4º Trimestre/2021
Texto Base: Atos 21:7-15
“E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de
Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossa carne mortal” (2Co.4:11).
V.P: “O Espírito Santo nos
prepara para sofrer por Jesus Cristo e suportar as angústias e aflições na obra
de Deus”.
Atos 21:
7.E nós, concluída a
navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida, e, havendo saudado os irmãos, ficamos
com eles um dia.
8.No dia seguinte, partindo
dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesareia; e, entrando em
casa de Filipe, o evangelista, que um dos sete, ficamos com ele.
9.Tinha este quatro filhas
donzelas, que profetizavam.
10.E, demorando-nos ali por
muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo;
11.e, vindo ter conosco,
tomou a cinta de Paulo e, lingando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto
diz o Espirito Santo; Assim ligarão os judeus, em Jerusalém, o varão de quem é
esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios.
12.E, ouvindo nós isto,
rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a
Jerusalém,
13.Mas Paulo respondeu: Que
fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a
ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
14.E, como não podíamos
convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor!
15.Depois daqueles dias,
havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
INTRODUÇÃO
Nesta Aula trataremos da “coragem de Paulo diante da morte”. Durante
todo o seu ministério, desde a sua conversão, Paulo correu risco de morte, mas
nunca a temeu. Ele sempre estava preparado para esse momento. Isto era o
resultado concreto da dimensão profunda da fé salvífica que dominava a sua vida.
Para ele, ter de escolher entre estar com Cristo e permanecer neste mundo, não
havia dúvida: escolheria estar com Cristo. Para Paulo, permanecer neste mundo
só se justificaria se fosse para desgastar-se pela causa do Evangelho.
Certa feita ele disse: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto
que cumpra com alegria a minha carreira” (Atos 20:24).
Ser chamado para cumprir uma missão para o Reino de Deus tem um custo
alto, muitas vezes, a própria vida. Não se deve pensar em amenidades quando o
assunto é trabalhar para Cristo de forma dedicada e abnegada. O inimigo nunca
deixa o missionário e o evangelista livre de perseguição. Ele sabe que pregar o
evangelho é a mais poderosa força que Jesus colocou na sua Igreja para livrar
as pessoas da perdição eterna. Por isso, o pregador do evangelho nunca está
livre da perseguição e do risco de morte. Mas, aquele que tem a coragem que
Paulo tinha, está pronto a dizer: “Porquanto,
para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp.1:21).
I. A CONSCIÊNCIA DE
PAULO QUANTO A PADECER POR JESUS
1. A insistência de Paulo em ir a Jerusalém
Depois de cumprir o tempo de sua Terceira Viagem Missionária, Paulo se
despede dos pastores da cidade de Éfeso e propõe em seu coração viajar a Jerusalém,
mesmo sabendo que lá lhe aguardavam tribulações e cadeias (Atos 20:22,23).
Apesar dos avisos que ele padeceria em Jerusalém (Atos 20:23), não arrefeceu o
seu ânimo, insistiu em ir (Atos 20:22). Com relação às tribulações e prisões
que sofreria em Jerusalém, ele disse: “nada considero a vida preciosa para mim
mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do
Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24). Ao
que parece, tratava-se de uma compulsão interior que ele não podia ignorar. Paulo
sabia que cadeias e tribulações se tornaram parte de sua vida. Segundo Lucas, o
Espírito Santo vinha revelando esse fato ao apóstolo de cidade em cidade (Aos
20:23), talvez por intermédio do ministério de profetas, ou talvez pela
comunicação interior misteriosa dos desígnios de Deus.
Mesmo sabendo que haveria de padecer em Jerusalém, Paulo não considerou
sua vida preciosa para si mesmo (Atos 20:24). Seu maior desejo era agradar e
obedecer a Deus; cumprir a missão que Jesus estabelecera para ele: levar a
mensagem do evangelho sob quaisquer circunstâncias. Se, para isso, fosse
necessário oferecer sua vida, estava disposto a entregá-la. Tendo em vista Aquele
que havia morrido por ele, nenhum sacrifício era grande demais; importava-lhe
apenas completar a sua carreira e o ministério que havia recebido do Senhor
Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus (Atos 20:24).
