4º Trimestre/2013 - CPAD
Texto Básico: Provérbios
3:9,10;22:13;24:30-34
“A bênção do Senhor é que enriquece,
e ele não acrescenta dores” (Pv 10:22)
INTRODUÇÃO
A necessidade de trabalhar faz parte
da natureza do homem. Esta afirmação é verdadeira pelo fato do homem ter
sido criado “a imagem e conforme à
semelhança de Deus”. Assim, o homem não foi criado para ser inerte,
parado, sem vida. Trabalhar é estar em ação, em atividade. O trabalho feito com
prazer, especialmente por aqueles que têm consciência de que estão cumprindo a
vontade de Deus, não apenas dignifica o homem como também o vitaliza, pois,
conforme afirmou Salomão, “em todo o
trabalho há proveito...”(Pv 14:23).
Para o homem sem Deus, ou até para
aquele que se diz “crente”, mas não conhece a Palavra de Deus, trabalhar se torna uma obrigação, um agente
gerador de ansiedade. Trabalham, mas, trabalham de mal com o trabalho, vendo na
pessoa do patrão, um agente escravizador. Isto não pode acontecer com aquele
que conhece a Palavra de Deus. Afirmo que o trabalho foi instituído por Deus, mesmo antes da queda do homem.
Trabalhar, portanto, significa
cumprir a vontade de Deus. Para
um filho de Deus ter um trabalho
e poder tirar dele sua subsistência deve ser considerado como uma benção, não
como um sacrifício. Você já agradeceu a Deus, hoje, pelo seu emprego, ou pela
sua profissão?
Nesta Aula, trataremos “algumas das
metáforas usadas pelo sábio para tratar da natureza do trabalho e sua
importância. Elas revelam que o labor é uma condição necessária à expressão
humana”. Para aqueles que ainda não sabem, metáfora é a comparação de palavras
em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não
está expresso, mas subentendido. Por exemplo, ao dizer que o irmão "está
forte como um touro", certamente, não significa que ele se pareça
fisicamente com o animal, mas que ele está tão forte que faz lembrar um touro,
comparando a força entre o animal e o indivíduo. Usando a metáfora da formiga:
“vai ter com a formiga, ó preguiçoso”
(Pv 6:6). Isto quer dizer: mova-se, tome uma atitude na vida, sai dessa
preguiça, trabalhe com ousadia e determinação! “Era dessa forma que os sábios
da antiguidade ensinavam, pois quando se entende tais metáforas, compreende-se
melhor a natureza do trabalho”, afirma o pr. José Gonçalves.
I. A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR
(Pv 3:9,10)
“Honra
ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se
encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus
lagares”.
Lagar:
“Palavra que é usada
indiscriminadamente a respeito do instrumento no qual as uvas eram esmagadas,
ou a respeito do balde que aparava o suco daí resultante. Sua plenitude era
sinal de prosperidade, enquanto que quando o lagar estava ‘seco’ havia a
representação simbólica de fome.
“É o vocábulo usado metaforicamente
em Is 63:3, e também em Jl 3:13, onde o lagar cheio e transbordante indica a
grandeza do morticínio de que o povo estava ameaçado. Faz parte de uma notável
símile, em Lm 1:15; e em Ap 14:28-20, forma parte da linguagem apocalíptica que
se segue à predição sobre a queda de Babilônia” (Novo Dicionário da Bíblia –
J.D. Douglas).
1.
A dádiva que faz prosperar. Dentre as muitas
metáforas usadas por Salomão para se referir ao trabalho, encontramos a
metáfora do “celeiro” e do “lagar”. O sábio aconselha: “Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua
renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto
os teus lagares”. Aqui, temos um apelo a favor do uso apropriado das posses
materiais. No final das contas, o homem é um mordomo, e tudo que ele tem
pertence a Deus (Salmos 50:10-12 e 24:1). Quando ele honra a Deus com parte do
seu progresso, ele vai ser abençoado materialmente - “e se encherão os teus celeiros”. Temos aqui um princípio de
mordomia e não uma garantia de riquezas materiais. Podemos confiar a Deus as
nossas dádivas e que Ele garante a provisão das nossas necessidades materiais
(Mt 6:33). O mordomo cristão nunca precisa temer que vai ser o perdedor ao dar
a Deus (Ml 3:8-10). Ninguém perde porque crê ou porque obedece. O homem de Deus
não é um servo relutante, mas um mordomo feliz e responsável.
É válido ressaltar que uma vida
próspera não é somente resultado do sucesso financeiro, mas, sim, da obediência
a Deus, da fidelidade e da santidade (Pv 3:3,4). Como cristãos, podemos afirmar
que nossas riquezas são e serão sempre intangíveis e nunca somente monetárias.
