4º TRIMESTRE/2018
TEXTO BASE: LUCAS 10:25-37
"E QUE AMÁ-LO DE
TODO O CORAÇÃO, E DE TODO O ENTENDIMENTO, E DE TODA A ALMA, E DE TODAS AS
FORÇAS E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO É MAIS DO QUE TODOS OS HOLOCAUSTOS E
SACRIFÍCIOS" (MC.12:33).
Lucas 10:25-37
25. E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo:
Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26. E ele lhe disse: Que está escrito na Lei? Como lês?
27. E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu
entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.
28. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.
29. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem
é o meu próximo?
30. E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para
Jerico, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o,
se retiraram, deixando-o meio morto.
31. E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e,
vendo-o, passou de largo.
32. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o,
passou de largo.
33. Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o,
moveu-se de íntima compaixão.
34. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e
vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou
dele;
35. E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao
hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to
pagarei, quando voltar.
36. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu
nas mãos dos salteadores?
37. E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois,
Jesus: Vai e faze da mesma maneira.
INTRODUÇÃO
DANDO CONTINUIDADE AO
ESTUDO DAS PARÁBOLAS DE JESUS, TRATAREMOS NESTA AULA DA PARÁBOLA DO BOM
SAMARITANO.
ESTA É UMA DAS PARÁBOLAS MAIS BELAS, MAIS PROFUNDAS E MAIS
INTRIGANTES CONTADAS POR JESUS. SÓ APARECE NO EVANGELHO DE LUCAS.
NA AULA PASSADA APRENDEMOS SOBRE O PERDÃO AO
PRÓXIMO,
E AGORA JESUS ENSINA QUEM É O PRÓXIMO.
AMAR O PRÓXIMO JÁ ERA UM MANDAMENTO COMPREENDIDO HÁ
MUITO PELOS RABINOS, ENTRETANTO, A NOVIDADE É QUE O PRÓXIMO, OBJETO DESSE AMOR, PODERIA
SER ALGUÉM COM CRENÇAS DIFERENTES, COSTUMES DISTINTOS E VALORES COMPLETAMENTE
OPOSTOS AO DO JUDEU.
NA PARÁBOLA, A IMAGEM DE UM SAMARITANO ACOLHENDO
UM JUDEU É MUITO OUSADA PARA QUALQUER ISRAELITA DA ÉPOCA.
OBSERVE QUE, NA PARÁBOLA, A IMAGEM DO
SAMARITANO ESTÁ ACOMPANHADA DE UM ADJETIVO CONTRADITÓRIO - "BOM"
-, POIS PARA O JUDEU O SAMARITANO NÃO ERA BOM POR NATUREZA.
O NOSSO SENHOR É CLARO EM
DIZER QUE:
-O PRÓXIMO DO
SAMARITANO É AQUELE JUDEU NECESSITADO.
-O PRÓXIMO DO JUDEU É O SAMARITANO NECESSITADO.
-O PRÓXIMO É QUALQUER PESSOA QUE ESTEJA
NECESSITANDO DE NOSSA AJUDA, INDEPENDENTE DA RELIGIÃO, DA ETNIA, DOS VALORES
QUE ELAS PORTAM.
JAMAIS PODEMOS PERDER DE
VISTA QUE SOMOS OS PORTADORES DA COMPAIXÃO DE JESUS PARA COM TODOS OS HOMENS.
ENFATIZAR ESSA VERDADE DEVE SER NOSSO MAIOR OBJETIVO NESTA AULA.
I. INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
JESUS CONTOU A PARÁBOLA
DO BOM SAMARITANO COMO RESPOSTA A UMA PERGUNTA FEITA POR CERTO DOUTOR DA LEI.
ANTES DE TRATARMOS A
PARÁBOLA, VAMOS ANALISAR ALGUNS DESTAQUES COM RELAÇÃO A ESSE INTÉRPRETE DA LEI
DE MOISÉS.
1. O DOUTOR DA LEI (LC.10:25-28).
ESSE HOMEM, PERITO NOS
PRIMEIROS CINCO LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO, DESEJOU TESTAR A SABEDORIA DE
JESUS.
ELE NÃO BUSCAVA INFORMAÇÃO, MAS QUERIA GANHAR
UMA VANTAGEM SOBRE JESUS OU ESPERAVA ENVERGONHAR JESUS. NA VERDADE, ESSE
PERITO TENTOU ENGANAR A JESUS, TESTANDO-O AO MÁXIMO.
25. E EIS QUE SE LEVANTOU
UM CERTO DOUTOR DA LEI, TENTANDO-O E DIZENDO: MESTRE, QUE FAREI PARA HERDAR A
VIDA ETERNA?
26. E ELE LHE DISSE: QUE
ESTÁ ESCRITO NA LEI? COMO LÊS?