Nenhum título poderia expressar de maneira mais apropriada o evangelho
que Paulo pregava do que este: “o evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).
Esta é a mensagem que toca profundamente e trata do favor de Deus concedido aos
pecadores culpados e ímpios que não mereciam outra coisa senão a eternidade no
inferno. Esta mensagem conta como o Filho do amor de Deus se despiu da glória
suprema do Céu para sofrer, derramar seu sangue e morrer no Calvário a fim de
oferecer o perdão dos pecados e a vida eterna a todos os que creem nEle.
Paulo tinha sido avisado em muitos lugares que seu sofrimento era inevitável,
tanto em Jerusalém como em Cesareia; mesmo assim não desistiu do seu intento. É
preciso que todos os que são chamados para cumprirem a Grande Comissão tenha
pleno discernimento das circunstâncias por fazer a vontade de Deus.
2. De Mileto para Tiro
Paulo estava de malas prontas para viajar rumo a Jerusalém. Seria a última
vez que o velho apóstolo colocaria os pês na cidade de Davi. Embora um dos
propósitos da sua viagem fosse levar uma oferta colhida entre os crentes
gentios para os crentes judeus, ele sabia que as estações do futuro lhe
reservavam cadeias e tribulações. Paulo não nutria esperanças falsas; sabia que
seria preso; não caminhava na direção dos holofotes, mas rumo à prisão e à
morte. Paulo chegou a pedir oração à Igreja de Roma para não ser morto pelos
rebeldes judeus nessa arriscada viagem a Jerusalém (cf. Rm.15:30,31).
Com destemor, Paulo partiu para o seu destino, que era Jerusalém. Nada
mais o prenderia de cumprir esta missão, pois achava que era da vontade Deus.
Depois de uma despedia afetuosa em Mileto, porto nas proximidades de Éfeso, ele
tomou uma embarcação que ia para a cidade de TIRO, na Fenícia (Atos 21:6,7).
Mas para chegar até Tiro, ele passou por várias cidades.
Segundo a narração de Lucas em Atos 21:1-6, primeiramente, Paulo e seus companheiros
navegaram para a ILHA de CÓS, pequena ilha ao sul de Mileto, onde passaram a
noite. No dia seguinte, prosseguiram para a ilha de RODES, a sudoeste. Depois
de deixarem a extremidade norte da ilha, navegaram para o leste em direção a PÁTARA,
um porto marítimo da Lícia, na costa sul da Ásia Menor. Em Pátara, embarcaram
num navio que ia para a Fenícia, a região litorânea da Síria, da qual TIRO era
uma das principais cidades. Ao cruzarem o Mediterrâneo em direção ao sudoeste, passaram
próximo da ilha de Chipre. Sua primeira parada na Palestina foi TIRO. Uma vez
que o navio devia ser descarregado naquele porto, Paulo e os outros procuraram os
cristãos que viviam na cidade e ficaram com eles sete dias (Atos 21:4).
Durante a semana que Paulo passou com esses cristãos de Tiro, eles,
movidos pelo Espírito, recomendaram ao apóstolo que não fosse a Jerusalém (Atos
21:4b). Após uma semana entre os crentes de Tiro, Paulo se despediu em clima de
profunda emoção e cordialidade. Esses irmãos oraram de joelhos na praia pelo e
com o apóstolo (Atos 21:3-5). Foi uma demonstração clara de amor cristão. Ali
havia o bálsamo espiritual misturado à tristeza da despedida. Esse episódio
mostra o quanto devemos orar pelos outros e pelos missionários que se dedicam
com integridade e lealdade na Obra do Senhor, principalmente, quando eles se
encontram numa missão espiritual. Após isso, Paulo prosseguiu sua viagem rumo a
Jerusalém (Atos 21:5,6).
3. Passando por Cesareia
Depois de Tiro, a próxima parada foi Ptolomada (Atos 21:7), uma cidade
portuária acerca de quarenta quilômetros ao sul de Tiro, conhecida hoje como
Akko (Acre), próximo a Haifa. Seu nome era uma homenagem a Ptolomeu. O navio
ficou ali um dia, e os servos do Senhor tiveram tempo de procurar os irmãos que
viviam na cidade. No dia seguinte, embarcaram para a parte final da viagem, os cinquenta
quilômetros até CESARÉIA (Atos 21:8). Nesta cidade, ficaram hospedados na casa
de Filipe, o evangelista (que não deve ser confundido com o apóstolo de mesmo
nome). Esse Filipe foi escolhido para ser diácono na Igreja de Jerusalém;
pregou o evangelho em Samaria e levou o eunuco etíope a Cristo.
