Por:Thomas C.
Simcox
De todas as celebrações de Pessach
(a Páscoa judaica), apenas uma foi a verdadeira. Ela aconteceu mais de 34
séculos atrás, quando o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó estava fazendo os
preparativos para libertar Seu povo escolhido da escravidão no Egito.
O Senhor havia enviado Moisés e seu
irmão Arão a Faraó para exigir que fosse permitido aos israelitas irem para o
deserto a fim de adorá-lO. Faraó se recusou a dar a permissão. Então, Deus
atacou o Egito com nove pragas devastadoras. Mesmo assim, Faraó ainda se
recusou a permitir que os israelitas deixassem o Egito.
Então, Deus falou a Moisés: “Ainda
mais uma praga trarei sobre Faraó e sobre o Egito. Então, vos deixará ir daqui;
quando vos deixar, é certo que vos expulsará totalmente” (Êxodo 11.1).
Deus, como sempre, fez como havia
prometido. A décima praga é a chave para o feriado de Pessach porque
envolve o cordeiro pascal.
A décima praga foi a morte de todos
os primogênitos machos, tanto seres humanos quanto animais. E, diferentemente
das nove pragas anteriores, que nunca afetaram Gósen, onde moravam os
israelitas, essa praga afetaria a todos.
O Senhor também usou a décima praga
para ensinar aos israelitas o princípio bíblico da redenção por meio de um substituto.
Ele disse a Moisés: “Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de
sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu”
(Êxodo 13.2). Se os israelitas deixassem de seguir as instruções de Deus,
esses primogênitos morreriam, juntamente com os primogênitos dos egípcios.
Deus disse aos israelitas que
escolhessem um cordeiro ou um cabrito, macho, jovem, (um por família), no
décimo dia do mês de nisan e observassem seu cordeiro durante três dias para se
assegurarem de que ele era “sem defeito” (Êx 12.5). Depois, as
instruções foram: “e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo
o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde.
Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas
casas em que o comerem” (Êxodo 12.6-7).
O Senhor também lhes disse: “naquela
noite, comerão a carne assada no fogo; com pães asmos e ervas amargas a
comerão. Não comereis do animal nada cru, nem cozido em água, porém assado ao
fogo: a cabeça, as pernas e a fressura” (Êxodo 12.8-9).
Deus não estava interessado nas
preferências pessoais deles com relação ao preparo dos alimentos. Os cordeiros
deveriam ser preparados de acordo com o que Deus falasse, e nada dos animais
deveria ser guardado. “Nada deixareis dele até pela manhã; o que, porém,
ficar até pela manhã, queimá-lo-eis” (Êxodo 12.10).
Naquela noite, com o sangue na verga
de suas portas, o povo judeu sentou-se em suas casas e comeu o cordeiro pascal.
Eles não deveriam sair das casas. Quando Deus via o sangue nas portas, Ele
protegia aquela família do destruidor que passou pela terra à meia-noite (Êx
12.29). Onde não havia sangue, os primogênitos machos daquelas famílias do
Egito, inclusive a do Faraó, morreram.
O julgamento deu a vitória ao Deus de
Israel e expôs a impotência dos ídolos e falsos deuses do Egito.
Os elementos-chave da Páscoa original
eram o cordeiro assado, ervas amargas e pão sem fermento. Os sêderes
(ceias pascais) de hoje são muito diferentes. O cordeiro é substituído pelo osso
da canela (parte da perna abaixo do joelho) de um cordeiro, chamado zerah
em hebraico. As ervas amargas permanecem, bem como o pão sem fermento (matzoh).
Mas outros elementos foram acrescentados, e o feriado foi transformado de um
tempo sóbrio de apreensão em uma celebração alegre de libertação.
A principal mensagem de Pessach,
logicamente, é a redenção. É sobre o plano de Deus para redimir Israel da
escravidão. Todavia, ela contém paralelos maravilhosos para a cristandade:
1. O cordeiro foi
observado durante três dias para se certificarem de que ele era perfeito, sem
nenhum defeito. Jesus foi cuidadosamente observado durante Seus três anos de
ministério na terra e foi declarado inocente pelo governador romano, Pôncio
Pilatos, que afirmou: “eu não acho nele crime algum” (Jo 19.6). João
Batista, um levita, disse de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo!‘ (João 1.29).
2. Imediatamente após
a Páscoa, é celebrada a festa de sete dias dos Pães Asmos (sem fermento). Na
Bíblia, o fermento representa o pecado. Portanto, durante estes sete dias, o povo
judeu observador da Lei se abstém de comer todos os produtos que contêm um
agente levedador, como o fermento. A Escritura ensina que Jesus, o Deus-Homem,
era perfeito – sem defeito, sem pecado – tornando-se o perfeito sacrifício para
um Deus santo e justo.
3. Finalmente, vem o
feriado dos Primeiros Frutos (Primícias, Lv 23.9-14). De acordo com a Bíblia,
essa festa deveria ser observada “no dia imediato ao sábado” (Levítico
23.12). Embora haja algum desacordo quanto ao que essa instrução significa,
a festa das Primícias claramente cai durante Pessach. No cristianismo,
essa festa é associada à ressurreição de Cristo. Como escreveu o Apóstolo
Paulo:
“Mas, de fato, Cristo ressuscitou
dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio
por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim
como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1
Coríntios 15.20-22).
Embora hoje Pessach seja
substancialmente diferente da observação original, ela ainda aponta claramente
para o profundo amor de Deus por Israel e a libertação física que Ele
proporcionou ao povo judeu. É também um lindo quadro de Seu amor pela
humanidade por meio da provisão vinda de Deus, que é Jesus, o Cordeiro Pascal, cuja
morte e ressurreição proporcionam libertação espiritual da escravidão do pecado
a todos aqueles que nEle colocam sua fé. (Thomas C. Simcox — Israel My Glory — Chamada.com.br).
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