27. E, RESPONDENDO ELE,
DISSE: AMARÁS AO SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA,
E DE TODAS AS TUAS FORÇAS, E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E AO TEU PRÓXIMO COMO A
TI MESMO.
28. E DISSE-LHE:
RESPONDESTE BEM; FAZE ISSO E VIVERÁS.
O TEXTO NOS MOSTRA QUE O
DOUTOR QUERIA APANHAR JESUS NO CONTRAPÉ E SE TORNOU PRISIONEIRO NO
CIPOAL DE SUA PRÓPRIA ARMADILHA.
O ESTUDIOSO DA LEI QUE TENTOU PEGAR JESUS
COM AS MINÚCIAS DA LEI FOI CAPTURADO PELA RESPONSABILIDADE DA GRAÇA.
O DOUTOR QUERIA MANTER A DISCUSSÃO EM NÍVEL
COMPLEXO E FILOSÓFICO, MAS JESUS O LEVA PARA O CAMPO PRATICO DO AMOR E DA AÇÃO.
TRATANDO DE UM
ESPECIALISTA NA LEI, A ARMADILHA ERA PARA DESCOBRIR SE JESUS ERA FIEL ÀS
ESCRITURAS E SE OBSERVAVA OS 613 MANDAMENTOS QUE O JUDAÍSMO PRESCREVIA. TALVEZ
ELE TENHA PENSADO QUE O SENHOR REPUDIAVA A LEI DE MOISÉS.
A) SUA
TEOLOGIA EQUIVOCADA (LC.10:25).
O DOUTOR ELE FEZ UMA PERGUNTA INTERESSANTE, A QUAL
REVELA O SEU EQUÍVOCO TEOLÓGICO:
“...MESTRE, QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA?”.
NA MENTE DESSE DOUTOR, A VIDA ETERNA ERA UMA
CONQUISTA DAS OBRAS, E NÃO UMA OFERTA DA GRAÇA.
PARA ESSE DOUTOR, A VIDA ETERNA ERA ALGO QUE ELE PODERIA
GANHAR OU MERECER.
A PERGUNTA PRESUME QUE
ELE TINHA DE FAZER ALGO PARA RECEBER A VIDA DEPOIS DA MORTE.
O PENSAMENTO DELE EXPRESSA UMA SALVAÇÃO PELAS OBRAS EM VEZ DE SER PELA
GRAÇA DIVINA.
PARA ELE, A SALVAÇÃO ERA UMA QUESTÃO DE MERECIMENTO HUMANO, E NÃO UMA DÁDIVA
DIVINA.
ESTÁ ESCRITO:
“PORQUE PELA GRAÇA SOIS
SALVOS, POR MEIO DA FÉ; E ISSO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS. NÃO VEM DAS
OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE” (EF.2:8,9).
B) UMA
PERGUNTA PERSCRUTADORA (LC.10:26).
SE O REFERIDO DOUTOR TIVESSE SIDO HUMILDE E
PENITENTE,
O SENHOR TERIA RESPONDIDO MAIS DIRETAMENTE. NAS CIRCUNSTÂNCIAS, JESUS
DIRIGIU SUA ATENÇÃO À LEI.
JESUS PODERIA TER ENFATIZADO AO DOUTOR DA LEI QUE A
VIDA ETERNA É UM DOM DE DEUS, MAS ELE NÃO TENTA CORRIGIR O PENSAMENTO DO
DOUTOR DA LEI.
ELE SONDA A COMPREENSÃO
QUE ESSE PERITO TINHA DA LEI, PERGUNTANDO:
“QUE ESTÁ ESCRITO NA LEI? COMO INTERPRETAS?”.
JESUS USOU, AQUI, O MÉTODO SOCRÁTICO, QUE CONSISTIA EM RESPONDER
AS PERGUNTAS QUE LHE ERAM FEITAS COM OUTRAS PERGUNTAS.
COM ESTA PERGUNTA, JESUS LEVOU
O DOUTOR DA LEI A DAR EXATAMENTE A RESPOSTA QUE ELE QUERIA OUVIR.
JESUS RESPONDEU PERGUNTANDO SOBRE A LEI DE MOISÉS.
JÁ QUE O HOMEM ERA INTERPRETE DA LEI E QUERIA PÔR JESUS À
PROVA ACERCA DA VIDA ETERNA, JESUS DEVOLVE-LHE A PERGUNTA, REMETENDO-O À
LEI, PARA DEIXAR CLARO QUE, PELO PADRÃO DA LEI, É IMPOSSÍVEL AO HOMEM
SER SALVO, UMA VEZ QUE A LEI EXIGE UMA PERFEITA RELAÇÃO DO HOMEM COM
DEUS E COM O PRÓXIMO.
A LEI EXIGE PERFEIÇÃO ABSOLUTA E NENHUM HOMEM É CAPAZ
DE ATENDER ÀS DEMANDAS DA LEI.
