domingo, 24 de março de 2024

O PODER DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA

         1° Trimestre/2024

SUBSÍDIO PARA A LIÇÃO 13

Texto Base: Atos 13:1-4

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

Atos 13:

1.Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

2.E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3.Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

4.E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

INTRODUÇÃO

Nesta ultima Lição do primeiro trimestre de 2024, trataremos do tema: “o poder de Deus na Missão da Igreja”. Ao abordar este tema é essencial compreender o papel fundamental do Espírito Santo na jornada da Igreja de Cristo. A história da Igreja está intrinsecamente ligada à obra e à influência transformadora do Espírito Santo, que capacita, direciona e fortalece os crentes para o cumprimento da Grande Comissão deixada por Jesus Cristo.

O poder do Espírito Santo na missão da Igreja é mais do que uma simples força motivadora ou um impulso ocasional; é uma presença contínua e ativa que molda a identidade da Igreja e capacita os seus membros para proclamar o Evangelho e viver em testemunho ao redor do mundo.

Nesta lição, mergulharemos na compreensão mais profunda do papel do Espírito Santo na missão da Igreja. Exploraremos como Sua influência capacita os crentes a serem testemunhas eficazes, a transcenderem barreiras culturais e linguísticas, a expressarem amor e compaixão de forma genuína e a viverem vidas que glorificam a Deus. Veremos como, desde os primórdios do Cristianismo, o Espírito Santo tem sido o agente de transformação que capacita os discípulos a propagarem a mensagem redentora de Cristo, capacitando-os para enfrentar desafios, superar obstáculos e estabelecer comunidades de fé em diversas realidades culturais e sociais.

Através do estudo deste tema, seremos convidados a refletir sobre a importância da dependência do Espírito Santo na vida da Igreja, reconhecendo Sua liderança, orientação e poder que capacitam os crentes a cumprirem fielmente a missão de fazer discípulos de todas as nações.

Que possamos ser inspirados e desafiados pela obra transformadora do Espírito Santo na missão da Igreja, capacitando-nos a sermos instrumentos de graça, amor e esperança em um mundo que tanto necessita do toque restaurador de Deus.

I. A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO SEGUNDO O EVANGELISTA LUCAS

1. Um ensino revelado nos escritos de Lucas

Tanto o Evangelho de Lucas quanto o Livro de Atos, ambos escritos pelo evangelista Lucas, destacam a centralidade e a importância do ministério do Espírito Santo na vida de Jesus e na subsequente formação da Igreja primitiva. Lucas ressalta que a presença e a obra do Espírito Santo não são meramente opcionais, mas sim absolutamente essenciais para a capacitação e a missão dos discípulos de Jesus.

No Evangelho de Lucas, vemos a narrativa da vida de Jesus intimamente conectada com a obra do Espírito Santo. Desde o início, o nascimento de Jesus é marcado pela intervenção do Espírito Santo na vida de Maria (Lc.1:35). O ministério terreno de Jesus é caracterizado pelo poder do Espírito, e Ele próprio é batizado e ungido pelo Espírito Santo (Lc.3:21,22, 4:1, 14,18). Jesus reconhece a necessidade do Espírito ao prometer aos Seus discípulos o "poder do alto" (Lc.24:49), uma capacitação que lhes permitiria testemunhar e proclamar o Evangelho com autoridade e eficácia. Essa promessa se cumpre no Livro de Atos, quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos no Dia de Pentecostes, capacitando-os para testemunhar de forma poderosa sobre Jesus Cristo (Atos 2:1-4).

A transformação que ocorre nos discípulos após a recepção do Espírito é notável, pois eles passam a proclamar corajosamente o Evangelho com ousadia, sabedoria e poder, impactando vidas e estabelecendo as bases da Igreja primitiva. O "poder do alto" mencionado por Jesus se torna uma realidade visível e tangível na vida dos crentes, capacitando-os não apenas a compartilhar a mensagem do Evangelho, mas também a viverem em unidade, amor e serviço mútuo (Atos 2:42-47). O Espírito Santo não apenas os equipa para o testemunho, mas também os guia, consola, fortalece e capacita para enfrentar desafios e perseguições no avanço do Reino de Deus.

