei de Deus, agora escrita no coração dos crentes, reflete uma transformação interna operada pelo Espírito Santo. Essa nova obediência não é um esforço para merecer o favor de Deus, mas uma resposta ao amor e à graça já recebidos em Cristo. É uma obediência que flui de um coração renovado, que deseja agradar a Deus por gratidão, e não por medo da condenação.

Além disso, o Novo Concerto amplia a inclusão do povo de Deus. Não está mais limitado a uma nação específica, mas está disponível para todos os que creem em Cristo, sejam judeus ou gentios. Todos os que entram neste Novo Concerto através da fé em Jesus se tornam parte do povo de Deus, com a promessa de que Ele será seu Deus e eles serão Seu povo (Hb.8:10).

Portanto, o Novo Concerto, conforme descrito em Hebreus 8, representa o cumprimento das antigas promessas de Deus e a plena realização de Seu plano redentor. A obediência no contexto do Novo Concerto é transformada de uma exigência externa para uma resposta interna e amorosa a Deus, baseada em um relacionamento de graça, mediado pelo próprio Cristo. Essa obediência, escrita nos corações dos crentes, é o sinal da nova vida que eles recebem em Jesus, capacitando-os a viver em conformidade com a vontade de Deus de uma maneira que o Antigo Concerto jamais poderia realizar completamente.

2. Jesus Cristo, o Mediador

Jesus Cristo, como o Mediador do Novo Concerto, desempenha um papel central e exclusivo no relacionamento entre Deus e a humanidade. No contexto do Novo Testamento, a mediação de Cristo é a realização plena das promessas de Deus, profetizadas no Antigo Testamento, especialmente na profecia de Jeremias sobre o Novo Pacto (Jr.31:31-34), e expostas em Hebreus 8:10. Este Novo Concerto é distinto do Antigo, pois se baseia não em leis escritas em tábuas de pedra, mas em uma transformação interna realizada pelo Espírito Santo, com Cristo como o único mediador.

A palavra "mediador" (do grego mesités) refere-se a alguém que intervém entre duas partes para restaurar a paz e o relacionamento, especialmente em casos de ruptura ou conflito. No caso da humanidade e de Deus, essa ruptura foi causada pelo pecado, que afastou a humanidade de seu Criador. Sob o Antigo Concerto, esse relacionamento era mediado por sacerdotes humanos, através de um sistema de sacrifícios que, embora ordenado por Deus, era temporário e apontava para a necessidade de uma solução mais definitiva.

Jesus Cristo, como mediador, cumpre essa necessidade de maneira perfeita. Em 1Timóteo 2:5, Paulo declara: "Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem". Aqui, a exclusividade de Cristo como mediador é enfatizada. Não há outro caminho para se reconciliar com Deus a não ser através de Jesus, que é tanto plenamente Deus quanto plenamente homem. Sua natureza divina e humana permite que Ele represente perfeitamente ambas as partes: Ele compreende a santidade e a justiça de Deus, ao mesmo tempo em que experimenta as fraquezas e tentações da humanidade, sem pecado.

No Novo Concerto, o papel de Jesus como mediador é profundamente ligado à Sua obra redentora na cruz. Ele ofereceu a Si mesmo como sacrifício perfeito, uma vez por todas, satisfazendo as exigências da justiça divina e abrindo o caminho para o perdão dos pecados (Hb.9:12-15). Ao contrário dos sacerdotes do Antigo Testamento, que ofereciam sacrifícios repetidamente, Cristo, com Sua oferta única, cumpriu toda a lei e aboliu a necessidade dos sacrifícios contínuos, substituindo-os por Sua própria vida entregue.

Além de Seu sacrifício, a mediação de Cristo também inclui Seu ministério contínuo como sumo sacerdote, de acordo com Hebreus 7:25: "portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles". Cristo, ressuscitado e exaltado, intercede constantemente por aqueles que pertencem a Ele, assegurando que eles permaneçam firmes na fé e recebam as promessas de Deus. Essa intercessão é parte vital do Novo Concerto, pois garante que o relacionamento de obediência e fidelidade entre o crente e Deus seja sustentado pela graça e poder de Cristo.

Assim, o relacionamento de obediência no Novo Concerto não é apenas uma responsabilidade do crente, mas também é sustentado pelo próprio Jesus, o mediador. O crente, regenerado pelo Espírito Santo, é capacitado a obedecer não por sua própria força, mas pela graça de Cristo que opera nele. Esta obediência, então, é uma resposta à oferta de salvação que Cristo realizou e é vivida na dependência contínua de Sua intercessão e mediação.

Portanto, Jesus Cristo como mediador não apenas inaugura o Novo Concerto, mas também o sustenta, assegurando que aqueles que pertencem a Ele possam viver em obediência e receber as promessas de Deus. Ele é o caminho, a verdade e a vida, e somente através d'Ele o relacionamento restaurado com Deus é possível, garantindo que a nova aliança seja não apenas um conjunto de promessas, mas uma realidade viva e poderosa na vida de todos os que creem.