C) UMA
RESPOSTA COMPROMETEDORA (LC.10:27).
ESSE DOUTOR DA LEI, QUE QUERIA
OUVIR DE JESUS UMA RESPOSTA FORA DA LEI, PORQUE O SEU INTUITO ERA PROVAR
A JESUS, POR FIM RESPONDEU A SUA PRÓPRIA PERGUNTA.
ELE RESPONDEU UNINDO OS MANDAMENTOS DE AMAR DEUS DE
TODO O CORAÇÃO (DT.6:5) E AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO (LV.19:18).
EM SUMA, ERA ISSO QUE A
LEI EXIGIA, CONFORME EXPLICOU JESUS A OUTRO DOUTOR DA LEI (CF.MT.22:37-39).
“E, RESPONDENDO ELE,
DISSE: AMARÁS AO SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, E DE TODA A TUA ALMA,
E DE TODAS AS TUAS FORÇAS, E DE TODO O TEU ENTENDIMENTO E AO TEU PRÓXIMO COMO A
TI MESMO”.
O INTÉRPRETE CONHECIA A LETRA DA LEI, MAS NÃO SABIA
INTERPRETÁ-LA.
SUA RESPOSTA REVELA QUE ELE
NÃO CONHECIA O PROPÓSITO DA LEI. NÃO CONHECIA A SI MESMO NEM
CONHECIA OS FUNDAMENTOS DA SALVAÇÃO.
COM UM SÓ VERBO, COM UMA SÓ AÇÃO, ERA POSSÍVEL OBEDECER
AOS DOIS MANDAMENTOS.
ISSO MOSTRAVA QUE DEUS E O PRÓXIMO SÃO COMO AS DUAS
FACES DA MESMA MOEDA DO AMOR.
O AMOR A DEUS É O ELEMENTO INTERNO QUE SE VÊ NA PRÁTICA
EXTERNA DO AMOR AO PRÓXIMO.
·
O AMOR A DEUS
EXIGE TOTAL DEVOÇÃO (CORAÇÃO, ALMA, FORÇA, ENTENDIMENTO).
·
E O AMOR AO
PRÓXIMO, TOTAL IDENTIFICAÇÃO (COMO A SI MESMO).
JESUS CONCORDOU COM A RESPOSTA DO SEU INQUIRIDOR E CONFIRMOU
QUE A VIDA ETERNA, DEPOIS DA FÉ E DO ARREPENDIMENTO, SE ENCONTRA NA EXPERIÊNCIA
E NA PRÁTICA ADO AMOR (LC.10:28):
“E DISSE-LHE: RESPONDESTE BEM; FAZE ISSO E VIVERÁ”.
AO MESMO TEMPO EM QUE JESUS AFIRMOU QUE SE HOUVESSE
OBEDIÊNCIA A ESSES DOIS MANDAMENTOS HAVERIA VIDA, TAMBÉM MOSTROU QUE SEM
A NOVA VIDA ISSO NÃO SERIA POSSÍVEL.
SÓ CONSEGUIREMOS AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO QUANDO
DEIXARMOS A VIDA DIVINA, A VIDA DO ESPIRITO SANTO, SE MANIFESTAR EM NÓS E
ATRAVÉS DE NÓS.
D) O
SUBTERFUGIO DO DOUTOR DA LEI (LC.10:29).
PERCEBENDO QUE TINHA SIDO APANHADO PELAS CORDAS DE SUA
PRÓPRIA ASTÚCIA, O DOUTOR DA LEI TENTA UMA EVASIVA:
“ELE, PORÉM, QUERENDO JUSTIFICAR-SE
A SI MESMO, DISSE A JESUS: E QUEM É O MEU PRÓXIMO?”.
ELE TENTOU JESUS PRIMEIRAMENTE COM UMA PERGUNTA
CAPCIOSA
E AGORA TENTA SE ESQUIVAR COM UMA PERGUNTA EVASIVA.
ESSA QUESTÃO ERA MUITO
DISCUTIDA NAQUELE TEMPO E AINDA HOJE ESTÁ PRESENTE EM NOSSAS MENTES.
AFINAL, QUEM É O MEU PRÓXIMO?
JESUS NÃO DISCUTIU A
TEORIA SOBRE O PRÓXIMO. EM VEZ DISSO, CONTOU A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO
E NOVAMENTE DEVOLVEU A PERGUNTA AO INTERPRETE DA LEI.
2. A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO (LC.10:29-35).
JESUS CONTOU A HISTÓRIA
DO BOM SAMARITANO PARA COLOCAR OS VALORES DO REFERIDO DOUTOR DA LEI DE
CABEÇA PARA BAIXO.
ELE REPROVOU AS ATITUDES DOS RELIGIOSOS (SACERDOTE E LEVITA) E
EXALTOU A ATITUDE DO REJEITADO PELOS JUDEUS (SAMARITANO),
EVIDENCIANDO QUE TEMOS DE CONSIDERAR TODA E QUALQUER PESSOA COMO NOSSO
PRÓXIMO, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER POSIÇÃO SOCIAL, RELIGIOSA OU ETNIA.