Paulo se hospedou na casa de Filipe, que fugira de Jerusalém por causa
da perseguição, quando Estêvão, seu companheiro, foi morto com a participação
de Saulo. No passado, Filipe teve que fugir do perseguidor Saulo; agora, os
dois estão juntos como irmãos; o perseguidor como hóspede na casa do
perseguido. O evangelho é realmente transformador!
Filipe se estabelecera na cidade havia cerca de vinte anos (Atos 8:40);
desde então, sua família crescera. Ele era pai de quatro filhas donzelas, que
tinham o dom de profecia (Atos 21:9); isto significa que elas tinham o dom
concedido pelo Espírito Santo de receber mensagens diretamente do Senhor e
transmiti-las a outros.
Durante a estada de Paulo em Cesaréia, desceu da Judeia um profeta
chamado Ágabo (Atos 21:10). Outrora, esse mesmo profeta havia ido de Jerusalém
a Antioquia da Síria e predito a fome que ocorreria durante o governo de
Cláudio (Atos 11:28). Em Cesaréia, ele tomou o cinto de Paulo e usou-o para
amarrar os próprios pés e mãos. Utilizando do mesmo método de muitos profetas
antes dele, Ágabo transmitiu sua mensagem por meio de uma dramatização e
interpretou-a em seguida (Atos 21:10,11). Assim como ele havia amarrado os
próprios pés e mãos, os judeus em Jerusalém amarrariam os pés e mãos de Paulo e
o entregariam às autoridades gentias. Paulo seria prezo pelos judeus em
decorrência de seu serviço a ele (simbolizado pelo cinto).
Quando os companheiros do apóstolo e os cristãos de Cesaréia ficaram
sabendo disso, rogaram a Paulo que não subisse a Jerusalém (Atos 21:12), mas
ele não compartilhava dessa preocupação. As lágrimas dos irmãos serviram apenas
para partir o coração do apóstolo. Por mais que os irmãos o advertissem do
sofrimento que ele passaria em Jerusalém, não o impediu de fazer aquilo que, a
seu ver, era da vontade de Deus. Informou-os que estava ”pronto não só para ser
preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus” (Atos 21:13).
Paulo agiu como alguns soldados da Guerra Civil Espanhola: “prefiro morrer de
pé a viver de joelhos”. Uma vez que Paulo estava determinado ir a Jerusalém, mesmo
sabendo que acabaria sendo preso, só restou os irmãos dizer a Paulo: “faça-se a
vontade do Senhor!” (Atos 21:14).
II. A CORAGEM PARA
ENFRENTAR AS AMEAÇAS DE MORTE
1. A coragem do apóstolo pela voz do Espírito
Os cristãos de Éfeso, os cristãos de Tiro e os cristãos de Cesaréia
esforçaram-se para dissuadir o apóstolo Paulo de ir a Jerusalém, pois segundo
eles, Paulo sofreria cadeias e prisão, e seria entregues as autoridades gentias,
mas não conseguiram. Paulo estava convicto de que Deus estava no controle de
tudo isso. Note que em Mileto Paulo disse aos presbíteros de Éfeso que estava
indo a Jerusalém “obedecendo ao Espírito Santo” (Atos 20:22, BLH), apesar das
cadeias e tribulações. Lucas narra assim:
“E, agora,
constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me
acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me
esperam cadeias e tribulações” (Atos 20:22,23).
A grande questão é como conciliar essa convicção de Paulo com as
profecias recebidas em Tiro (Atos 21:4) e Cesaréia (Atos 21:11), pois em ambas
o Espírito Santo é evocado. Em Tiro, as pessoas que falaram foram movidas pelo
Espírito, e em Cesaréia, Ágabo afirmou: “Isto diz o Espírito Santo”. Apesar
disso, Paulo ignorou as duas mensagens e prosseguiu rumo a Jerusalém (Atos
21:14). Como resolver esse problema? John Stott afirmou assim acerca disto:
“Com certeza não se pode concluir que o Espírito Santo se contradisse,
ordenando a Paulo que fosse, no capítulo 20, e anulando sua instrução no capítulo
21.