Portanto, a obra do Espírito Santo é essencial e inseparável da missão da Igreja. Sem Sua atuação, os discípulos não estariam qualificados para serem testemunhas eficazes do Senhor Jesus. O revestimento do poder do Espírito capacita os crentes a viverem de acordo com a vontade de Deus e a cumprirem a Grande Comissão de fazer discípulos de todas as nações.

2. O enchimento do Espírito como experiência necessária

A ênfase no enchimento do Espírito Santo como uma experiência necessária é uma temática proeminente no contexto literário do evangelista Lucas, especialmente no Evangelho e no Livro de Atos. O próprio ministério de Jesus Cristo é caracterizado pelo seu início após ser batizado e cheio do Espírito Santo (Lc.3:21,22).

Jesus não apenas foi capacitado pelo Espírito Santo, mas também dependeu totalmente d'Ele para cumprir a obra do Pai. Ao iniciar Seu ministério público, Jesus declara que o Espírito do Senhor estava sobre Ele, capacitando-O para pregar o evangelho aos pobres, proclamar libertação aos cativos, restaurar a vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor (Lc.4:18,19). Em todas as etapas de Seu ministério, Jesus demonstra uma completa dependência e submissão ao Espírito Santo.

Da mesma forma, no Livro de Atos, a Igreja é instruída a aguardar e buscar o revestimento do poder do Espírito Santo antes de iniciar a obra missionária. Antes do Dia de Pentecostes, os discípulos foram instruídos por Jesus a permanecerem em Jerusalém até que fossem revestidos do poder do Espírito Santo (Lc.24:49, Atos 1:4,5).

A descida do Espírito Santo sobre os discípulos no Pentecostes marcou um momento crucial na história da Igreja. Essa experiência transformadora capacitou-os para testemunhar eficazmente sobre Jesus Cristo, resultando na conversão de milhares de pessoas naquele dia (Atos 2:1-4, 2:41). A presença contínua do Espírito Santo na vida da Igreja primitiva foi fundamental para sua missão, guiando, capacitando e fortalecendo os crentes para espalharem o evangelho em toda parte (Atos 1:8).

Portanto, no contexto literário de Lucas, a ideia do Espírito Santo como uma necessidade, e não apenas uma opção, é claramente enfatizada. Tanto o ministério de Jesus quanto a expansão da Igreja primitiva são inseparáveis do poder e da orientação do Espírito Santo. Essa experiência do enchimento do Espírito é fundamental para capacitar os crentes a viverem de maneira eficaz e impactante para a glória de Deus na missão da Igreja.

3. O enchimento do Espírito como uma experiência concreta

No Livro de Atos o enchimento do Espírito Santo é retratado como uma experiência concreta e objetiva na vida dos crentes, destacando-se como um evento tangível e visível. Essa experiência não era apenas subjetiva, mas também se manifestava de maneira perceptível aos sentidos e à observação externa.

Os relatos em Atos evidenciam que a vinda do Espírito Santo era marcada por manifestações visíveis e auditivas. No Dia de Pentecostes, os discípulos foram enchidos do Espírito Santo e começaram a falar em línguas que não conheciam, um sinal evidente da presença e do poder do Espírito (Atos 2:4). Esse fenômeno não era apenas interno, mas também externo, perceptível aos ouvintes de diferentes nacionalidades presentes em Jerusalém naquele dia.

Essa manifestação do Espírito Santo não foi um evento isolado. Em outros relatos no Livro de Atos, vemos que, ao receberem o Espírito Santo, os novos crentes manifestavam dons espirituais, incluindo o falar em línguas desconhecidas, como evidenciado nos relatos de Atos 10:44-46 e Atos 19:1-6. Em cada um desses episódios, a evidência tangível do enchimento do Espírito era o dom de línguas, indicando a presença do Espírito Santo na vida daqueles primeiros cristãos.

Além disso, ao descrever a experiência de Pedro na casa de Cornélio (Atos 10), Lucas enfatiza que o derramamento do Espírito sobre os gentios foi acompanhado pelo reconhecimento inequívoco de que eles também haviam recebido o mesmo dom do Espírito Santo que os discípulos judeus receberam em Pentecostes.