A PARÁBOLA DESCREVE TUDO O QUE O SAMARITANO FEZ PARA SALIENTAR QUE A
PRÁTICA DO AMOR NÃO TEM FRONTEIRAS. É A NECESSIDADE DO OUTRO QUE DIZ
O QUE PRECISA SER FEITO E ATÉ QUE PONTO SE DEVE AMAR.
ALÉM DISSO, O AMOR QUEBRA TODAS AS FRONTEIRAS.
O SAMARITANO NÃO PERGUNTOU SE O FERIDO ERA JUDEU OU NÃO. O PRÓXIMO É
QUALQUER PESSOA QUE ENCONTRAMOS.
29. ELE, PORÉM, QUERENDO
JUSTIFICAR-SE A SI MESMO, DISSE A JESUS: E QUEM É O MEU PRÓXIMO?
30. E, RESPONDENDO JESUS,
DISSE: DESCIA UM HOMEM DE JERUSALÉM PARA JERICÓ, E CAIU NAS MÃOS DOS
SALTEADORES, OS QUAIS O DESPOJARAM E, ESPANCANDO-O, SE RETIRARAM, DEIXANDO-O
MEIO MORTO.
31. E, OCASIONALMENTE,
DESCIA PELO MESMO CAMINHO CERTO SACERDOTE; E, VENDO-O, PASSOU DE LARGO.
32. E, DE IGUAL MODO,
TAMBÉM UM LEVITA, CHEGANDO ÀQUELE LUGAR E VENDO-O, PASSOU DE LARGO.
33. MAS UM SAMARITANO QUE
IA DE VIAGEM CHEGOU AO PÉ DELE E, VENDO-O, MOVEU-SE DE ÍNTIMA COMPAIXÃO.
34. E, APROXIMANDO-SE,
ATOU-LHE AS FERIDAS, APLICANDO-LHES AZEITE E VINHO; E, PONDO-O SOBRE A SUA
CAVALGADURA, LEVOU-O PARA UMA ESTALAGEM E CUIDOU DELE;
35. E, PARTINDO AO OUTRO
DIA, TIROU DOIS DINHEIROS, E DEU-OS AO HOSPEDEIRO, E DISSE-LHE: CUIDA DELE, E
TUDO O QUE DE MAIS GASTARES EU TO PAGAREI, QUANDO VOLTAR.
A)
INTERPRETAÇÕES DIVERSAS.
A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO, AO LONGO DA HISTÓRIA,
TEM SIDO ALVO DAS MAIS DIVERSAS INTERPRETAÇÕES.
MUITAS DESTAS
INTERPRETAÇÕES SERVEM-SE DO MÉTODO ALEGÓRICO PARA ATRIBUIR AO TEXTO ALGUNS
OBJETIVOS QUE ELE NÃO TEM.
ENTRETANTO, ESTA NÃO É A MANEIRA CORRETA DE INTERPRETAR ESTA
PARÁBOLA. EIS UM EXEMPLO:
“A VÍTIMA REPRESENTA O PECADOR PERDIDO. O SACERDOTE E O LEVITA
REPRESENTAM A LEI E OS SACRIFÍCIOS, AMBOS INCAPAZES DE SALVAR O PECADOR. O
SAMARITANO É JESUS CRISTO, QUE SALVA O HOMEM, PAGA AS SUAS CONTAS E PROMETE
VOLTAR. OS DOIS DENÁRIOS SÃO AS DUAS ORDENANÇAS: O BATISMO E CEIA DO SENHOR”.
É CLARO QUE ESTA LINHA DE
INTERPRETAÇÃO ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADA.
OUTROS ENTENDEM QUE ESTA PARÁBOLA É UMA
RECOMENDAÇÃO FORMAL DO CAMINHO DAS OBRAS. PORÉM, ELA É UM REPUDIO ÀS OBRAS COMO
MEIO DE SALVAÇÃO.
NÃO É AQUILO QUE FAZEMOS, CONSIDERADO UMA OBRA
MERITÓRIA,
QUE IMPORTA, MAS, SIM, A ATITUDE DE CONFIARMOS EM DEUS E NO QUE ELE FEZ
POR NÓS.
SÓ AMAM A DEUS E AO PRÓXIMO, SEM O INTUITO
RETRIBUTIVO, AQUELES QUE FORAM TRANSFORMADOS PELO AMOR DE DEUS.
ESSE TIPO DE AMOR É NOSSA
RESPOSTA AO AMOR QUE DEUS TEM POR NÓS, E NÃO A CAUSA DE ACEITAÇÃO DE NÓS.
B)
MODOS DE VIVER A VIDA.