John Stott defende que a melhor solução para esse impasse é fazer uma
distinção entre uma predição e uma proibição. Com certeza, Ágabo apenas
predisse que Paulo seria amarrado e entregue aos gentios (Atos 21:11); os
apelos subsequentes a Paulo não são atribuídos ao Espírito e podem ter sido
deduções falíveis feitas por homens, por causa da profecia proferida. Pois, se
Paulo tivesse ouvido os apelos de seus amigos, a profecia de Ágabo não teria se
cumprido. Para Warren Wiersbe, os pronunciamentos proféticos podem ser
entendidos como avisos (“prepare-se”), não como proibições (“você não deve ir”).
O propósito de Lucas é mostrar que, à semelhança de Jesus, Paulo manifestou no
seu rosto a intrépida resolução de ir a Jerusalém, mesmo sabendo o que lhe
esperava nessa cidade.
Em vez de considerarmos que Paulo se recusou a obedecer a uma profecia,
devemos admirá-lo por sua coragem e perseverança, pois não recusou nem mesmo
diante da profecia de seu sofrimento. Ao ir a Jerusalém, ele tomou a vida nas
próprias mãos, a fim de resolver o problema mais premente da Igreja: a fenda
cada vez mais larga entre os judeus legalistas da “extrema direita” e os
cristãos gentios. Precisamos entender a voz do Espírito Santo em todas as
nossas decisões.
2. A chegada em Jerusalém
De Cesaréia para Jerusalém - uma distância de 80 quilômetros por terra. Ao
chegar em Jerusalém, Paulo ficou hospedado na casa de um dos companheiros de
viagem – um irmão em Cristo chamado Mnasom (Atos 21:15,16); ele era natural de
Chipre, e um dos primeiros discípulos de Jesus na Ilha. Ele estava morando em
Jerusalém e teria o privilégio de hospedar Paulo e seus companheiros na última
visita do apóstolo àquela cidade.
Ao chegar a Jerusalém, o apóstolo e seus amigos foram recebidos com toda
a cordialidade pelos irmãos (Atos 21:17). No dia seguinte, realizou-se uma
reunião com Tiago, e todos os presbíteros (Atos 21:18). Há um consenso entre os
estudiosos de que esse Tiago era irmão do Senhor; ele era um dos principais
líderes da Igreja em Jerusalém (Gl.2:9). Durante esse encontro, Paulo contou
minuciosamente o que Deus fizera entre os gentios por seu ministério (Atos
21:19). Seu relatório foi motivo de grande alegria (Atos 21:19).
3. Paulo se depara com seus oponentes judeus
Quando os apóstolos e os demais irmãos presentes ouviram o relatório de
Paulo a respeito do que Deus estava operando entre os gentios, “eles deram
glória a Deus e disseram: bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre
os judeus que creram, e todos são zelosos da lei” (Atos 21:20).
Depois de um relatório tão brilhante e motivador, os judaizantes se
preocuparam logo em relatar as fofocas trazidas por aqueles que estavam presos
ao judaísmo tradicional (Atos 21:21). Esses judeus queriam um cristianismo
judaizante, com costumes e ritos, tais como a circuncisão, a guarda do sábado, as
festas, entre outros.
Os “grupos judaizantes” existem desde o início da história da Igreja, tendo
sido a causa da realização do chamado “Concílio de Jerusalém”, a primeira
reunião cristã para dirimir dúvidas e questões doutrinárias, registrada em Atos
15, cuja conclusão é a base para o repúdio a estes ensinamentos que, ainda
hoje, persuadem e colocam em risco milhares de almas que aceitaram a Cristo
como seu Salvador. Neste primeiro Concílio ficou decidido que a observância da
lei não era exigível aos gentios, porque não havia qualquer papel a ser exercido
pela lei na salvação do ser humano. Ficou estabelecido, para que não houvesse
mais dúvidas, que os gentios deveriam, tão somente, absterem-se das coisas
sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação
(At.15:29), não se devendo, pois, cumprir a lei judaica, nem mesmo a guarda do
sábado. Mas, por que o Espírito Santo assim decidiu, usando dos apóstolos e
anciãos da Igreja primitiva no concílio de Jerusalém? Porque o Espírito Santo
sabia que ao longo da história da Igreja, os crentes seriam perturbados de novo
pela “doutrina judaizante”, doutrina esta que dentro da sua sutileza, também
tem como objetivo menosprezar o sacrifício vicário de Cristo na cruz do
Calvário.