Assim, para os primeiros cristãos, o enchimento do Espírito Santo não era apenas uma experiência interna e subjetiva, mas também era acompanhado por manifestações externas que eram claramente reconhecíveis e distintas. O falar em línguas desconhecidas emergiu como um dos sinais mais proeminentes dessa experiência, destacando a realidade tangível da presença e do poder do Espírito Santo na vida daqueles que O receberam.

II. O ESPÍRITO SANTO CAPACITANDO AS TESTEMUNHAS

1. Capacitando as testemunhas

No Livro de Atos, vemos uma diversidade de situações em que o Espírito Santo capacita e fortalece tanto os líderes proeminentes quanto os indivíduos comuns para desempenharem a obra de Deus. Primeiramente, o Espírito capacitou líderes como Pedro e Paulo para enfrentarem desafios e oposições ao proclamarem o Evangelho. O episódio em que Pedro é confrontado pelos sacerdotes e anciãos, e responde cheio do Espírito Santo (Atos 4:8), é um exemplo claro da capacitação divina concedida aos líderes da Igreja. Da mesma forma, vemos Paulo, em seu confronto com Elimas, o mágico, sendo cheio do Espírito Santo para resistir a oposições espirituais e continuar sua missão (Atos 13:9).

No entanto, o que é ainda mais notável é que o Espírito Santo não se limitava a capacitar apenas os líderes designados. Lucas destaca que o derramamento do Espírito não era uma bênção exclusiva para os apóstolos ou para uma elite espiritual, mas sim para todo Corpo de Cristo. No Dia de Pentecostes, como citado por Pedro, o derramamento do Espírito foi profetizado por Joel como algo que viria sobre "toda carne" (Atos 2:17), ou seja, para todas as pessoas, sem distinção de idade, gênero ou posição social, desde que aceitasse a Cristo Jesus como o Senhor e Salvador.

O Espírito Santo capacita homens e mulheres, jovens e velhos, a se engajarem na obra do Reino de Deus. O exemplo dos discípulos que receberam o Espírito Santo em Pentecostes e começaram a falar em línguas desconhecidas é um testemunho claro disso. Esse fenômeno foi experimentado por todos ali presentes, não apenas pelos apóstolos. Essa capacitação do Espírito, portanto, não se restringe a um grupo seleto, mas é uma dádiva que se estende a todos os que creem em Jesus Cristo. O Espírito Santo equipa e capacita cada membro do corpo de Cristo para servir, testemunhar e viver de acordo com a vontade de Deus, fortalecendo e habilitando a Igreja como um todo para cumprir sua missão no mundo.

2. Pessoas simples capacitadas pelo Espírito

O Livro de Atos ilustra vividamente como o Espírito Santo capacita e usa pessoas simples e comuns para desempenharem papéis significativos na propagação do Evangelho e na edificação da igreja. O exemplo de Ananias é notável. Ele é chamado por Deus para ministrar a Paulo, que então se chamava Saulo, e lhe impor as mãos para que recuperasse a visão (Atos 9:10-19). Ananias era um crente comum, não um apóstolo ou líder religioso renomado, mas foi escolhido por Deus para desempenhar um papel vital na vida de Paulo. Esse evento marca um ponto crucial na conversão de Paulo e no início de seu ministério como apóstolo dos gentios.

Da mesma forma, Estêvão e Filipe, inicialmente escolhidos para servirem nas questões práticas da distribuição de alimentos entre os necessitados, foram capacitados pelo Espírito Santo para realizar milagres e proclamar o Evangelho com poder (Atos 6:8; 8:6). Portanto, a capacitação e o empoderamento do Espírito não estavam restritos aos líderes reconhecidos, mas eram concedidos a todos os crentes fiéis que se dispunham a servir e a obedecer ao chamado de Deus.