EM RELAÇÃO A ESTA PARÁBOLA, VERIFICAMOS QUE EXISTEM
TRÊS MODOS DE VIVER A VIDA: O MODO DOS SALTEADORES; O MODO DOS RELIGIOSOS
(SACERDOTE E DO LEVITA); O MODO DO SAMARITANO.
SÃO TRÊS COMPREENSÕES DIFERENTES QUE CONDICIONAM O
NOSSO SER E O NOSSO COMPORTAMENTO.
Ø PRIMEIRO:
A EXPLORAÇÃO, O MODO DE VIVER DOS SALTEADORES (LC.10:29).
A ESTRADA DE 27
QUILÔMETROS QUE DESCE PELO DESERTO, DE JERUSALÉM PARA JERICÓ, TEM SIDO PERIGOSA
DURANTE TODA A SUA HISTÓRIA.
ESSA ESTRADA ERA UM
DESPENHADEIRO, NO PERIGOSO DESERTO ROCHOSO DA JUDEIA, UM LUGAR DE MONTES, VALES
E CAVERNAS. ERA CONHECIDA COMO "CAMINHO SANGRENTO". ESSA REGIÃO ERA
MAL AFAMADA POR CAUSA DE SUA INSEGURANÇA.
SEGUNDO A HISTÓRIA, OS
CRUZADOS CONSTRUÍRAM UM PEQUENO FORTE NA METADE DO CAMINHO, PARA INIBIR OS
SALTEADORES E PROTEGER OS PEREGRINOS. AINDA HOJE ESSA ESTRADA É PERIGOSA.
JERUSALÉM ESTÁ SITUADA 800 METROS ACIMA DO NÍVEL DO
MAR, E JERICÓ, NAS
PROXIMIDADES DO MAR MORTO, É A CIDADE MAIS BAIXA DO MUNDO, ESTÁ 400
METROS ABAIXO DO NÍVEL DO MAR.
POR ALI, PRECISAVAM PASSAR AS CARAVANAS QUE SUBIAM
E DESCIAM DE JERUSALÉM.
ESSE CAMINHO PASSAVA PELOS DESFILADEIROS DO
TERRÍVEL DESERTO DA JUDEIA. VIAJAR SOZINHO ERA UM CONVITE AO DESASTRE. FOI O QUE ACONTECEU.
ESSE HOMEM QUE DESCEU DE JERUSALÉM PARA JERICÓ CAIU
NAS MÃOS DOS SALTEADORES, QUE ROUBARAM TUDO O QUE ELE TINHA, E AINDA
O MACHUCARAM E O DEIXARAM SEMIMORTO À BEIRA DO CAMINHO.
TUDO FAZ CRER QUE O HOMEM QUE FOI ASSALTADO E
QUASE MORTO ERA JUDEU.
O MODO DE
VIVER, PORTANTO, DOS SALTADORES É ESTE: "O
QUE É MEU, É MEU; MAS, O QUE É TEU DEVE SER MEU TAMBÉM".
Ø SEGUNDO:
A INDIFERENÇA, O MODO DE VIVER DOS RELIGIOSOS (LC.10:31,32).
O SACERDOTE E O LEVITA ERAM HOMENS RELIGIOSOS QUE CUIDAVAM DAS COISAS
DO TEMPLO E DO CULTO AO SENHOR. ERAM EXEMPLOS DE PIEDADE. MAS O
MEDO DE SE TORNAREM CERIMONIALMENTE IMPUROS OU O TEMOR DE SEREM ATACADOS PELOS
MESMOS SALTEADORES LEVOU-OS A PASSAREM DE LARGO E A REVELAREM TOTAL
INDIFERENÇA PARA COM O HOMEM FERIDO.
ELES NÃO SOMENTE DEIXARAM DE AJUDAR, MAS FORAM PARA O
OUTRO LADO DA ESTRADA, ABANDONANDO O HOMEM NO SEU SOFRIMENTO E NA SUA
NECESSIDADE.
MUITAS VEZES NOS ESQUIVAMOS DAQUELES QUE PRECISAM
DE AJUDA
PORQUE ACHAMOS QUE NÃO VALE A PENA GASTAR NOSSO TEMPO, ENERGIA, DISPOSIÇÃO
COM ELES.
NO FUNDO, NÃO QUEREMOS NOS ENVOLVER PORQUE PENSAMOS: “CADA UM POR SI, DEUS POR TODOS, E O DIABO
QUE CARREGUE O ÚLTIMO!”.
ESTE TIPO DE VIDA, ESSENCIALMENTE EGOÍSTA, É
MARCA REGISTRADA DA NOSSA SOCIEDADE HODIERNA.
PRECISAMOS LEMBRAR DA
PERGUNTA DE JESUS: “MAS SE VOCÊS AMAM APENAS O QUE VOS AMAM QUE RECOMPENSA
TERÃO?” (MT.5:46).