3. Obediência do Novo Concerto

No contexto do Novo Concerto, a obediência se torna uma expressão genuína da fé e do amor do crente por Cristo. Jesus, ao afirmar: "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos" (João 14:15), destaca a indissociável conexão entre o amor a Ele e a obediência à Sua Palavra. Neste ensino, Cristo nos mostra que a verdadeira obediência não é meramente uma obrigação legalista, mas uma resposta natural e voluntária de quem o ama e reconhece Sua autoridade.

A obediência no Novo Concerto é profundamente enraizada no amor e na fé. Ao contrário do Antigo Concerto, onde a obediência era frequentemente vista como um dever para cumprir a lei, o Novo Concerto enfatiza que a obediência é um reflexo da transformação interior realizada pelo Espírito Santo. Essa transformação permite que o crente viva em conformidade com a vontade de Deus, não por imposição externa, mas por um desejo interno de agradar ao Senhor.

Jesus, em Sua vida e ministério, exemplificou perfeitamente essa obediência. Filipenses 2:8 descreve que Ele "se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz". A obediência de Cristo ao Pai foi total, mesmo diante do maior sacrifício, e essa obediência se torna o modelo para todos os que o seguem. Portanto, a obediência no Novo Concerto não é apenas uma resposta ao amor de Deus, mas também uma conformidade com a própria vida de Cristo, que nos chama a seguir Seus passos.

Além disso, o Novo Testamento deixa claro que a obediência é um meio pelo qual o crente pode experimentar as bênçãos espirituais que Deus prometeu. Em Atos 26:19, Paulo enfatiza sua obediência à visão celestial que recebeu, mostrando que a obediência não apenas cumpre um mandamento, mas também alinha o crente com o propósito divino. Essa obediência permite ao crente viver de acordo com o plano de Deus e, assim, desfrutar da plenitude das Suas promessas.

É importante destacar que, no Novo Concerto, a obediência é capacitada pelo Espírito Santo. A promessa de que Deus escreveria Suas leis no coração do crente (Jeremias 31:33; Hebreus 8:10) implica que a obediência não depende mais de esforços humanos, mas da obra interior do Espírito. O Espírito Santo guia, ensina e capacita os crentes a viver de maneira que agrada a Deus, possibilitando uma obediência que é fruto do amor e da fé genuína.

Portanto, a obediência no Novo Concerto é uma resposta integral do crente ao amor de Deus, vivida em conformidade com o exemplo de Cristo e capacitada pelo Espírito Santo. Ela é uma evidência do verdadeiro relacionamento com Deus, refletida em atos concretos que revelam o compromisso de viver segundo os ensinamentos de Jesus. Assim, o crente pode desfrutar das bênçãos espirituais e do favor divino, vivendo uma vida que glorifica a Deus em todas as áreas.

III. BÊNÇÃOS PROVENIENTES DA OBEDIÊNCIA A CRISTO

1. Bênçãos espirituais

No Novo Testamento, as bênçãos espirituais emergem como um dos frutos mais preciosos da obediência a Cristo, sendo diretamente vinculadas à obra do Espírito Santo na vida do crente. Quando o apóstolo Paulo afirma que "o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17), ele destaca a natureza essencialmente espiritual das bênçãos concedidas àqueles que vivem em conformidade com os mandamentos de Cristo.

Essas bênçãos espirituais não são apenas presentes momentâneos, mas uma constante na vida daqueles que, pela fé, se submetem à liderança do Espírito. Em 2Coríntios 3:4-6, Paulo esclarece que é o Espírito Santo quem capacita os crentes a viver segundo o Novo Concerto, substituindo a antiga letra da lei que matava pela vivificante ação do Espírito. Dessa forma, a obediência a Cristo não se limita ao cumprimento de regras externas, mas envolve uma transformação interna que reflete a justiça, a paz e a alegria prometidas por Deus.

2. Justiça e Paz

"O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz...." (Rm.14:17). A obediência a Cristo é a base para uma vida de justiça e paz, elementos essenciais que caracterizam o verdadeiro seguidor de Jesus.

-Justiça. A bênção espiritual mencionada por Paulo, “justiça”, refere-se não apenas à retidão legal diante de Deus, mas também à integridade de vida que se manifesta em ações justas e coerentes com o evangelho. Essa justiça é possível porque o Espírito Santo atua no crente, capacitando-o a viver de forma que agrada a Deus, conduzindo-o a um relacionamento correto com Ele e com o próximo. Essa justiça envolve a retidão de caráter e comportamento que nasce de um coração transformado pela graça de Deus. Jesus, no Sermão do Monte, declarou: "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos" (Mt.5:6). É o resultado direto de uma vida de obediência que busca alinhar-se à vontade de Deus em todas as áreas. Pela obediência a Cristo, somos chamados a viver de maneira justa, refletindo o caráter de Deus em nossas ações diárias.