Na medida em que exigimos a observância da lei mosaica para a salvação
da pessoa, estamos a dizer que o sacrifício de Jesus é insuficiente para que o ser
humano seja salvo, que a pessoa somente será salva se fizer as obras da lei, o
que equivale a dizer que Jesus não é o Salvador. Entretanto, a Bíblia é
claríssima ao mostrar que as obras da lei são incapazes de salvar o homem e que
o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Rm.3:28). A defesa da
guarda da lei é, pois, uma demonstração de incredulidade no poder do sacrifício
de Cristo.
E agora, novamente, os judaizantes foram os principais perseguidores do
apóstolo Paulo, acusando-o de pregar contra a lei (Atos 21:28). Paulo podia
muito bem ter rebatido essas acusações, mas diante do espírito conciliatório
que ele sempre apresentava, mais uma vez preferiu não destratar a cultura e
tradição judaica. E em comum acordo com o pastor de Jerusalém, Tiago, ele se
dispunha passar por alguns rituais de purificação a fim de acalmar os
escrúpulos dos judeus. Paulo se submeteu a isto, para o bem da evangelização e/ou
pelo bem da solidariedade judaica-gentia.
III. ACUSAÇÕES E A
PRISÃO DE PAULÒ NO TEMPLO
1. As acusações mentirosas contra Paulo
A notícia da chegada de Paulo rapidamente se espalhou pela cidade de
Jerusalém. A ocasião era festiva, e Jerusalém estava recebendo judeus de todas
as partes do Império Romano para a tradicional festa de Pentecostes. Contudo,
os irmãos judeus estavam apreensivos; anteviam problemas que poderiam surgir em
decorrência dos boatos de que Paulo havia ensinado e pregado contra a Lei de
Moises. Paulo estava sendo acusado especialmente de ensinar todos os judeus em
terras estrangeiras a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não deviam
circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes judaicos (Atos 21:20-22). Mas,
era isso mesmo que o apóstolo ensinava? De fato, ele ensinava que Cristo era o
fim da Lei para a justiça daqueles que creem. Afirmava que, com o advento da fé
cristã, os judeus que aceitavam Cristo não se encontravam mais sob a Lei.
Ensinava, também, que, se um homem recebia a circuncisão como meio de obter a
salvação, desligava-se da salvação em Jesus Cristo, pois voltar aos tipos e
sombras da Lei depois da vinda de Cristo era uma afronta a Cristo. Não é
difícil entender, portanto, o ódio dos judeus pelo apóstolo.
Os irmãos judeus em Jerusalém traçaram um plano para apaziguar seus
compatriotas cristãos e incrédulos. Sugeriram que Paulo fizesse um voto
judaico. Quatro homens já estavam no processo de fazer esse voto. Paulo devia
purificar-se com eles e pagar a despesa necessária (Atos 21:23,24). O texto não
fornece detalhes acerca desse voto judaico; porém, deixa claro que, ao ver o
apóstolo cumprir o ritual associado ao voto, seus compatriotas teriam provas de
que ele não estava induzindo outros a se desviarem da Lei de Moisés. Seria uma indicação
para os judeus de que o próprio Paulo guardava a Lei.
Segundo Willian Macdonald, a atitude do apóstolo ao tomar sobre si esse
voto judaico é defendido por alguns e criticada por outros. Em defesa de Paulo,
argumenta-se que ele estava agindo de acordo com o próprio princípio de ser
“tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”
(1Co.9:19-23). Em contrapartida, Paulo é criticado por ir longe demais na
tentativa de aplacar os judeus e, portanto, dar a impressão de estar debaixo da
Lei. Em outras palavras, Paulo é acusado de ser incoerente com sua convicção de
que os cristãos não estão sujeitos à Lei, nem para sua justificação nem como
norma de vida. Somos propensos a concordar com essa crítica, mas devemos tomar
cuidado ao julgar a motivação do apóstolo. William Barclay afirma que há
momento em que fazer concessões não denota fraqueza, mas força. Paulo queria
naquela ocasião evitar problemas e divisões. Todo seguidor de Cristo deve estar
pronto contra as falsas acusações dos oponentes da fé, quer os de fora, quer os
de dentro.