O MODO DE
VIVER, PORTANTO, DOS RELIGIOSOS É ESTE: "O
QUE É MEU, É MEU; O QUE É TEU, É TEU".
Ø TERCEIRO:
A MISERICÓRDIA, O MODO DE VIVER DO SAMARITANO (LC.10:33-35).
JESUS MAIS UMA VEZ COMBATE A POSTURA DOS ESCRIBAS E
FARISEUS,
MOSTRANDO QUE AQUELES A QUEM SE CONSIDERAVAM JUSTOS (SACERDOTE E LEVITA) SÃO CULPADOS
E AQUELES A QUE SE CONSIDERAVAM INDIGNOS (SAMARITANO) DESPONTAM COMO
OS HERÓIS.
ESSE SAMARITANO, MESMO SENDO ODIADO PELOS JUDEUS, INTERROMPE A SUA
VIAGEM, APROXIMA-SE DA VÍTIMA, APLICA ÓLEO E VINHO NAS FERIDAS DO
SEMIMORTO, TIRA-O DO LUGAR DE PERIGO, LEVA-O A UMA HOSPEDARIA
SEGURA E AINDA PAGA O SEU TRATAMENTO. ISTO É O QUE CHAMAMOS DE
MISERICÓRDIA.
·
MISERICÓRDIA É LANÇAR O CORAÇÃO NA
MISÉRIA DO OUTRO E ESTAR PRONTO EM QUALQUER TEMPO PARA ALIVIAR A SUA DOR.
A PALAVRA HEBRAICA PARA MISERICÓRDIA É CHESED: “É A CAPACIDADE DE
ENTRAR EM OUTRA PESSOA ATÉ QUE PRATICAMENTE PODEMOS VER COM OS SEUS OLHOS,
PENSAR COM SUA MENTE E SENTIR COM O SEU CORAÇÃO”.
·
MISERICÓRDIA É VER UMA PESSOA SEM
ALIMENTO E LHE DAR COMIDA. É VER UMA PESSOA SOLITÁRIA E LHE FAZER COMPANHIA. É
ATENDER ÀS NECESSIDADES E NÃO APENAS SENTI-LAS. É MAIS DO QUE SENTIR PIEDADE
POR ALGUÉM.
PARA OS RELIGIOSOS (SACERDOTE E LEVITA), ERA
UM INCÔMODO A SER EVITADO, MAS, PARA O SAMARITANO, ERA ALGUÉM QUE
NECESSITAVA DE AMOR E DE AJUDA, DE MODO QUE ELE LHE OFERECEU CUIDADO.
O MODO DE
VIVER, PORTANTO, DO SAMARITANO É: "O
QUE É TEU, É TEU; MAS, O QUE É MEU PODE SER TEU TAMBÉM".
AS RELAÇÕES
ENTRE AS PESSOAS SÃO GOVERNADAS POR UM DESSES TRÊS MODOS DE SER E DE VIVER. RESTA-NOS
SABER QUAL DELES NOS ENCAIXAMOS, LEMBRANDO QUE O EVANGELHO ESTÁ
TOTALMENTE DO LADO DO BOM SAMARITANO.
II. COMPAIXÃO E CARIDADE SÃO INTRÍNSECAS À FÉ
SALVADORA
A COMPAIXÃO E A CARIDADE SEMPRE FORAM VIRTUDES
QUE OS CRISTÃOS HERDARAM DE NOSSO SENHOR, UM ENSINAMENTO BEM ARRAIGADO NOS
CINCO PRIMEIROS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO, O PENTATEUCO.
RECONHECER ISSO É AFIRMAR
QUE TAIS VIRTUDES ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS AO TESTEMUNHO DE UMA FÉ SALVADORA,
COMO NOS DIZ TIAGO:
“MEUS IRMÃOS, QUE
APROVEITA SE ALGUÉM DISSER QUE TEM FÉ E NÃO TIVER AS OBRAS? PORVENTURA, A FÉ
PODE SALVÁ-LO? E, SE O IRMÃO OU A IRMÃ ESTIVEREM NUS E TIVEREM FALTA DE
MANTIMENTO COTIDIANO, E ALGUM DE VÓS LHES DISSER: IDE EM PAZ, AQUENTAI-VOS E
FARTAI-VOS; E LHES NÃO DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO, QUE PROVEITO
VIRÁ DAÍ? ASSIM TAMBÉM A FÉ, SE NÃO TIVER AS OBRAS, É MORTA EM SI MESMA”
(TG.2:14-17).
NA PARÁBOLA EM COMENTO, O SACERDOTE E O LEVITA
VIRAM O HOMEM CAÍDO E SE DESVIARAM, “PASSANDO
DE LARGO”. MAS, O SAMARITANO, INIMIGO TRADICIONAL DOS JUDEUS, SE
APROXIMOU, VIU E SE ENCHEU DE COMPAIXÃO, OU SEJA, “SOFREU JUNTO” COM O
HOMEM FERIDO.