Atualmente, os crentes têm sido iludidos quando o assunto é prosperidade. Eles
tendem a relacionar o “ser próspero” ao dinheiro e bens materiais. Muitos estão
buscando desesperadamente os bens materiais. Querem ser ricos a todo o custo e
acabam desprezando a Deus, tropeçando e perdendo o bem precioso, a salvação.
Por isso Jesus adverte: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro,
se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mt
16:26). “Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e
o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12:20).
Não podemos ser influenciados pela
maneira de pensar deste mundo (Rm 12:2). Para alguns, o "TER" passou
a ser mais importante que o "SER". O materialismo estimula as pessoas
a viverem para TER. Porem, a ênfase do cristianismo bíblico está em viver para
SER. Somos desafiados a viver para sermos santos, luz do mundo e sal da terra
em meio a uma geração que vive para TER. É evidente que como seres terrenos
temos que trabalhar com ousadia, integridade e dedicação para conquistar os
recursos materiais necessários para nossa sobrevivência e contribuir para o
reino de Deus. Contudo, a Bíblia condiciona a prosperidade do homem a uma vida
de obediência ao Senhor. Não é possível ter-se felicidade, bem-estar, alegria,
sucesso e êxito se o indivíduo não cumprir a lei do Senhor, não O buscar de
todo o seu coração.
A Verdadeira prosperidade, portanto,
é o resultado da obediência, é fruto de um estado espiritual de comunhão com
Deus. Jesus encontrou pessoas materialistas, como o jovem rico, que preferiu
suas próprias riquezas em vez das riquezas do reino. Mas ele também encontrou
pessoas como Zaqueu, que foram capazes de trocar o materialismo pelos valores
do reino. Pertencer ao Reino de Deus é está diretamente ligado ao
"SER" - ser benigno, ético, compassivo etc.
2.
A bênção que enriquece - “A bênção do
Senhor é que enriquece, e ele não acrescenta dores” (Pv 10:22). Não podemos
negar e nem deixar de ser gratos por essa vida, pois, para os crentes e demais
homens, ela é um testemunho da bondade e misericórdia de Deus. Os bens
materiais, inclusive o dinheiro, são bênçãos que Deus nos concede para
usufruirmos dele e beneficiar o próximo e a obra de Deus. Seria hipocrisia de
nossa parte negar que o dinheiro é um bem apreciável, pois quanto mais recursos
financeiros uma pessoa possui, mais oportunidades ela tem para oferecer uma
educação melhor aos seus descendentes, investir em sua saúde, adquirir bens que
serão utilizados de forma razoável e confortável, e abençoar a obra de Deus de
forma generosa. Mas, precisamos entender também que o dinheiro é um ótimo
servo, mas um senhor impiedoso se o colocarmos nessa posição também. Se não
tivermos nossas vidas diante de Deus, perderemos o foco da verdadeira
prosperidade: um relacionamento com o Doador, e não com a dádiva. Não foi à toa
que Jesus falou contra Mamom e os perigos do relacionamento com ele.
Fazer a vontade de Deus e manter uma
estreita comunhão com Ele é o segredo para se ter uma vida próspera.
Independentemente das circunstâncias que estejamos passando, temos a certeza
que o bom Pastor e Bispo de nossas almas nunca nos desampara. Ele está conosco
em meio aos pastos verdejantes, e não nos abandona quando temos que enfrentar
os vales e os desertos da vida. Somente em Jesus temos a verdadeira
prosperidade. É somente quando a bênção de Deus estiver presente que o celeiro
e o lagar se encherão e transbordarão. “É
a bênção divina que faz a distinção entre ter posses e ser verdadeiramente
próspero, pois é possível ser rico, mas não ser feliz”.
II. A METÁFORA DA FORMIGA (Pv 6:6-11)
“Vai
ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual,
não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na
sega ajunta o seu mantimento. Ò preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando
te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco
encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como
um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”(Pv 6:6-11).
1.
As formigas sabem poupar. Em Pv 6:6-11, o
sábio nos adverte a aprender com as formigas. Numa época em que as mudanças
ocorrem numa rapidez que nos atordoa, nossa única defesa é a tentativa de
antecipar, como as formigas fazem, o amanhã e nos prepararmos, desde já, para
responder aos desafios que o futuro nos apresentará. O segredo para ter mais
segurança quanto ao futuro é fazermos planos e trabalharmos baseados neles
agora. A conhecida passagem de Tiago 4:13-16 nos diz para não fazer planos para
o futuro, e sim para nos darmos conta de que todos os planos para o crente são
declarações de fé. É a nossa maneira de dizermos: “Senhor, é isso o que
acreditamos que quer que façamos, e é isso que temos a intenção de fazer. Se
quiseres nos dirigir para o outro caminho, estamos abertos à tua orientação.
