Estes versículos de Juízes 1:7-19 relatam as primeiras campanhas de conquista de Judá na Terra Prometida. A narrativa destaca a justiça retributiva de Deus, a continuidade das alianças familiares, a integração de aliados não israelitas e a importância da cooperação entre as tribos de Israel. Apesar das vitórias, a menção dos carros de ferro dos cananeus indica que ainda havia desafios significativos a serem enfrentados. No entanto, a presença do Senhor com Judá garante o sucesso nas montanhas, ilustrando a confiança em Deus como crucial para a conquista da terra.
7. ”Então, disse Adoni-Bezeque: Setenta reis,
com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as
migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me
pagou. E o trouxeram a Jerusalém, e morreu ali”.
Adoni-Bezeque, um rei
cananeu derrotado, reconhece a retribuição divina pela crueldade que ele
próprio praticou, mutilando setenta reis. Sua declaração destaca a justiça
retributiva de Deus. Adoni-Bezeque é levado a Jerusalém, onde morre,
simbolizando a destruição do poder opressor dos cananeus.
8. ”Porque os
filhos de Judá pelejaram contra Jerusalém, e a tomaram, e a feriram a fio de
espada, e à cidade puseram a fogo”.
Os filhos de Judá capturam
Jerusalém, matam seus habitantes e incendeiam a cidade. Este evento sublinha o
início das conquistas israelitas na Terra Prometida, especialmente na região de
Judá.
9. ”E,
depois, os filhos de Judá desceram a pelejar contra os cananeus que habitavam
nas montanhas, e no sul, e nas planícies”.
Os filhos de Judá
continuam suas campanhas contra os cananeus, atacando-os nas montanhas, no sul
e nas planícies. Este versículo mostra a abrangência geográfica das batalhas.
10. ”E partiu
Judá contra os cananeus que habitavam em Hebrom (era, porém, dantes, o
nome de Hebrom Quiriate-Arba), e feriram a Sesai, e a Aimã, e a Talmai”.
Judá ataca Hebrom
(antigamente chamada Quiriate-Arba), derrotando três líderes cananeus: Sesai,
Aimã e Talmai. A conquista de Hebrom é significativa, pois esta cidade tinha
importância histórica e estratégica.
11. “E, dali,
partiu contra os moradores de Debir (e era, dantes, o nome de Debir
Quiriate-Sefer)”.
12. ”E disse
Calebe: Quem ferir a Quiriate-Sefer e a tomar, lhe darei a minha filha Acsa por
mulher”.
13. ”E tomou-a
Otniel, filho de Quenaz, o irmão de Calebe, mais novo do que ele;
e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por mulher”.
Nos versículos 11-13, vemos
que Calebe, um dos líderes de Judá, oferece sua filha Acsa em casamento a quem
conquistar Quiriate-Sefer (Debir). Otniel, sobrinho de Calebe, aceita o desafio
e toma a cidade, casando-se com Acsa. Este episódio mostra a continuidade das
alianças familiares e a importância das conquistas militares.
14. ”E
sucedeu que, vindo ela a ele, o persuadiu a que pedisse um
campo a seu pai; e ela se apeou do jumento, saltando; e Calebe lhe disse:
Que é o que tens? ”.
15. ”E ela
lhe disse: Dá-me uma bênção, pois me deste uma terra seca;
dá-me também fontes de águas. E Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes
inferiores”.
Nos versículos 14 e
15, vemos Acsa, filha de Calebe, pede ao pai uma bênção adicional, além da
terra que já recebeu: fontes de água para tornar a terra mais fértil. Calebe
concede a ela as fontes superiores e inferiores, demonstrando generosidade e
cuidado familiar.
16. ”Também os
filhos do queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os
filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade; e foram
e habitaram com o povo”.
Os filhos do queneu,
sogro de Moisés, se juntam aos filhos de Judá e se estabelecem no deserto de
Judá, ao sul de Arade. Isto ilustra a integração de grupos não israelitas ao
povo de Israel, reforçando alianças e cooperação.
17. ”Foi-se, pois, Judá com Simeão, seu irmão, e
feriram aos cananeus que habitavam em Zefate, e totalmente a destruíram, e
chamaram o nome desta cidade Horma”.
Judá e Simeão, seu
irmão, unem forças para derrotar os cananeus em Zefate, destruindo
completamente a cidade e chamando-a de Horma, que significa "destruição".
Esta colaboração entre tribos é crucial para o sucesso das campanhas militares.
18. ”Tomou
mais Judá a Gaza com o seu termo, e a Asquelom com o seu termo, e a Ecrom com o
seu termo”.
19. ”E foi o Senhor com Judá, e despovoou as
montanhas; porém não expeliu os moradores do vale, porquanto tinham carros de
ferro”.
Nos versos 18 e 19, Judá
toma as cidades filisteias de Gaza, Asquelom e Ecrom, mas enfrenta dificuldades
para conquistar os habitantes do vale devido aos carros de ferro que eles
possuíam. Este detalhe sobre os carros de ferro aponta para as limitações
tecnológicas e militares que os israelitas enfrentaram.
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Luciano
de Paula Lourenço
EBD/IEADTC
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