ALI MESMO PROVIDENCIOU OS PRIMEIROS SOCORROS, COLOCOU O FERIDO NO
SEU JUMENTO E, A PÉ, SEGUIU ATÉ UMA PENSÃO, ONDE CONTINUOU A CUIDAR DELE.
NO DIA SEGUINTE, DEU DUAS MOEDAS (SALÁRIO DE DOIS
DIAS) AO DONO DA PENSÃO E COMPROMETEU-SE A PAGAR O QUE FOSSE GASTO COM O HOMEM
FERIDO.
ESSE SAMARITANO AMAVA O PRÓXIMO NÃO APENAS DE
PALAVRA,
ELE DEMONSTROU ISSO NA PRÁTICA.
COMPAIXÃO, CARIDADE, CUIDADO E AMOR, PARA OS DISCÍPULOS DE
CRISTO, NÃO PODEM SER APENAS PALAVRAS BONITAS, MAS ATITUDES CONCRETAS.
E JESUS PERGUNTOU AO
ASTUTO INTÉRPRETE DA LEI: “QUAL DOS
TRÊS TE PARECE TER SIDO O PRÓXIMO DO HOMEM QUE CAIU NAS MÃOS DOS SALTEADORES?”(LC.10:36).
OU SEJA, QUEM FOI QUE SE TORNOU PRÓXIMO DELE?
O INTÉRPRETE DA LEI ESTAVA PREOCUPADO COM A
FRONTEIRA DO AMOR, MAS JESUS MOSTROU QUE O AMOR É UM CENTRO QUE IRRADIA AÇÕES PRÁTICAS
E NÃO CONHECE NENHUMA FRONTEIRA.
O INTÉRPRETE DA LEI RECONHECEU ISSO E, QUANDO DECLAROU
QUE O PRÓXIMO FOI O QUE USOU DE MISERICÓRDIA, ISTO É, O QUE TEVE
COMPAIXÃO, MOSTROU MUITO BEM QUE TORNAR-SE PRÓXIMO É ENTRAR EM SINTONIA COM
O OUTRO E SOFRER JUNTO COM ELE. É CONDOER-SE COM O SOFRIMENTO ALHEIO.
E, NO FINAL, JESUS DEU
UMA ORDEM SOLENE: “VAI E PROCEDE
TU DE IGUAL MODO”(LC.10:37).
EM OUTRAS PALAVRAS, PREOCUPE-SE
EM PRATICAR CONCRETAMENTE O AMOR SEM SE PREOCUPAR COM AS TEORIAS
SOBRE O PRÓXIMO QUE MERECE O SEU AMOR.
VOCÊ TEM AMADO COMO AMOU O SAMARITANO, SEM EXIGIR QUE SOMENTE
ALGUNS RECEBAM O SEU AMOR?
NUMA SOCIEDADE COMO A
NOSSA, REPLETA DE EXCLUÍDOS, ESSA É UMA AVALIAÇÃO QUE NECESSITAMOS FAZER
CONSTANTEMENTE DIANTE DE DEUS.
A COMPAIXÃO E A CARIDADE SÃO A PROVA MATERIAL
DE QUE NASCEMOS DE NOVO.
DEVEMOS RESGATAR ESSE PRINCÍPIO SEM QUALQUER MEDO DE SER
MAL INTERPRETADO, POIS COMPAIXÃO E CARIDADE É RESULTADO DO AMOR QUE DEUS
DERRAMOU EM NOSSA VIDA.
III. O NOSSO PRÓXIMO É QUALQUER PESSOA NECESSITADA
JESUS ENCERRA A HISTÓRIA
DO SAMARITANO COM UMA PERGUNTA:
“QUAL, POIS, DESTES TRÊS
TE PARECE QUE FOI O PRÓXIMO DAQUELE QUE CAIU NAS MÃOS DOS SALTEADORES?”
(LC.10:36).
PERCEBA QUE JESUS REVERTE A PERGUNTA INICIAL DO DOUTOR DA LEI. ESTE
HAVIA PERGUNTADO: "QUEM É O
MEU PRÓXIMO?". JESUS ENTÃO CONTA A PARÁBOLA E PERGUNTA: "QUEM
FOI O PRÓXIMO?".
ASSIM, JESUS ENCURRALA O INTÉRPRETE DA LEI, LEVANDO-O FORÇOSAMENTE A
ADMITIR QUE O SAMARITANO, AQUELE A QUEM ELE CONSIDERAVA INDIGNO, FOI O PRÓXIMO
DO HOMEM SEMIMORTO.
POR PRECONCEITO, O DOUTOR NÃO PROFERIU A PALAVRA
“SAMARITANO”. APENAS DISSE: “O QUE
USOU DE MISERICÓRDIA PARA COM ELE...” (LC.10:37).