2. A prisão do apóstolo e o enfrentamento contra seus algozes
Mesmo demonstrando seu lado judaico com ações, Paulo foi atacado e preso
pelos judeus impiedosos e incrédulos (Atos 21:27-32). Era a Festa de Pentecostes,
e havia milhares de judeus em Jerusalém de todas as partes do mundo. Os judeus
incrédulos vindos da Ásia, ao verem Paulo no Templo, movidos pelo preconceito
inflexível e pela violência fanática, numa atitude completamente diferente dos
líderes da Igreja de Jerusalém, alvoroçaram o povo e prenderam Paulo com extrema
violência. Assim narra Lucas:
“Quando já estavam por findar os sete dias, os
judeus que tinham vindo da província da Ásia, ao verem Paulo no templo, alvoroçaram
todo o povo e o agarraram, gritando: — Israelitas, socorro! Este é o homem que
por toda parte anda ensinando todos a serem contra o povo, contra a Lei e
contra este lugar. E mais ainda: introduziu até gregos no templo e profanou
este recinto sagrado. Disseram isso, pois antes tinham visto Trófimo, o efésio,
em sua companhia na cidade e pensavam que Paulo o havia levado para dentro do
templo. Toda a cidade ficou em grande alvoroço, e o povo veio correndo.
Agarraram Paulo e o arrastaram para fora do templo; e imediatamente as portas
foram fechadas. Procurando eles matá-lo, chegou ao conhecimento do comandante
das tropas romanas que toda a Jerusalém estava amotinada. Então este, levando
logo soldados e centuriões, correu para o meio do povo. Ao verem chegar o
comandante e os soldados, pararam de espancar Paulo” (Atos 21:27-32).
Pr. Hernandes Dias Lopes argumenta que os judeus foram os grandes
adversários de Paulo e os grandes opositores do evangelho. Foram os judeus que
por todos os cantos provocaram tumultos e agora mais uma vez alvoroçam a
multidão contra o servo do Senhor. Nesse clima de motim, os judeus agarraram e
prenderam Paulo com violência.
Os judeus radicais acusaram Paulo de profanar o Templo, introduzindo
Trófimo, o efésio, no recinto sagrado. As acusações foram tidas por verdadeiras
e a multidão se arremeteu contra Paulo com ensandecida violência. Na verdade,
Paulo não estava profanando o Templo, mas passando pela cerimônia de
purificação, exatamente para não cometer profanação. Antes de investigar a
veracidade das acusações e antes de oferecer ao acusado chance de defesa, os
judeus deliberaram matá-lo.
Embora não haja como comparar os sofrimentos de Cristo (que foram
vicários) com os sofrimentos de Paulo, Lucas coteja o que Cristo enfrentou em
Jerusalém com os sofrimentos de Paulo - ambos foram rejeitados pelo povo e
presos sem motivo; ambos foram acusados injustamente e prejudicados por
testemunhas falsas; ambos apanharam no rosto diante do tribunal; ambos foram
vítimas de planos secretos dos judeus; ambos ouviram o barulho aterrorizante de
uma multidão que gritava: “mata-o”; ambos foram sujeitados a uma série de cinco
julgamentos – no caso e Cristo: por Anás, pelo Sinédrio, pelo rei Herodes
Antipas e duas vezes por Pilatos; no caso de Paulo: pela multidão, pelo
Sinédrio, pelo rei Herodes Agripa II e por dois procuradores, Felix e Festo.
Atualmente, no mundo inteiro, principalmente nos países comunistas e nos
países islâmicos, milhares de cristãos têm sua liberdade cerceada por causa de
sua fé em Cristo. Não esqueçamos deles; devemos orar continuamente por eles.