-Paz. Outra bênção espiritual mencionada por Paulo é a Paz. A justiça que recebemos e vivemos em Cristo nos conduz a uma paz profunda e duradoura, que provém da obediência a Cristo e transcende as circunstâncias. Essa Paz não é a ausência de problemas, mas a presença do Espírito que assegura tranquilidade e confiança, mesmo em meio às adversidades. Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo" (João 14:27). Essa paz interior é uma bênção espiritual que fortalece o crente e o mantém firme, independentemente das provações externas. Essa paz é um dom precioso que guarda o coração e a mente do crente em Cristo, mesmo em meio às provações e desafios da vida.

A obediência a Cristo assegura que essa paz permaneça em nós, independente das turbulências do mundo. Em um mundo cheio de incertezas e conflitos, a paz de Cristo é um porto seguro para aqueles que obedecem aos seus mandamentos. Não se trata de uma paz que ignora as dificuldades, mas de uma paz que nos fortalece para enfrentá-las com confiança em Deus. Quando vivemos em obediência, estamos em sintonia com a vontade divina, e essa harmonia espiritual gera uma paz interior que não pode ser abalada pelas circunstâncias externas.

Portanto, a justiça e a paz são bênçãos inseparáveis que decorrem da obediência a Cristo. Elas não apenas moldam nossa vida espiritual, mas também influenciam nossos relacionamentos e nosso testemunho no mundo. Viver em justiça nos conduz a uma paz que se torna um poderoso testemunho da graça e do poder de Deus em nossas vidas, mostrando ao mundo a diferença que a obediência a Cristo faz.

3. Alegria no Espírito Santo

“O Reino de Deus...é alegria no Espírito Santo" (Rm.14:17). A alegria no Espírito é outra bênção que surge da obediência. Essa alegria não depende das circunstâncias externas, mas é uma profunda satisfação que vem de saber que se está em comunhão com Deus e em conformidade com Sua vontade. É a alegria que o mundo não pode dar nem tirar, uma alegria que é sustentada pela presença contínua do Espírito Santo na vida do crente.

Também, a obediência a Cristo abre o caminho para a manifestação de outros dons espirituais que edificarão o Corpo de Cristo. Em Gálatas 5:22,23, Paulo lista o fruto do Espírito que inclui “amor, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio”, virtudes estas que fluem naturalmente de uma vida rendida à obediência ao Senhor. Essas qualidades fortalecem o crente e promovem uma vida abundante e frutífera, refletindo a presença de Deus em todas as áreas da vida.

Portanto, as bênçãos espirituais que resultam da obediência a Cristo são vastas e profundas, transformando a vida do crente em um testemunho vivo da graça de Deus. Essas bênçãos não apenas moldam o caráter do crente, mas também impactam seu relacionamento com os outros e sua eficácia no cumprimento da missão que Cristo confiou à Igreja.

CONCLUSÃO

Nesta lição, exploramos a profunda conexão entre promessas e obediência nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. A obediência sempre foi a base do relacionamento entre Deus e Seu povo. Desde o Concerto de Horebe até o Novo Pacto em Cristo, o princípio da obediência permanece inalterado.

No Antigo Testamento, a obediência era o caminho para que Israel experimentasse as bênçãos divinas, enquanto a desobediência resultava em maldições. No Novo Testamento, a obediência assume uma dimensão ainda mais profunda, à medida que é internalizada no coração do crente através do Espírito Santo, tornando-se uma expressão de amor e fé em Cristo.

Vimos que, embora o Novo Pacto tenha superado o Antigo em sua eficácia e abrangência, ele não aboliu a necessidade de obediência; ao contrário, a intensificou ao chamar os crentes a uma vida de conformidade com a vontade de Deus, escrita em seus corações. A obediência a Cristo não é apenas um dever, mas uma resposta natural à graça que recebemos, e é através dela que entramos na plena posse das promessas divinas.

Portanto, as promessas de justiça, paz, e alegria no Espírito Santo são oferecidas àqueles que vivem em obediência ao Senhor. Elas são inegociáveis e estão diretamente ligadas à nossa disposição de seguir os mandamentos de Cristo.

Esta lição nos desafia a reavaliar nosso compromisso com a obediência, reconhecendo que é através dela que experimentamos as bênçãos e a plenitude de vida que Deus deseja para nós. A verdadeira realização das promessas de Deus em nossa vida depende de nossa obediência fiel e constante ao Seu Filho, Jesus Cristo.

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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

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Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

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Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

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Norman Geisler. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia. Editora Mundo Cristão.

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