A RESPOSTA DO PRECONCEITUOSO DOUTOR DA LEI ESTÁ CORRETA, PORQUE
O SAMARITANO É AQUELE QUE AGIU COMO PRÓXIMO.
MOSTRANDO COMPAIXÃO, ELE SE ALINHOU COM O AMOR DE
DEUS E AO PRÓXIMO.
AO CONTRARIO DO SACERDOTE E DO LEVITA, ELE SE SUBMETEU AO
MANDAMENTO DE AMOR QUE RESUME TODA A LEI.
JESUS, ENTÃO, FECHA A QUESTÃO E DIZ A ELE: “VAI E FAZE DA MESMA MANEIRA” (LC.10:37).
A RESPOSTA DE JESUS ENVOLVEU TRÊS COISAS:
·
DEVEMOS AJUDAR
AOS DEMAIS,
AINDA QUE ELES TENHAM A CULPA DO QUE LHES SUCEDEU.
·
QUALQUER PESSOA, DE QUALQUER NAÇÃO, QUE
ESTÁ EM NECESSIDADE É NOSSO PRÓXIMO.
·
A AJUDA AO
PRÓXIMO DEVE SER PRÁTICA.
ENFIM, QUEM É O NOSSO PRÓXIMO?
A HISTÓRIA DO BOM
SAMARITANO ENSINA QUE O PRÓXIMO É QUALQUER SER HUMANO.
INFELIZMENTE, O
INDIVIDUALISMO E O EGOÍSMO TÊM DIFICULTADO, E ATÉ IMPEDIDO, GESTOS DE
AMOR AO PRÓXIMO, ATÉ MESMO ENTRE CRISTÃOS.
OBSERVE QUE NA PARÁBOLA HÁ DOIS TIPOS DE PECADORES: OS SALTEADORES
QUE FEREM O HOMEM MEDIANTE A VIOLÊNCIA E OS RELIGIOSOS (SACERDOTE E
LEVITA) QUE FEREM O HOMEM MEDIANTE A NEGLIGÊNCIA. A PARÁBOLA DÁ A ENTENDER QUE TODOS
ELES SÃO CULPADOS.
A OPORTUNIDADE NÃO APROVEITADA PARA SE FAZER O BEM TORNA-SE UM MAL.
ESTÁ ESCRITO: “AQUELE, POIS, QUE SABE
FAZER O BEM E O NÃO FAZ COMETE PECADO” (TG.4:17).
AMAR O PRÓXIMO É SENTIR COMPAIXÃO POR ELE, OU SEJA, SENTIR A SUA
DOR, COMO SE FOSSE NOSSA E, ASSIM, SUPRIR AS NECESSIDADES IMEDIATAS DO NOSSO
SEMELHANTE, LEMBRANDO QUE ELE É TÃO IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS QUANTO NÓS.
ESTE AMOR SUPERA TODO E QUALQUER PRECONCEITO, TODA E QUALQUER
BARREIRA, TODA E QUALQUER TRADIÇÃO.
CONTUDO, AMAR O PRÓXIMO NÃO É APENAS AJUDAR ALGUÉM
DO PONTO-DE-VISTA MATERIAL, MAS, SOBRETUDO, LEVAR ESSE ALGUÉM A UMA
VIDA DE COMUNHÃO COM DEUS, A UM EQUILÍBRIO EM TODOS OS ASPECTOS DA SUA
VIDA.
PORTANTO, O QUE JESUS
DISSE AO DOUTOR DA LEI, ELE DIZ TAMBÉM A NÓS: “VAI TU E FAZE O MESMO”.
SE A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO FOSSE COMPREENDIA E
PRATICADA,
REMOVERIA O PRECONCEITO RACIAL, O ÓDIO E A INVEJA ENTRE CLASSES, E O MUNDO
SERIA EXTRAORDINARIAMENTE MARAVILHOSO PARA SE VIVER. PENSE NISSO!
CONCLUSÃO
“APRENDEMOS COM ESTA
PARÁBOLA QUE O AMOR NÃO ACEITA LIMITES NA DEFINIÇÃO DE QUEM É O PRÓXIMO.
ENQUANTO TODAS AS SOCIEDADES E SEUS SEGMENTOS SOCIAIS ACABAM LEVANTANDO
BARREIRAS PARA SEPARÁ-LAS DAS DEMAIS PESSOAS, OS DISCÍPULOS DE CRISTO DEVEM
OLHAR PARA OS SERES HUMANOS COM IGUALDADE, POIS O PRÓPRIO DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO
DE PESSOAS (AT.10:34)”.
QUANDO AMAMOS O PRÓXIMO DA FORMA DETERMINADA NA
PALAVRA DE DEUS, MELHORAMOS SENSIVELMENTE O AMBIENTE EM QUE VIVEMOS.
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LUCIANO DE PAULA LOURENÇO
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