Esses exemplos reforçam o princípio de que Deus não se limita a usar apenas uma classe privilegiada para realizar Sua obra. Ele escolhe e capacita pessoas simples e comuns para serem Seus instrumentos no mundo. O Espírito Santo é o capacitador por excelência, concedendo dons, habilidades e autoridade espiritual a qualquer um que esteja disposto a se submeter à Sua direção e liderança.

Essa verdade é uma fonte de encorajamento para todos os crentes, pois mostra que, independentemente da posição social, da educação ou da experiência cristã, Deus pode e deseja capacitar cada um para ser uma testemunha eficaz do Seu amor, graça e poder. Ele usa pessoas comuns para realizar feitos extraordinários em prol do Seu Reino, demonstrando Sua glória através da capacitação pelo Espírito Santo.

3. Capacitando a Igreja

No contexto literário de Lucas, especialmente no Livro de Atos, a Igreja do Novo Testamento é retratada como portadora de uma missão profética e como uma comunidade capacitada e dirigida pelo Espírito Santo para testemunhar de Cristo e propagar o Evangelho.

A partir das palavras proféticas citadas por Pedro no Dia de Pentecostes, conforme registrado em Atos 2:17, todos os crentes são vistos como participantes do ministério profético, capacitados pelo Espírito Santo para proclamarem a Palavra de Deus e testemunharem sobre Jesus Cristo. Essa visão não se restringe a um grupo seleto, mas se estende a toda a comunidade de crentes.

No Livro de Atos, vemos que a Igreja primitiva era caracterizada por uma comunidade de crentes capacitados pelo Espírito Santo, que viviam em unidade, compartilhavam suas posses e testemunhavam de maneira poderosa sobre Jesus Cristo. Essa comunidade de fiéis, energizada pelo Espírito, demonstrava um testemunho coletivo e indivisível que atraía a admiração e a confiança das pessoas ao seu redor (Atos 2:47).

O crescimento das igrejas descrito em Atos não estava apenas associado ao testemunho de indivíduos isolados, mas sim ao testemunho coletivo e à vida vibrante das comunidades de crentes capacitados pelo Espírito Santo. Eles não apenas proclamavam o Evangelho com palavras, mas também viviam de maneira que refletia o poder transformador de Cristo em suas vidas, o que impactava significativamente as pessoas ao seu redor. Além disso, Atos 9:31 destaca que as igrejas cresciam e se fortaleciam na fé, sendo encorajadas e edificadas pelo Espírito Santo, demonstrando a ligação íntima entre a capacitação espiritual da comunidade de crentes e o crescimento saudável da Igreja como um todo.

Portanto, no contexto de Atos, o testemunho dado pela comunidade de crentes capacitados pelo Espírito Santo desempenhou um papel fundamental no crescimento e na expansão das igrejas, não apenas como testemunho individual, mas como um testemunho coletivo que demonstrava o poder e a graça de Deus em ação na vida da comunidade cristã.

III. O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE GERADORA DE MISSÕES

1. O envio missionário

No capítulo 13 do Livro de Atos, vemos o Espírito Santo desempenhando um papel central e ativo no envio dos primeiros missionários da Igreja em Antioquia, especialmente no comissionamento de Paulo e Barnabé para a Primeira Viagem Missionária.

Lucas destaca que havia profetas na Igreja em Antioquia, indicando que havia pessoas dotadas com dons especiais, incluindo a capacidade de receber e transmitir mensagens do Espírito Santo (Atos 13:1). É por meio desses dons espirituais que os líderes da Igreja, impulsionados pelo Espírito Santo, são guiados a separar Paulo e Barnabé para a obra missionária.

O texto destaca que, enquanto a comunidade cristã adorava ao Senhor e jejuava, o Espírito Santo falou de maneira clara e audível, direcionando-os a separar esses dois obreiros para a missão que Ele havia designado para eles (Atos 13:2). Essa separação não foi uma ação humana por iniciativa própria, mas sim uma resposta direta e específica à orientação do Espírito Santo, que estava ativo e conduzindo a obra missionária da Igreja. Lucas enfatiza a ideia de que é o Espírito Santo quem é a fonte geradora das missões, pois Ele é quem vocaciona e envia. Essa passagem ressalta que a missão não é apenas uma iniciativa humana, mas é impulsionada, dirigida e capacitada pelo Espírito de Deus. O Espírito Santo é quem convoca e equipa os servos de Deus para a obra específica que Ele planeja realizar.