3. Paulo dialoga com Lisias (Atos 21:37-40)
Quando a multidão de judeus estava prestes a concretizar a sua danosa
intenção contra Paulo, ocorreu uma intervenção providencial. O comandante
Claudio Lísias foi informado do motim e imediatamente se dirigiu à praça do
Templo com sua soldadesca, abortando a intenção dos judeus. Os judeus cessaram
de espancar Paulo quando o comandante mandou acorrentá-lo, para saber quem era
e o que havia feito o prisioneiro. Nesse ínterim a multidão ensandecida gritava
de forma desordenada sem saber por que vociferava contra o apóstolo. Por essa razão
o comandante mandou recolher Paulo à fortaleza Antônia – quartel-general da
força de ocupação romana – para não ser despedaçado pela multidão tresloucada,
que clamava pela sua morte. A multidão gritava “mata-o” (Atos 21:36), da mesma
forma que, quase trinta anos antes, outra multidão gritava contra outro
prisioneiro, Jesus Cristo (Lc.23:18).
Quando estavam prestes a recolher Paulo à fortaleza, o apóstolo
perguntou ao comandante se podia dizer algo. O comandante Lísias ficou surpreso
de ouvir Paulo falar em grego (Atos 21:37). Ao que parece, ele pensava ter
prendido um egípcio que havia incitado uma rebelião e conduzido ao deserto
quatro mil salteadores (Atos 21:38). Mais que depressa, Paulo lhe garantiu que
era judeu natural de Tarso, uma cidade da Cilícia (Atos 21:39). Assim, era originário
de uma cidade importante. Tarso era conhecida como um centro de cultura, ensino
e comércio. Como Paulo se declarou cidadão romano, Lísias não mais o confundiu
com esse egípcio rebelde e mudou a forma de tratamento com o apóstolo.
Com sua intrepidez de sempre, o apóstolo pediu permissão para falar ao
povo. Obtida a permissão, Paulo, em pé na escada, fez com a mão sinal para
aquietar a multidão. O silêncio foi tão grande quanto o tumulto que o havia
precedido (Atos 21:40). Paulo estava pronto para dar seu testemunho aos judeus
de Jerusalém. Mesmo ferido pelos açoites, manchado com o próprio sangue, mas
estimulado pelo sentimento de martírio pelo seu Senhor, o apóstolo não perdeu a
oportunidade de usar sua defesa para proclamar o Evangelho. Concordo com o argumento
do pr. Elienai Cabral ao afirmar que “as vezes somos provados por Deus e
percebemos que sua vontade é para que o Evangelho seja anunciado por meio de
nós ao enfermo no hospital, ao preso numa penitenciária, ao viciado numa cracolândia ou
em qualquer outra circunstância desconfortável que Ele nos colocar. Estejamos
atentos para os caminhos que o Espírito Santo quer nos levar”.
CONCLUSÃO
A coragem de Paulo diante da morte tinha como base a esperança cristã no
porvir. Se cultivarmos diariamente essa esperança, tendemos a perder o medo do
tempo presente. Quem perde esse medo é capaz de fazer coisas extraordinárias. Se
cultivarmos a verdadeira esperança no porvir, lidaremos melhor com as coisas
presentes. Quanto mais ligados ao futuro celestial, melhor lidaremos com o
presente mundo material. É tempo de aprofundar essa certeza cristã invisível,
para viver num mundo visível, materialista e anticristão. Paulo tinha essa
certeza, por isso enfrentava a morte com destemor. Ele assim nos consola: “Por
que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de
glória mui excelente” (2Co.4:17). Atentemos para essência do que Jesus nos
ensinou: “o meu Reino não é deste mundo” (João 18:36).
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Luciano de Paula Lourenço – EBD/IEADTC
Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências Bibliográficas:
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo – Palavras Chave – Hebraico e Grego. CPAD
William Macdonald. Comentário Bíblico popular (Novo Testamento).
Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD.
Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. CPAD.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Atos - A ação do Espírito Santo na vida da
Igreja.
Rev. Hernandes Dias Lopes. Paulo, o maior líder do Cristianismo.
Pr. Ciro Sanches Zibordi. Evangelhos que Paulo jamais pregaria. CPAD.
John Stott. A Mensagem de Atos, até os confins da Terra.
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