Enquanto isso, prosseguimos adiante pela fé”. Portanto, precisamos fazer planos
e oferecê-los como declarações de fé ao Senhor como nosso compromisso a Ele.
Prepare-se, pois seu futuro depende, em grande parte, do que você fizer hoje.
2. A Bíblia condena
o preguiçoso.
Sobre a Preguiça, a Bíblia diz: “A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma
enganadora padecerá fome”(Pv 19:15); “Pela muita preguiça se enfraquece o
teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa”(Ec 10:18). Num mundo competitivo
como o nosso, ninguém pode se dar o luxo da preguiça. Com acerto afirmou
Elifaz a Jó: “Mas o homem nasce para o
trabalho, como as faíscas das brasas se levantam para voar”(Jó 5:7). Isto
corrobora a nossa afirmação de que o trabalho foi instituído por Deus e que é
uma exigência da natureza do homem. Em sendo assim, e assim é, então queremos
crer que não existe crente que conhece a Palavra e que seja preguiçoso. Isto
porque o crente, sendo nascido de novo, é filho de Deus; como filho, ele é
participante da natureza divina, conforme declara Pedro: “Visto como o seu
divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo
conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele
nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis
participantes da natureza divina...”(2Pedro 1:3-4). Assim, crente que é
filho de Deus não pode ser preguiçoso, pois, a inércia, a inatividade, e outros
atributos que caracterizam a preguiça, não fazem parte da natureza Divina.
Lembre-se: o tempo é matéria-prima da vida. Precisamos tomar consciência de sua
importância e de como aproveitá-lo melhor.
III.
A METÁFORA DO LEÃO (Pv 22:13; 26:13)
“Diz o preguiçoso: Um leão está lá
fora; serei morto no meio das ruas” (Pv 22:13). “Diz o preguiçoso: Um leão está
no caminho; um leão está nas ruas” (Pv 26:13).
Aqui
nestas duas metáforas, vemos as desculpas esfarrapadas do preguiçoso. Esse é o
tipo de pessoa que sempre acha boas razões para justificar a sua preguiça – “mais
sábio é o preguiçoso a seus olhos do que sete homens que bem respondem” (Pv
26:16). Note-se que o preguiçoso não é nenhum anormal. Frequentemente é um
homem comum que usou desculpas demais, recusas demais e adiamentos demais. Isso
explica, pelo menos em parte, por que a pobreza chega à casa dele. Ela surge
como um ladrão, e nada a pode impedir, porque é o fruto da indolência e da
procrastinação – “assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua
necessidade, como um homem armado” (Pv 6:11).
Para superar a preguiça, devem ser
dados alguns pequenos passos em direção à mudança. É necessário estabelecer uma
meta concreta e realista, verificar quais são os passos necessários para
alcançá-la e segui-los. Deve-se orar, pedindo a Deus força e persistência. Para
que as desculpas não tornem alguém inútil, é necessário parar de dar desculpas
vãs. A preguiça é mais perigosa do que um leão.
IV.
O TRABLHO E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS (Pv 24:30-34)
30. Passei pelo campo do preguiçoso e
junto à vinha do homem falto de entendimento;
31e eis que toda estava cheia de
cardos, e a sua superfície, coberta de urtigas, e a sua parede de pedra estava
derribada.
32. O que tendo eu visto, o
considerei; e, vendo-o, recebi instrução.
33. Um pouco de sono, adormecendo um
pouco, encruzando as mãos outro pouco, para estar deitado,
34. assim sobrevirá a tua pobreza
como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.
O
preguiçoso só vê dificuldades. O caminho do
preguiçoso não é cercado de espinhos, mas é como se fosse. O problema não
existe, mas por causa de sua preguiça ele age como se existisse. O preguiçoso
vê dificuldade em tudo. Ele não procura trabalho porque parte do pressuposto de
que todas as portas da oportunidade lhe estarão fechadas. Ele não se dedica aos
estudos porque está convencido de que não vale a pena estudar tanto para depois
não ter recompensa. Ele só enxerga espinhos na estrada da vida enquanto dorme o
sono da indolência.
É diferente a vereda dos retos.