Essa narrativa bíblica evidencia a importância da sensibilidade e submissão à direção do Espírito Santo na vida da Igreja, especialmente em relação à missão e ao avanço do Evangelho. Ela enfatiza que a obra missionária genuína é impulsionada e guiada pelo Espírito Santo, e que a Igreja deve estar aberta e receptiva à Sua orientação para cumprir o propósito de Deus no mundo.

2. A estratégia missionária

A estratégia missionária é uma questão crucial e complexa, especialmente em um mundo multicultural. O relato sobre Paulo e Barnabé em sua tentativa de ir à Ásia e Bitínia, mas sendo impedidos pelo Espírito Santo (Atos 16:6-7), destaca a importância da orientação do Espírito na obra missionária. Essa narrativa nos ensina que o discernimento da vontade de Deus é essencial na estratégia missionária.

Apesar de Paulo e Barnabé terem um desejo legítimo de espalhar o Evangelho, o Espírito Santo os direcionou a outro caminho. Isso demonstra que, às vezes, o que pode parecer uma estratégia lógica ou planejada para os homens, pode não ser o plano de Deus para a propagação do Evangelho naquele momento e contexto específico.

Essa lição é valiosa para agências missionárias e igrejas da atualidade. Não basta apenas o desejo de realizar missões; é crucial buscar a orientação do Espírito Santo em todo o processo. Isso inclui a seleção e a vocação dos missionários, a escolha dos locais de envio, o tempo e a abordagem na obra missionária.

A abordagem multicultural da missão requer sensibilidade cultural, adaptação contextual e uma compreensão profunda das diferentes realidades em que o Evangelho será compartilhado. Além disso, é essencial orar e buscar discernimento para compreender os planos e direções do Espírito Santo, permitindo que Ele guie e conduza o processo de missões.

É possível que agências missionárias e igrejas adotem estratégias que, apesar de bem intencionadas, podem não ser as mais apropriadas para o contexto em que desejam ministrar. Portanto, a busca pela orientação do Espírito Santo é fundamental para garantir que a estratégia missionária seja alinhada à vontade de Deus, direcionando os esforços para onde Ele está operando e preparando os corações para receberem a mensagem do Evangelho.

Assim, a oração, a busca contínua da direção de Deus e a sensibilidade às orientações do Espírito Santo são elementos essenciais para uma estratégia missionária eficaz e relevante em um mundo multicultural e diversificado.

CONCLUSÃO

Encerramos esta Lição e, consequentemente, este trimestre, mostrando que a Ação do Espírito Santo é crucial para a realização da vocação missionária da Igreja. Sua presença capacita, orienta e fortalece os crentes, concedendo-lhes os dons e a direção necessários para testemunhar de Jesus Cristo em seu contexto e cumprir a Grande Comissão.

A ausência da atuação do Espírito Santo pode deixar a Igreja Local desabilitada para sua missão primordial de proclamar o Evangelho e fazer discípulos. A dependência do poder do Espírito é essencial para que a Igreja exerça seu papel de forma eficaz, alcançando vidas, transformando comunidades e expandindo o Reino de Deus.

Portanto, ao reconhecer e valorizar a ação do Espírito Santo na vida da Igreja, a comunidade de crentes se torna habilitada e capacitada para ser uma testemunha viva do amor e da graça de Deus, cumprindo assim sua missão de impactar o mundo ao seu redor para a glória de Deus.

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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC

Referências Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.

Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD

William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Antigo e Novo Testamento).

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.

Pr. Elienai Cabral. Missão Profética da Igreja - A Proclamação da Palavra. CPAD.

Pr. Hernandes Dias Lopes. Atos - A ação do Espírito Santo na vida da igreja.

Claudionor de Andrade – A sublimidade do culto cristão.

Pr. Gutierres Fernandes Siqueira. Revestidos de Poder: Uma Introdução à Teologia Pentecostal. Rio de Janeiro.CPAD_2018.

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