Mesmo que haja espinhos, o homem reto os enfrenta. Mesmo que a estrada seja
sinuosa, ele a endireita. Mesmo que haja vales, ele os aterra. Mesmo que haja
montes, ele os nivela. O homem reto é aquele que transforma dificuldades em
oportunidades, obstáculos em trampolins, desertos em pomares e vales em
mananciais. Ele não foca sua atenção nos problemas, mas investe toda a sua
energia na busca de soluções. (1)
1.
Trabalho, prosperidade e espiritualidade! Enquanto
passeava pelo campo, o sábio observou a vinha de um preguiçoso, e eis que tudo
estava cheio de espinhos. Havia mato e urtigas por todo lado, e o muro de pedra
estava em ruínas. O sábio extraiu uma lição desse episódio: o indivíduo que
gosta de dormir muito e está sempre em repouso será assaltado pela pobreza
repentina como quem encontra um ladrão armado. Se a preguiça nos afastar de nossas
responsabilidades, a pobreza poderá afastar-nos do legitimo descanso que
deveríamos desfrutar.
Aqueles que sucumbem à preguiça
espiritual tem a vida (representada pela vinha) infestada de problemas
(espinhos e urtigas) e não produzem fruto para Deus. As defesas espirituais (o
muro de pedra) caem por terra, e Satanás expande sua área de atuação. Essa
situação de desinteresse e apostasia resulta em pobreza de alma.
2.
Trabalho, ócio e lazer. Um homem normal não pode viver sem
trabalho. Não se trata de precisar ou não trabalhar pela sobrevivência;
trata-se de uma exigência da natureza humana, e isto procede de Deus. Deus não
criou o homem para viver em ociosidade. Quem, decididamente, se entrega ao ócio,
e se deixa dominar pela preguiça, acaba doente. São estas pessoas as
frequentadoras contumazes dos divãs dos psicanalistas, e dos consultórios dos
psicólogos.
O trabalho é uma das demonstrações
mais eloquentes da dignidade da pessoa humana. Ora, se Deus fez o homem para
servi-lo, para que executasse tarefas que exaltassem o nome do Senhor, é
praticamente intuitivo que todo e qualquer ser humano que se disponha a se
submeter ao senhorio de Deus seja alguém que tenha no trabalho uma de suas
principais marcas. Não é por outro motivo, aliás, que, ao longo da história
sagrada, não encontramos jamais alguém que tenha sido chamado por Deus que não
estivesse trabalhando. Deus jamais chamou e jamais chamará desocupados para a
sua obra, porquanto o ócio é algo que está em frontal oposição ao
que Deus é, ao que Deus representa.
Em sendo assim, temos que todo povo
chamado e constituído por Deus é um povo que tem no trabalho, no serviço, um
ponto característico. A Igreja, o povo de Deus da atual dispensação, não é
exceção. Muito pelo contrário, Jesus sempre deixou bem claro que os seus
discípulos deveriam ser pessoas que estivessem prontas e dispostas a servir, a
executar tarefas para a glória do nome do Senhor.
CONCLUSÃO
O trabalho além de dignificar o
homem, o faz prosperar. Diante do Senhor ninguém será considerado ‘mais crente’
por se ocupar somente de coisas espirituais e negligenciar as práticas
materiais. Em muitos casos, aqueles que alegam ‘trabalharem somente para
Jesus’, na verdade, estão dando trabalho para a igreja. Dizem que vivem da fé,
mas na verdade vivem da boa fé dos outros. A esses, mais uma vez Salomão
aconselha: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e
sê sábio” (Pv 6:6). Os homens mais espirituais da Bíblia viviam nos labores dos
seus trabalhos (2).
Portanto, uma pessoa normal não pode
viver sem trabalhar, mesmo não precisando prover sua subsistência. É claro que
muitos, embora desejando trabalhar, são impedidos, quer por incapacidade
física, mental, ou social. Estes, em sendo necessário, devem ser ajudados pelo
Serviço Social da Igreja, ou por algum “irmão”, em particular. Por isto Paulo
usou a expressão “... se alguém não
quiser trabalhar, não como também”(2Tes 3:10).
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Elaboração: Luciano de Paula Lourenço
– Prof. EBD – Assembleia de Deus – Ministério Bela Vista. Disponível no Blog: http://luloure.blogspot.com
Referências
Bibliográficas:
William Macdonald – Comentário
Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Bíblia de estudo – Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia –
J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão – nº 56 –
CPAD.
Comentário do Novo Testamento –
Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico Beacon – Vol.3
–CPAD.
(1) Rev. Hernandes
Dias Lopes – Gotas de Sabedoria para a alma.
(2) Pr. José Gonçalves – Sábios Conselhos para um viver
Vitorioso – CPAD.
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderExcluirreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.